Saiba quais foram os primeiros super heróis da história

Super heróis estão cada vez mais em alta na atualidade, com a Marvel emplacando sucesso atrás de sucesso. Juntamente com a DC logo atrás quebrando recordes como em “Batman vs Supeman”. Fica uma leve questão sobre a origem do gênero. Afinal, quem foi o primeiro super herói? A primeira super heróina? As respostas podem te deixar surpreso.

Esses personagens fictícios não são paródias. Eles têm habilidades ou poderes sub humanos, um alter ego e uma identidade secreta. Mas o mais importante de tudo, eles foram os primeiros a expandir as fronteiras do gênero.

Spring-Heeled Jack – O primeiro super herói

primeiro-super-heroi

Quando questionado sobre qual foi o primeiro super herói, todos unanimemente diriam Superman, que estreou em Action Comics # 1 (Abril de 1938). Ele foi certamente o primeiro super-herói dos quadrinhos. Até mesmo o termo “super-herói” é derivado de seu nome.

Porém, houveram vários personagens fantasiados em tiras de jornal que vieram antes. Como Lee Falk’s Phantom, que apareceu em Fevereiro de 1936, foi um combatente do crime misterioso mascarado com uma identidade secreta. Se você for ainda mais fundo, vai descobrir que o Zorro veio ainda mais cedo, estreando no romance The Curse of Capistrano (1919).

Mas para o primeiro oficialmente se encaixar na nossa definição, termos que voltar à Inglaterra do século 19. Naquela época, houveram relatos de uma figura bizarra com os olhos em chamas e um capacete com chifres que ocultava sua identidade.

Spring-Heeled Jack foi descrito como um ser que aparecia do nada abordando jovens mulheres, enquanto cuspia bolas de fogo azul, logo depois fugindo dando saltos sob humanos sobre paredes ou sobre os telhados das casas. As primeiras histórias ficcionais fizeram de Jack um criminoso, mas Spring-Heel’d Jack: The Terror of London (1867) retratou-o como um nobre injustiçado que usou seu traje e poderes para roubar dos ricos para dar aos pobres.

Veja também:  Stranger Things, temporada 2: qual o significado do final?

Esta série de 40 partes foi publicada em revistas de papel barato(que eram vendidas a 1 centavo). Autoria da série é um tanto em dúvida. Foi publicado como obra de “Charleton Lea”, que era um pseudônimo de George A. Sala ou Alfred Burrage.

Fantomah – A primeira super heroína

fantomah

Diferente do Superman, a mais famosa heroína das histórias em quadrinhos teve seu debut All Star Comics # 8 (Dezembro de 1941). E não foi a primeira nem mesmo nas HQs, A Mulher Gavião fez sua estreia em julho do mesmo ano, fora a Tornado vermelho lançada em junho de 1939. Que era uma dona de casa musculosa chamada Ma Hunkel, que se vestia de vermelho,usando ceroulas, fora a panela com furo nos olhos que era usada como capacete.

Embora a Tornado Vermelho pode ser considerada o primeira super heroína, ela é uma paródia. O primeiro a se adaptar a nossa definição é Fantomah, que apareceu na selva Comics # 2 (fevereiro de 1940).

Fantomah é a criação original do escritor-artista Fletcher Hanks. Originalmente concebida como uma princesa egípcia, ela foi reavivada no século 20 para proteger as selvas da África. Fantomah era uma mulher loira e atraente, fator que a fez se destacar no antigo Egito, e ela usava um traje curto, seguindo a tradição de outras heróinas/princesas da selva.

Quando luta contra o mal, ela se transforma em uma enorme mulher loura, de pele azul, com uma cara de crânio. Nesta forma, Fantomah tinha poderes de feitiçaria, aparentemente ilimitados para lidar com as grotescas ameaças que tentavam destruir sua casa, a selva.

A série foi caracterizada pela arte elegante, mas com um roteiro desajustado. Por isso nunca ganhou popularidade. Fantomah perdeu feio para suas rivais mais atraentes e convencionais. Ela desapareceu na obscuridade, para nunca mais ser revivida.


Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar video no canal!) Clique aqui!

Seja bem vindo ao Ei Nerd.

ou

Login

Esqueceu a senha?

Não tem uma conta? Cadastre-se

Fechar
de

Processando arquivos...

Crítica: visuais, enredo e elenco fazem de Pantera Negra um ótimo filme
Pantera Negra: conheça os Cães de Guerra e a Dora Milaje
Os melhores momentos do Androide 17 em Dragon Ball Super
Com muitos mistérios, veja os melhores momentos do 1º trailer de Venom
Cobra Kai, série que continua história de Karatê Kid, ganha 1º teaser; veja
Crítica: visuais, enredo e elenco fazem de Pantera Negra um ótimo filme
Entenda as duas cenas pós-crédito de Pantera Negra
Vingadores: Guerra Infinita teve cenas gravadas no Brasil, diz produtora
Amazon e Saraiva dão descontos de até 80% em livros e mais
Quem é a Fantasma, vilã de Homem-Formiga e a Vespa
Escritor fala sobre críticas à revista do Batman e Mulher-Maravilha
Batman voltará a usar uniforme com emblema amarelo nos quadrinhos
Em currículo, jovem cita ‘assistir Naruto’ como uma de suas habilidades
Último episódio de Dragon Ball Super pode ter revelado o desejo de Jiren
Os melhores momentos do Androide 17 em Dragon Ball Super
Dragon Ball Super: Universo 7 tem nova baixa no Torneio do Poder
Idosos brasileiros aprendem a programar games para exercitar a mente
controle das pernas
Chinês joga por 20 horas seguidas em lan house, passa mal e perde controle das pernas
A profissão desse cara é jogar ‘Clash Royale’, game exclusivo para celulares
Injustice 2 ganha trailer do gameplay com as Tartarugas Ninja; confira