Os 11 melhores clones de The Legend of Zelda

Depois que a Nintendo entrou com tudo no 3D a partir do Nintendo 64, pensávamos que nunca teríamos um sucessor pro The Legend of Zelda: A Link to the Past – até a sua sequência mais de 20 anos depois, ao menos. Durante essas décadas, surgiram alguns grandes jogos que esperavam continuar a jogabilidade revolucionária de A Link to the Past e o resto da série The Legend of Zelda, que estão compilados nesta lista dos 11 Melhores Clones de Zelda. Esses títulos podem ser cópias óbvias ou homenagens, o que importa é que compartilham características comuns com as aventuras de Link: corações simbolizando vida, mundos expansivos, masmorras desafiadoras, ferramentas pra explorar e enfrentar inimigos e chefes épicos. Alguém tinha que manter o estilo de jogabilidade de Zelda fresco enquanto Ganon estava tirando os Light Arrows de suas costas, afinal!

3D Dot Game Heroes (2010)

3D Dot Game Heroes

Começando a nossa lista dos 11 melhores clones de Zelda, temos um título único que presta homenagem aos jogos de aventura de 8 bits com um toque moderno – tudo é feito de pontos tecnicamente chamados voxels. Bem, eles são mais como cubos, mas quem iria jogar um jogo chamado “3D Square Game Heroes”. 3D Dot Game Heroes leva tudo o que nós amamos sobre The Legend of Zelda e mistura com a recente onda de jogos baseados em Lego. Você ainda tem um arsenal de bumerangue, vela e arco. O castelo na imagem acima parece muito similar ao castelo de Hyrule em A Link to the Past, diga-se de passagem.

Darksiders (2010)

Darksiders

Se acha Darksiders é cópia de God of War ou Devil May Cry, você não jogou o suficiente. Em Darksiders, você controla War, um dos Quatro Cavaleiros do Apocalipse, e deve lutar, explorar e resolver enigmas a fim de progredir através da história. Muitos desses quebra-cabeças têm influência “Metroidvania”, onde certas áreas são inacessíveis até que você encontre o poder apropriado pra desbloqueá-lo. O sistema de combate é semelhante ao sistema de mira de Ocarina of Time – que influenciou grande parte do gênero de ação em terceira pessoa -, onde War pode lançar sua Crossblade similarmente ao bumerangue de Link. Abaddon pode não ser Ganon, mas Darksiders ainda mantém qualidade por conta própria.

Golden Axe Warrior (1991)

Golden Axe Warrior

Um spin-off da popular série Golden Axe, Golden Axe Warrior foi outra das tentativas da Sega de tentar ganhar dinheiro com o sucesso do Zelda original. Warrior tentou ser fiel à tradição de Golden Axe com seus personagens e o próprio Golden Axe, mas foi amplamente criticado por copiar descaradamente a Nintendo. Olhe pra imagem acima e diga que não parece que um zora vai emergir da água a qualquer momento!

Neutopia II (1992)

Neutopia 2

Neutopia II contém influências óbvias do The Legend of Zelda original do Nintendinho – como usar bombas em paredes rachadas ou cortar árvores pra desvendar entradas escondidas. Mesmo em sua capa, há um homem de cabelos loiros vestindo verde com uma espada e um escudo protegendo uma mulher vestida de branco, que foram obviamente inspirados em Link e Zelda. No entanto, pra um título do TurboGrafx-16, Neutopia II tinha bons visuais, música de qualidade e ofereceu uma longa aventura de mundo aberto pros jogadores explorarem.

Crusader of Centy (1994)

Crusader of Centy

Crusader of Centy era o contraponto de Sega ao A Link to the Past. Na introdução de Crusader, Corona de 14 anos – o personagem principal – recebe a espada e o escudo de seu falecido pai, um herói da cidade. Em vez de ferramentas ou feitiços, Corona tinha animais de estimação que os ajudavam. O cão de Corona, Mac, mordia inimigos e os mantinha no lugar pra que você pudesse atacá-los. Chilly, o pinguim – talvez uma referência aos desenhos animados dos anos 50 – concedia a habilidade de congelar inimigos com sua espada. Na imagem acima, temos uma cena que parece estranhamente a catedral de A Link to the Past. Ao longo da aventura, descobrimos que os seres humanos são culpados por muitas das calamidades que assolam o mundo, oferecendo uma mensagem filosófica sobre a humanidade em oposição à história tradicional de bem versus mal de Zelda.

Beyond Oasis (1995)

Beyond Oasis

No meio de nossa lista de 11 Melhores Clones de Zelda, temos um título que é mais como Secret of Mana. Mas as armas e layouts de fases estão muito mais em sintonia com A Link to the Past. Além do protagonista de Oasis, o príncipe Ali, ser capaz de empunhar espadas, arcos, bombas e feitiços, ele encontra um bracelete de ouro que pode invocar quatro espíritos elementais pra impedir um vilão de usar o bracelete oposto que está tentando destruir o mundo. Beyond Oasis poderia ter sido 2D, mas incorporou o mesmo uso de escadas visto em A Link to the Past a fim de simular uma sensação de profundidade.

Landstalker: The Treasures of King Nole (1993)

Landstalker The Treasures of King Nole

Landstalker: The Treasures of King Nole tem a perspectiva de cima pra baixo de Zelda, mas adaptado pra uma visão isométrica – que passaria a ser popularizada por Breath of Fire 3. Mesmo em sua capa, Landstalker retratou seu protagonista, Nigel, o caçador de tesouros, como um elfo vestido de verde com cabelos louros. Apesar de Landstalker ser mais RPG comparado aos demais jogos nesta lista, suas raízes ainda são evidentes.

Okami (2006)

Okami

O diretor de Okami, Hideki Kamiya, foi bastante vocal sobre a influência de The Legend of Zelda em seu clássico de 2006. Okami foi um dos jogos mais bonitos e únicos que já vimos, mas nós simplesmente não conseguimos escapar da vibração geral de Zelda que temos ao jogar. Issun pode ser o equivalente à Navi. Ambos Ocarina of Time e Okami têm uma aranha gigante como primeiro chefe. O Divine Wind é semelhante ao Gale Boomerang. O Vine funciona de forma semelhante ao Hookshot. Interessante o suficiente, Okami pode ter sido influenciado pela série The Legend of Zelda, mas Twilight Princess parece ter devolvido o favor. Okami saiu cerca de seis meses antes de Twilight Princess, o que poderia significar que Eiji Aonuma poderia ter incluído a forma de lobo de Link em homenagem ao Hideki Kamiya.

Oceanhorn: Monster of Uncharted Seas (2013)

oceanhorn

Como você pode ver pelo screenshot de Oceanhorn: Monster of Uncharted Seas, Wind Waker também é vítima de inspiração – pra não dizer plágio. Cortar arbustos com uma espada, quebrar jarros por dinheiro, corações como saúde, método de veleiro de viagem, começar com um escudo de madeira, visitar masmorras e até mesmo ter um ataque giratório – parece que já jogamos Oceanhorn antes. Embora suas inspirações sejam bastante óbvias, ainda é um dos maiores jogos lançados no formato iOS. Se a série The Legend of Zelda for lançada pra mobile, espero sinceramente que ela se inspire em Oceanhorn.

Beyond Good & Evil (2003)

Beyond Good Evil

Jade, a heroína de Beyond Good & Evil, vem de uma ilha povoada por crianças, bem como a floresta de Kokiri. A raça de Jade é hillyan – só pro caso de você digitar hylian errado no Google e cair no jogo errado. Tanto Link quanto Jade vestem verde. Pey’j é um homem parecido com um porco que atua como uma figura paterna pra Jade, mas ele também participa da aventura – Ganon se assemelha a um porco demônio em muitos jogos Zelda. Além disso, Jade empunha e carrega seu cajado da mesma maneira que Link usa sua espada.

Alundra (1997)

alundra

No começo, os clones de Zelda eram desprezados pela crítica. Então, Alundra foi lançado. O jogo consegue usar os elementos consagrados de combate e exploração de Zelda, mas tem seu próprio charme e personalidade. Em retrospecto, Alundra nos faz imaginar como seria um Zelda 2D na geração 32 e 64 bits, o que também ajuda a entender seu sucesso. Há até mesmo quem diga que Alundra é melhor do que Zelda. Heresia ou verdade velada?

Deixe seu voto

0 points
Up Down

Votos totais: 2

Up: 1

Porcentagem de upvotos: 50.000000%

Down: 1

Downvotes percentage: 50.000000%


Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar video no canal!) Clique aqui!

Seja bem vindo ao Ei Nerd.

ou

Login

Esqueceu a senha?

Não tem uma conta? Cadastre-se

Fechar
de

Processando arquivos...

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
gots7estreia
Game of Thrones: principais questões surgidas após a estreia da 7ª temporada
sasukesakuracapa
Naruto: 15 fatos que você não conhecia sobre Sasuke e Sakura
gotmortescrueiscapa
As 15 mortes mais cruéis e desoladoras de Game of Thrones
gothistoriascapa
10 histórias que precisam ser concluídas antes do final de Game of Thrones
vingadores doutor estranho homem-aranha
Diretor de Vingadores revela proximidade entre Dr. Estranho e Homem-Aranha
Blade Runner
Veja novo trailer de Blade Runner 2049: “o passado sempre te encontra”
spoiler
Atores de Game of Thrones se irritam com spoilers na internet
vingadores guerra infinita
Saiba como será o trailer de Vingadores: Guerra Infinita
deadpool-justiceiro
Quadrinho de Deadpool faz piada com cena de Batman vs. Superman
aranhavilõesintro
15 vilões que já derrotaram o Homem-Aranha de forma humilhante
romancesaranhaintro2
15 personagens que já se envolveram romanticamente com o Homem-Aranha
moro
Juiz Sérgio Moro é fã dos quadrinhos de Homem-Aranha e Batman
Robotech
Robotech: Andy Muschietti será o diretor do live-action da Sony
sasukesakuracapa
Naruto: 15 fatos que você não conhecia sobre Sasuke e Sakura
Mary and the Witch's Flower
Filme Mary and the Witch’s Flower estreia em 155 países e territórios
fullmetal alchemist filme
Filme live-action de Fullmetal Alchemist ganha novo trailer; assista
Atari Console
Atari anuncia nova versão do seu console com mais detalhes
dragon ball xenoverse 2
Versão de Dragon Ball Xenoverse 2 para Switch ganha 1° trailer; assista
mia khalifa
Mia Khalifa, ex-estrela de filmes adultos, se tornou gamer
Megaman Mega Maker Capcom
Mega Maker: o Super Mario Maker de Megaman sai esta semana