Os Defensores: 13 easter eggs e conexões com o Universo Marvel

Depois de um certo tempo de espera, os fãs da Marvel puderam assistir Os Defensores, o crossover entre o Demolidor, Jessica Jones, Luke Cage e Punho de Ferro. Quem já teve a oportunidade de assistir todo o seriado já percebeu que existirão reflexos para as séries solo de cada um dos heróis, em especial para o Demolidor.

E como não poderia deixar de acontecer, existem vários easter eggs e ligações e referências com os quadrinhos da Marvel e as demais séries solo da parceria entre a editora e a Netflix.

Confira abaixo 13 easter eggs e conexões com o Universo Marvel que foram vistos em Os Defensores:

Atenção: spoilers abaixo

13) A renascença de Harlem

eastereggsdefensores1

A primeira temporada de Luke Cage teve seus momentos inesperados após o herói para na prisão no final da temporada e deixar as duas mentes por trás de uma bizarra manipulação social para manter sua causa. Como os novos líderes do Harlem’s Paradise/Paraíso de Harlem e de sua consequente comunidade, Shades e Mariah Dillard estão livres para expandir seu império além do Boca de Algodão. E quando Luke Cage retornou para casa no final do primeiro episódio de Os Defensores, pareceu que eles ainda utilizavam a mesma campanha de marketing.

Turk depois sugere que os vilões desapareceram após a prisão de Luke, mas quando o herói deixa o ônibus que o levou até Manhattan, é possível ver um anúncio sobre a “New Harlem Renaissance” (Nova Renascença de Harlem) no lado do veículo. Os fãs de Luke Cage vão se lembrar da frase por ser o slogan de Mariah.

12) Referência ao cantor Jidenna

eastereggsdefensores2

A série fez o melhor para manter os visuais de cada personagem intactos, incluindo “mergulhar” os interiores das cenas de Luke Cage com luz amarela. Mas os Easter Eggs visuais também estão ligados com aqueles que o público apenas “escutou” durante a própria série de Luke. Aqui, estamos nos referindo a arte de uma parede quando Luke vai investigar mais a respeito do trabalho de Cole.

Cole pode ser muito jovem para frequentar o Paraíso de Harlem, mas ele é, obviamente, um fã da música do local. É possível ver capa do álbum “Long Live The Chief”, do cantor Jidenna, e mesmo que o público pouco conheça o artista, com certeza reconheceu sua música. O próprio Jidenna apareceu na primeira temporada de Luke Cage, no episódio 5.

11) Retorno ao telhado do Homem-Aranha

eastereggsdefensores3

O primeiro encontro entre Alexandra e Madame Gao ajudou a estabelecer quais são as verdadeiras forças do mal em Os Defensores, mas os fãs podem não ter notado uma mudança com relação a um dos locais de filmagens. Na primeira temporada de Demolidor, foi possível ver Gao se encontrando com o Rei do Crime em um quieto jardim no topo de um prédio.

Veja também:  Reese Whiterspoon negocia para novo filme Legalmente Loira 3

Já em Os Defensores, Gao se encontra com Alexandra exatamente no mesmo lugar. Mas aqui, se você prestou atenção, se trata do mesmo local de uma cena do primeiro filme do Homem-Aranha, na trilogia de Sam Raimi,  gravada em um ângulo bem semelhante.

10) A espada Tsukamoto

eastereggsdefensores4

Quando Danny Rand e Colleen Wing resolvem investigar as operações do Tentáculo em Nova Iorque, eles logo se deparam com uma espada samurai, que Colleen rapidamente chama de “Tsukamoto”. Ela mal consegue tocá-la e fica apenas a observando, até que nota que ela foi afiada recentemente. Você não faz isso ao menos que pense em utilizá-la. Mas a referência, aqui, tem pouca relação com artes marciais.

Ess frase é praticamente uma referência a Shinya Tsukamoto, um diretor de filmes japonês que ganhou uma reputação cult e ficou famoso pelo filme Tetsuo, o Homem de Ferro, de 1988.

9) A cena do soco

eastereggsdefensores5

Os fãs da Marvel tiveram a chance de ver como que Luke Cage era um personagem forte após debutar em Jessica Jones, quando interrompeu uma briga de bar sem ao menos suar. Mas foi apenas em sua série solo que ele demonstrou sua verdadeira durabilidade. Há um momento em que um gângster tenta dar um soco no herói em câmera lenta.

Nessa primeira cena, o homem que dá o soco sequer consegue mover a mandíbula de Luke e acaba quebrando os ossos de sua mão. Posteriormente, essa mesma cena foi retratada quando Danny Rand lhe dá um soco pelo mesmo ângulo. Mas aqui, Luke foi surpreendido e o Punho de Ferro foi capaz de acertá-lo sem grandes problemas.

8) O par de Sai de Elektra

eastereggsdefensores6

A estrutura narrativa de Os Defensores joga a audiência em uma espécie de ciclo, após Elektra ser ressuscitada pelo Tentáculo para lutar contra a equipe, e sua história de origem é explicada no terceiro episódio. Elektra pode ter aparecido na série do Demolidor, mas sua mente voltou a ser de uma criança quando voltou a viver. Uma criança mortal e muito forte.

O primeiro sinal da pessoa que Elektra costumava ser não demora a aparecer. Alexandra a deixa escolher diversas opções de armas. Ela acaba escolhendo um par de Wakizashi (uma espécie de espada pequena), mas a presença de um par de Sai – sua arma tradicional desde os quadrinhos – fez com que ela pensasse duas vezes.

7) A participação especial de Stan Lee

eastereggsdefensores7

Não seria uma produção da Marvel sem a presença de Stan Lee, e ele continua sua onda de aparições como uma espécie de porta voz da polícia de Nova Iorque. Após aparecer em uma foto de Demolidor, e depois como parte de uma espécie de campanha, agora ele está ainda mais visível nas ruas da cidade.

Veja também:  8 coisas que já sabemos sobre a oitava temporada de Game of Thrones

Quando Jessica percebe que está sendo observada e acaba confrontando Matt, deixe a ação um pouco de lado aqui. Pouco antes de Jessica questionar Matt, é possível ver o rosto de Stan Lee em um enorme pôster. Uma vez que a câmera volta para Matt, o mesmo anúncio pode ser visto por um ângulo diferente.

6) Encouraçado

eastereggsdefensores8

Quando os quatro heróis finalmente juntam suas forças para lutar contra o Tentáculo, eles logo precisam encarar um combate bem intenso. Eventualmente, eles ganham uma oportunidade de conversar sobre um plano com mais detalhes, além de conhecerem suas personalidades e poderes. Jessica acaba afirmando que não acredita muito em misticismo ou mágica, bem como o apelido de “o imortal Punho de Ferro”. Assim, ela acaba chamando Danny Rand de “Ironclad” (Encouraçado).

Isso pode indicar que Jessica não prestou muita atenção na história de Danny, mas não se esqueça que o Encouraçado é um vilão dos quadrinhos da Marvel. Nem é preciso dizer muito a respeito de seus poderes, mas essa também foi a única referência ao personagem em toda a série.

5) A canção do grupo Wu Tang Clan

eastereggsdefensores9

Não há dúvidas de que Luke Cage melhorou o nível músical das séries da Marvel na Netflix, então não é uma surpresa imaginar que o ato final teve seus momentos musicais. Quando Danny utilizou seu Punho de Ferro em Madame Gao, a ação é acompanhada pela música “Protect Ya Neck”, de Wu Tang Clan. Foi uma escolha perfeita de canção durante o momento em que os heróis derrotavam seus inimigos um por um, mas também é uma piada com relação a própria música e o grupo que a executa.

Quando a série do Punho de Ferro foi anunciada, foi preciso deixar claro que não tinha relação alguma com o filme “O Homem com Punhos de Ferro”, dirigido e estrelado pelo rapper RZA, que é membro do Wu Tang Clan. Não podemos nos esquecer também que o Method Man, outro integrante do grupo, fez uma participação especial em Luke Cage.

Isso sem contar que um verso da música faz menção ao Homem-Aranha.

4) O braço de Misty

eastereggsdefensores10

Os filmes do Universo Cinematográfico da Marvel (UCM) parecem tentar abafar um pouco qualquer lesão e ferimento que afete os heróis, mas as séries da Netflix levam isso um pouco mais a sério. Quem levou a pior foi Misty Stone, que perdeu seu braço direito no episódio final de Os Defensores.

Mas, provavelmente, isso deve acarretar no detalhe mais famoso de Misty nos quadrinhos: seu braço biônico, que a permite ser mais efetiva em uma luta. Os fãs já pedem para a Marvel uma chance de ver uma série inspirada nas Filhas do Dragão – que seria estrelada pela própria Misty e Colleen Wing – e esse braço seria um indicativo de que isso pode ocorrer.

Veja também:  Novo teaser de Os Defensores revela quando a série estreia na Netflix

3) O prontuário médico

eastereggsdefensores11

Quando Colleen faz sua visita a Misty no hospital, os fãs mais casuais podem se distrair com sua lamentação ou a promessa de um braço novo para Misty. Todos os cartões, flores e balões mostram que Misty possui diversos amigos e admiradores, mas a questão aqui é o prontuário médico, que está atrás de Colleen.

Ele identifica uma pessoa chamada de “L. Carter” como uma das responsáveis que estão cuidando de Misty. Os fãs mais ardorosos dos quadrinhos a reconhecem como Linda Carter, ou a Enfermeira da Noite. Ela já está ausente há algum tempo (apesar de ser vagamente homenageada pela personagem de Rosario Dawson nas séries e por Rachel McAdams em Doutor Estranho), mas seria esse o indicativo de um retorno?

Também vale notar a menção ao Doutor “E. Wirtham”, o que é uma referência ao vilão Cardíaco, e ao escritor Tony Isabella, que já trabalhou nas história de Luke Cage e do Punho de Ferro.

2) Irmã Maggie

eastereggsdefensores12

Não é apenas a ex-namorada de Matt Murdock que o fez ser a figura central de toda a história de Os Defensores, e as cenas finais deixaram bem claro que a próxima temporada da série solo do Demolidor será bem agitada. Após a revelação de que Matt conseguiu sobreviver, o público viu que ele está se recuperando sob os cuidados de freiras não identificadas. Quando ele começa a despertar, uma irmã próxima de sua cama diz para alguém “chamar Maggie.”

E qual é o negócio com esse nome? Bem, é um sinal provável de que Matt está sob os cuidados de uma freira chamada Irmã Maggie. Não iremos contar muitos detalhes, pois isso seria um enorme spoiler para a próxima temporada, mas caso queira assumir o risco de entender a ligação entre os dois, clique aqui.

1) O Justiceiro está chegando

eastereggsdefensores13

Os fãs da Marvel já sabem que ficar sentado pacientemente enquanto os créditos sobem é recompensador, de uma forma ou de outra. E o mesmo começa a acontecer com as séries na Netflix, já que há uma grande surpresa. No final, é mostrado o primeiro teaser trailer do Justiceiro, no qual é retratada a personalidade de Frank Castle, que utiliza sua liberdade para acabar com aqueles que entrarem em seu caminho.

Fonte: ScreenRant

Deixe seu voto

2 points
Up Down

Votos totais: 4

Up: 3

Porcentagem de upvotos: 75.000000%

Down: 1

Downvotes percentage: 25.000000%


Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar video no canal!) Clique aqui!

Seja bem vindo ao Ei Nerd.

ou

Esqueceu a senha?

Não tem uma conta? Cadastre-se

Forgot your password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Fechar
de

Processando arquivos...

Coisas da década de 80 que podem aparecer em Mulher-Maravilha 1984
Last of Us II, Anthem e mais: os 15 games de maior destaque na E3 2018
Wolverine retorna aos quadrinhos com um novo poder assustador; confira
Fallout 76, Elder Scrolls VI e mais: destaques dos 2 primeiros dias da E3
Guardiões da Galáxia Vol. 3 será o último filme da saga, diz James Gunn
Millie Bobby Brown deixa o Twitter após montagens homofóbicas
Brie Larson fala sobre o tamanho do poder da Capitã Marvel
Cena de Vingadores 4 sobre viagem no tempo é falsa, segundo site
Stan Lee consegue ordem de restrição contra seu cuidador
Nos quadrinhos, Mulher-Maravilha já foi assediada pelo chefe dela
Homem de Ferro e Vespa se beijam em capa de nova HQ
Alvo de acusações, assistente de Stan Lee é preso nos EUA
Personagens de Death Note não serão jogáveis em Jump Force
Filme de Dragon Ball Super será lançado no Brasil pela Fox
Spoilers de Boruto revelam motivação do ataque dos Otsutsuki
Truque da ferramenta ninja é exposto em Boruto: Naruto Next Generations
Personagens de Death Note não serão jogáveis em Jump Force
Loja online para Nintendo Switch finalmente chega no Brasil
Caminhão da Sony com PlayStation 4 vai rodar o Brasil
Jogo de Stranger Things está sendo desenvolvido pela Netflix