Os Orientais Idealizam os Cavaleiros Europeus da Mesma Forma que os Ocidentais Idealizam os Samurais?

Quem não é fascinado pelas temáticas de ninjas e samurais? O mundo inteiro, exceto o Japão, né?

E quando vamos estudar as histórias reais dos heróis orientais, descobrimos que o Bushido não era seguido à risca e que não falta cavaleiros alcoólatras e sanguinários no oriente. Mas ei! Já reparou que os japoneses adoram retratar os cavaleiros ocidentais como homens imaculados e garbosos? Nada mais justo, não?

Chegou a hora de olharmos pro ocidente pelos olhos orientais e responder à dúvida: somos só nós que idealizamos os samurais ou eles também adoram os paladinos dos romances fantásticos?

Como a Cultura Europeia é Representada no Oriente?

Claymore

Assim como os antigos japoneses liam vorazmente a mitologia e as histórias asiáticas, como o Rei Macaco, o Romance dos Três Reinos, o Budismo Esotérico etc, os japoneses modernos foram rápidos em aprender não apenas a tecnologia dos ocidentais, mas também seus heróis e sua mitologia.

Por outro lado, os samurais são parte da história do Japão, de forma que eles podem ser idealizados, mas também podem ser “corajosos” sem precisar evocar as memórias dos samurais ou até mesmo podem expor os aspectos loucos – e mega-violentos – do Bushido. O famoso criador japonês Akira Kurosawa gostava de retratar os samurais como menos do que idealizados ou até mesmo como vilões.

Muitas vezes encontramos o cavaleiro de armadura reluzente, ou o “paladino”, que tem a religião como parte essencial da sua identidade, enquanto os personagens samurais, mestres espadachins, enfatizam a perseguição moralmente cinza da perfeição marcial – às vezes com o sacrifício de tudo o mais.

Pessoas com cabelos e olhos claros, pesadas armaduras de aço, a igreja como uma instituição multinacional e influente em diversos países. O que nós já vimos milhares de vezes é algo totalmente diferente no oriente. Existe algo mais idealizado do que o conceito de bem contra o mal? A diferença é que eles só descobriram essa visão de mundo há poucos séculos, enquanto nós somos doutrinados há dois milênios.

Veja também:  8 perguntas de Homem-Formiga e a Vespa que ficaram sem resposta

Como os Samurais são Representados no Oriente?

Auron Final Fantasy

Se você explorar qualquer loja japonesa de brinquedos ou eletrônicos de hoje, vai encontrar jogos pra crianças com base nos samurais. Se você olhar na sessão de modelos de plástico, vai encontrar muitos castelos e templos antigos, tanto quanto navios de guerra e aviões da Segunda Guerra Mundial.

Existem novelas semanais de samurais na NHK – a versão japonesa da BBC – há mais de 20 anos e sua popularidade não está diminuindo. Séries na tevê são tão propensas a ter detetives do século XX quanto a samurais dos séculos XVI ou XVII como figuras centrais. É quase impossível visitar um cinema japonês sem ter pelo menos uma opção de filme de samurai.

A televisão costuma anunciar suas personalidades como tataranetos dos seus antepassados samurais. Eu poderia encontrar o atual chefe do clã Tokugawa na lista telefônica, se quisesse. Pouco tempo atrás, o primeiro-ministro era da linhagem Hosokawa e tinha muito orgulho da sua ascendência Shogun. Nos mais recentes Jogos Olímpicos de Inverno, um dos patinadores era descendente direto de Oda Nobunaga, o Shogun mais recorrente nos cinemas. E o cara comentou sobre o quanto se parecia com seu 17º bisavô.

Prefeituras competem entre si com slogans que representam o que há de especial no seu território, e samurais são frequentes nesse marketing. Há festivais locais em centenas de cidades onde os homens ainda se vestem em autênticos trajes samurais e desfilam pelas ruas de suas cidades. E o antigo evento samurai “yabusame”, onde um homem monta num cavalo e atira em alvos com um arco e flecha ainda existe.

Castelos foram reparados pra manter o seu encanto original e locais destruídos tiveram suas ruínas preservadas como principais atrações turísticas. Na cidade de Kofu, Yamanashi, é difícil encontrar um lugar no centro da cidade onde alguma imagem do senhor feudal do século XVI, Takeda Shingen, não seja facilmente visível.

Veja também:  Como Homem-Formiga 2 e Capitã Marvel abordarão Guerra Infinita

Afinal, Quem Idealiza Quem?

For Honor

O povo japonês idealiza os cavaleiros europeus talvez até mais do que os europeus idealizam os samurais. Os ninjas são muito mais populares na Europa do que os samurais e figuras históricas japonesas não estão nem mesmo no topo da lista de coisas que eles idealizam. Os italianos romantizam os nativos americanos muito mais do que os samurais, por exemplo.

Isso tem muito a ver com o conceito do “exótico”. A maioria dos jovens conhece uma tonelada de animações e jogos japoneses, às vezes mais do que as animações e jogos europeus. Então, como resultado, os cavaleiros europeus são tão exóticos pros orientais quanto os samurais são pros ocidentais – são estranhos e novos.

É muito mais fácil idealizar algo que você assiste, joga ou lê por entretenimento do que algo que você é obrigado a estudar pro colégio.

Deixe seu voto

3 points
Up Down

Votos totais: 3

Up: 3

Porcentagem de upvotos: 100.000000%

Down: 0

Downvotes percentage: 0.000000%


Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar video no canal!) Clique aqui!

Seja bem vindo ao Ei Nerd.

ou

Esqueceu a senha?

Não tem uma conta? Cadastre-se

Forgot your password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Fechar
de

Processando arquivos...

Vingadores: Guerra Infinita quase teve história e final diferentes
Como o filme do Venom pode dar certo sem um herói de verdade?
As mudanças feitas nos simbiontes vilões de Venom para o filme
Regeneração, invisibilidade e mais: 15 fatos sobre o corpo do Venom
Primeira Lois Lane, Margot Kidder cometeu suicídio com overdose proposital
30 anos sem Seu Madruga: relembre a trajetória de Ramón Valdés
Saiba por que o filme do Coringa pode ser só para maiores
Disney pode estar por trás das mudanças na premiação do Oscar
a morte do superman
Animação A Morte do Superman é lançada diretamente nas plataformas digitais
No Preview
Ziraldo e Mauricio de Sousa lançam crossover de Mônica e Menino Maluquinho
Nas HQs, Thanos já matou seu pai e dissecou sua mãe por vingança
O bilionário da vida real que inspirou a criação do Homem de Ferro
Dragon Ball Super: Broly pode ter vilão com maior poder de luta já visto
Diretor de Dragon Ball Super: Broly revela detalhes da história do filme
Novo comercial de Dragon Ball Super: Broly mostra mais cenas de batalha
Novo episódio de Boruto mostra que os Otsutsuki ainda são uma ameaça
Grupo de funcionárias acusa Riot Games, desenvolvedora do LoL, de sexismo
Versão de Fortnite para Android não será lançada na Play Store
Negan, de The Walking Dead, será personagem jogável de Tekken 7
Sim, é possível ter nível de procurado de 6 estrelas em GTA V; veja como