Super heróis estão cada vez mais em alta na atualidade, com a Marvel emplacando sucesso atrás de sucesso. Juntamente com a DC logo atrás quebrando recordes como em “Batman vs Supeman”. Fica uma leve questão sobre a origem do gênero. Afinal, quem foi o primeiro super herói? A primeira super heróina? As respostas podem te deixar surpreso.
Esses personagens fictícios não são paródias. Eles têm habilidades ou poderes sub humanos, um alter ego e uma identidade secreta. Mas o mais importante de tudo, eles foram os primeiros a expandir as fronteiras do gênero.
Spring-Heeled Jack – O primeiro super herói
Quando questionado sobre qual foi o primeiro super herói, todos unanimemente diriam Superman, que estreou em Action Comics # 1 (Abril de 1938). Ele foi certamente o primeiro super-herói dos quadrinhos. Até mesmo o termo “super-herói” é derivado de seu nome.
Porém, houveram vários personagens fantasiados em tiras de jornal que vieram antes. Como Lee Falk’s Phantom, que apareceu em Fevereiro de 1936, foi um combatente do crime misterioso mascarado com uma identidade secreta. Se você for ainda mais fundo, vai descobrir que o Zorro veio ainda mais cedo, estreando no romance The Curse of Capistrano (1919).
Mas para o primeiro oficialmente se encaixar na nossa definição, termos que voltar à Inglaterra do século 19. Naquela época, houveram relatos de uma figura bizarra com os olhos em chamas e um capacete com chifres que ocultava sua identidade.
Spring-Heeled Jack foi descrito como um ser que aparecia do nada abordando jovens mulheres, enquanto cuspia bolas de fogo azul, logo depois fugindo dando saltos sob humanos sobre paredes ou sobre os telhados das casas. As primeiras histórias ficcionais fizeram de Jack um criminoso, mas Spring-Heel’d Jack: The Terror of London (1867) retratou-o como um nobre injustiçado que usou seu traje e poderes para roubar dos ricos para dar aos pobres.
Esta série de 40 partes foi publicada em revistas de papel barato(que eram vendidas a 1 centavo). Autoria da série é um tanto em dúvida. Foi publicado como obra de “Charleton Lea”, que era um pseudônimo de George A. Sala ou Alfred Burrage.
Fantomah – A primeira super heroína
Diferente do Superman, a mais famosa heroína das histórias em quadrinhos teve seu debut All Star Comics # 8 (Dezembro de 1941). E não foi a primeira nem mesmo nas HQs, A Mulher Gavião fez sua estreia em julho do mesmo ano, fora a Tornado vermelho lançada em junho de 1939. Que era uma dona de casa musculosa chamada Ma Hunkel, que se vestia de vermelho,usando ceroulas, fora a panela com furo nos olhos que era usada como capacete.
Embora a Tornado Vermelho pode ser considerada o primeira super heroína, ela é uma paródia. O primeiro a se adaptar a nossa definição é Fantomah, que apareceu na selva Comics # 2 (fevereiro de 1940).
Fantomah é a criação original do escritor-artista Fletcher Hanks. Originalmente concebida como uma princesa egípcia, ela foi reavivada no século 20 para proteger as selvas da África. Fantomah era uma mulher loira e atraente, fator que a fez se destacar no antigo Egito, e ela usava um traje curto, seguindo a tradição de outras heróinas/princesas da selva.
Quando luta contra o mal, ela se transforma em uma enorme mulher loura, de pele azul, com uma cara de crânio. Nesta forma, Fantomah tinha poderes de feitiçaria, aparentemente ilimitados para lidar com as grotescas ameaças que tentavam destruir sua casa, a selva.
A série foi caracterizada pela arte elegante, mas com um roteiro desajustado. Por isso nunca ganhou popularidade. Fantomah perdeu feio para suas rivais mais atraentes e convencionais. Ela desapareceu na obscuridade, para nunca mais ser revivida.
Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar vídeo no canal!) Clique aqui!