Os melhores easter eggs e referências de Pantera Negra

Pantera Negra estreou nos cinemas brasileiros na última quinta-feira, 19, após um certo tempo de espera, e com certeza recompensou os fãs e crítica especializada por diversos aspectos, com sua história e o desempenho de seu elenco. E apesar de apresentar um cenário diferente dentro do Universo Cinematográfico da Marvel (UCM), existe algo que não fugiu de um padrão da franquia: várias referências e Easter Eggs.

Veja também:  Crítica: visuais, enredo e elenco fazem de Pantera Negra um ótimo filme

Além de várias menções ao quadrinhos do herói, Pantera Negra faz referências aos demais filmes da franquia, a cidade natal do diretor Ryan Coogler e até mesmo aos movimentos populares do Estados Unidos.

Confira abaixo os principais Easter Eggs e referências de Pantera Negra.

15) A participação de Stan Lee

A cada novo filme lançado pela Marvel, sabemos que Stan Lee aparecerá, em algum momento. E em Guardiões da Galáxia Vol.2, sua participação revelou que ele até tem um papel dentro dos filmes. E isso não seria diferente em Pantera Negra.

Aqui, Lee aparece um pouco antes da sequência de perseguição na Coreia do Sul, durante uma partida em um casino do local.

14) De Volta Para o Futuro

Enquanto apresenta as atualizações do traje do irmão, Shuri mostrou a T’Challa uma espécie de tênis que, além de não fazer barulho algum, se veste automaticamente. E disse que a ideia veio de um filme americano.

Essa referência é um pouco difícil de notar, mas se você é um grande fã da trilogia De Volta Para o Futuro, é uma clara menção aos tênis da Nike que se amarram sozinho, que se tornaram um item famoso da franquia dos anos 80.

13) O Pantera Negra nocauteou um rinoceronte anteriormente

O Pantera Negra não precisou lutar apenas contra super-humanos, humanos regulares ou um vilão que tinha uma arma sônica no braço. Há também uma cena em que luta contra um rinoceronte, o que é uma clara homenagem a um momento famoso do herói em seus primeiros dias nos quadrinhos.

Os rinocerontes só entram em ação na parte final do filme, após serem chamados por W’Kabi (Daniel Kaluuya). E o momento em que o herói nocauteia um deles é uma homenagem a primeira história sua nos quadrinhos, ainda nas páginas de Jungle Action, justamente em uma batalha sua contra Erik Killmonger.

12) A queda na cachoeira

Sim, se tornou comum a “morte” de um super-herói em filmes do gênero, apenas para ele retornar são e salvo, milagrosamente ou não. Mas no caso de Pantera Negra,  essa cena é outra homenagem aos quadrinhos do herói.

Após derrotar T’Challa em um duelo, Killmonger joga o corpo do herói em uma cachoeira para sua aparente morte, apenas para descobrirmos que foi resgatado ainda com vida pelos Jabari. É uma recriação bem fiel de um momento semelhante que ocorreu nos quadrinhos.

11) Moonlight

Pantera Negra já se tornou um dos blockbusters que mais deram atenção ao protagonismo de atores negros. E antes mesmo do anúncio de Ryan Coogler na direção, a Marvel já estava ciente que queria um ator negro para o posto de diretor.

Coogler chegou a elogiar bastante o diretor Barry Jenkins após vencer o Oscar por Moonlight: Sob a Luz do Luar. E fez uma homenagem ao filme na última cena de Pantera Negra.

Veja também:  Pantera Negra: 8 questões do filme que ficaram sem resposta

Após a abertura do centro de ajuda de Oakland, um menino é o responsável pela última fala do filme. Esse garoto é ninguém mais, ninguém menos que Alex Hibbert, que participou de Moonlight.

10) Pantera Negra, orgulho de Oakland

Todos estavamos loucos para ver Wakanda e sua mistura de tradição com tecnologia, só que o filme teve início na cidade californiana de Oakland. No entanto, foi por alguns bons motivos.

Primeiramente, é o local de nascimento de Ryan Coogler. E segundo, um de seus trabalhos ao lado de Michael B.Jordan foi o filme Frutivale Station: A Última Parada, que se passa em uma cidade próxima de Oakland.

Mas também existe outra ligação forte: é a mesma cidade em que foi fundado o Partido dos Panteras Negras, que liderou diversos movimentos sociais dos EUA nas décadas de 60 e 70. E o partido surgiu apenas algumas semanas após a estreia do Pantera Negra nos quadrinhos.

9) Conexão com o Public Enemy

Ainda falando sobre a cidade de Oakland, se você prestar atenção ao apartamento de N’Jobu, existe um pôster em uma das paredes do grupo de hip hop Public Enemy.

E o grupo possui diversas ligações com o Partido dos Panteras Negras, não apenas nos versos de suas canções, mas também costumam utilizar roupas negras, jaquetas e chapeús que ficaram famosos nas mãos dos membros desse importante partido da história dos EUA.

8) O filho do Rei (na vida real)

Toda a jornada de Pantera Negra no UCM começou em Capitão América: Guerra Civil, após a morte do pai do herói, T’Chaka, interpretado pelo ator sul africano John Kani.

Mas se você prestou atenção, viu que a versão mais jovem de T’Chaka é bem parecida com sua versão mais velha, e por um bom motivo: é o próprio filho de John Kani que interpreta sua versão mais jovem: o também ator Atandwa Kani.

7) O braço sônico de Klaue

Os grandes fãs dos quadrinhos da Marvel já sabiam que Ulysses Klaue, que perdeu seu braço nas mãos de Ultron em Vingadores: Guerra de Ultron, ganharia o braço sônico rapidamente, algo que também aconteceu nas HQ’s da editora.

Infelizmente, o tempo de Klaue como vilão do UCM terminou em Pantera Negra. Mas, ao menos, Ryan Coogler e Andy Serkis, intérprete do personagem, deram aos fãs o que queriam ver antes do antagonista ir dessa para melhor.

6) Bucky Barnes será o novo Lobo Branco?

Bucky Barnes/Soldado Invernal apareceu na segunda cena pós-créditos, aparentemente livre de sua lavagem cerebral. Mas seu retorno já era algo meio esperado após aparecer no trailer de Vingadores: Guerra Infinita. Mas aqui, foi revelado algo a mais.

Um quadrinho prequela, que se passa entre os eventos de Capitão América: Guerra Civil e Vingadores: Guerra Infinita, confirmou que Bucky foi curado da lavagem cerebral. Só que as crianças de Wakanda chamam o Soldado Invernal de “Lobo Branco”, e pode ter um grande significado. Ele é o líder dos Cães de Guerra nos quadrinhos, organização importante na história do Pantera Negra. Será que Bucky terá essa responsabilidade em breve?

5) Erik Stevens/N’Jadaka/Killmonger

Durante o filme, é revelado que o verdadeiro nome do vilão é Erik Stevens, que também possui seu nome na língua de sua terra natal: N’Jadaka. E Killmonger, apelido que recebeu, possui origens bem sombrias.

Nos quadrinhos, Erik foi exilado de Wakanda após algumas ações de seu pai. No filme, houve uma mudança e ele se tornou membro da família real. E além de sua raiva e desejo de vingaça, quer o trono do local.

Veja também:  Kevin Feige afirma que Pantera Negra é o melhor filme da Marvel

Por conta de tudo isso, ele se tornou um soldado tão letal que ficou mais conhecido como Erik Killmonger. Em uma tradução literal, Killmonger seria algo como “traficante da morte.”

4) Ligação com o Tocha Humana

Michael B. Jordan foi o segundo ator a interpretar o Tocha Humana nos cinemas, depois de Chris Evans, que atualmente interpreta o Capitão América. E os dois atores tem uma coisa em comum por conta disso.

Quando o Pantera Negra foi introduzido em Guerra Civil, ele chegou a lutar contra o Capitão, por proteger o homem que acreditava ser o assassino de seu pai. E em seu filme solo, lutou contra Killmonger. O herói duelou justamente contra os dois atores que interpretaram o Tocha Humana nos cinemas.

3) As cores da roupa de Bucky fazem referência ao Capitão América

Por mais que Steve Rogers seja conhecido por ser o Capitão América, vários outros nomes já assumiram o manto do herói. E um dos substitutos mais famosos e bem sucedidos é seu amigo Bucky Barnes. Tanto que ele já foi visto nos filmes usando o famoso escudo do personagem.

E para Pantera Negra, a Marvel optou por algo diferente. Preste atenção às roupas de Bucky na cena pós-créditos: elas são coloridas em vermelho e azul, as mesmas cores do Capitão América. Estaria Shuri prevendo seu futuro no manto do herói?

2) A frase de misericórdia do Pantera Negra

Na cena em que captura Klaue após a perseguição na Coreia do Sul, T’Challa quase mata o vilão, apenas para Okoye lhe lembrar que o mundo inteiro estava assistindo. E durante o encontro dos dois, após Klaue pedir misericórdia, o herói apenas diz: “cada respiração sua é misericórdia para mim!”

Essa frase é uma menção a uma fala exatamente igual de T’Challa na edição #22 de Novos Vingadores, durante um confronto com Namor.

1) Ligações com Doutor Estranho?

Após assumir o trono, Killmonger lança o plano de armar os espiões de Wakanda espalhados pelo mundo. Mas o que chama a atenção são as cidades mencionadas por W’Kabi.

Ele diz para Killmonger que as forças presentes nas cidades de Nova Iorque, Londres e Hong Kong estão preparadas para atacar. Se você é um fã bem atento, são os mesmos locais em que estão localizados os Sanctums, vistos em Doutor Estranho, responsáveis por proteger a Terra de forças cósmicas e místicas.

Será que existe alguma conexão? Se trata apenas de uma referência a Doutor Estranho? Ou seria uma mera coincidência? Eis uma pergunta que não deveremos ter uma resposta.

Fonte: Screen Rant


Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar video no canal!) Clique aqui!

Log in

With social network:

Or with username:

You’ll be automatically logged in 5 seconds.

Esqueceu a senha?

Não tem uma conta? Registre-se

Esqueceu sua senha?

Digite seus dados de conta e nós enviaremos a você um link para recuperar sua senha.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Fechar
de

Processing files…

Primeiro teaser da 8ª temporada de Game of Thrones é divulgado; assista
Superman e mais: os destaques do trailer do crossover Elsewords
Guerra Infinita: por que os heróis das séries não estiveram no filme?
Roteirista de O Rei Leão original diz estar preocupada com novo filme
Coração de Ferro enfrenta vilões dos filmes da Marvel nos quadrinhos
Quem é Shang-Chi, o grande mestre de kung fu da Marvel
Novidades da Turma da Mônica serão apresentadas na CCXP
As melhores histórias de Stan Lee, segundo o próprio
Mangá de My Hero Academia revela o verdadeiro objetivo de Bakugo
Dragon Ball Super: Broly explicará como Freeza se tornou imperador
Trilha sonora de Dragon Ball Super: Broly revela spoilers do filme
Dragon Ball: qual foi a maior luta da vida de Goku?
Para celulares, Ragnarök M: Eternal Love chega ao Brasil em janeiro de 2019
pokémon go
Finalmente! Batalhas de treinadores chegam ao Pokémon GO em dezembro
Pokémon Let’s Go tem easter eggs do Batman que você não sabia
Veja quais são os jogos gratuitos da PS Plus em dezembro
Superman e mais: os destaques do trailer do crossover Elsewords
Capitã Marvel trará a Starforce ao UCM; conheça os membros
Nora traidora? Tudo sobre o final da Parte 1 da 5ª temporada de The Flash
Skrulls, Goose e mais: os destaques do 2º trailer de Capitã Marvel
iOS 12
Apple volta a produzir iPhone X após baixas vendas de modelos novos
Galaxy S10 deve ter modelo com tela gigante, 6 câmeras e conexão 5G
facebook
Facebook e Instagram ficam fora do ar em todo o mundo nesta terça-feira
Empresa chinesa lança primeiro smartphone dobrável do mundo