Os principais easter eggs e referências de Homem-Formiga e a Vespa

Homem-Formiga e a Vespa estreou nos cinemas brasileiros na última quinta-feira (5), apresentando um tom mais leve que Vingadores: Guerra Infinita, mas sem fazer o público se esquecer dos horrores causados por Thanos em suas cenas pós-créditos.

Mas de qualquer forma, a sequência do longa do herói, como não poderia deixar de acontecer, possui vários easter eggs e referências vindas do quadrinhos da Marvel. Confira alguns deles abaixo.

ATENÇÃO: spoilers de Homem-Formiga e a Vespa abaixo.

Elihas Starr

Homem-Formiga e a Vespa introduziu várias figuras famosas dos quadrinhos da Marvel, como a Fantasma, Bill Foster, Jimmy Woo e Sonny Burch. Mas uma que os fãs devem ter gostado de ver é Elihas Starr. Mais conhecido como Cabeça de Ovo, ele é um dos inimigos mais famosos do Homem-Formiga nos quadrinhos, ao lado de Ultron. Ele foi criado por Stan Lee e Jack Kirby em 1962.

Nos quadrinhos, a Fantasma é, na verdade, um homem e seu nome real jamais foi revelado (e não era filho do Cabeça de Ovo). Já em Homem-Formiga e a Vespa, descobrimos que vilã é Ava Starr, filha de Elihas. Ele não tinha seus óculos e jaleco, mas sua careca e intelecto já são o suficiente para que os fãs de longa data do herói o reconheçam.

Projeto Golias

O segundo trailer de Homem-Formiga e a Vespa revelou que Bill Foster e Hank Pym trabalharam juntos no Projeto Golias e que Foster chegou a alcançar 6 metros de altura durante os experimentos. No fundo, se tratou apenas de uma menção ao seu alter ego nos quadrinhos, o Golias, mas também abriu as portas para uma possibilidade no futuro.

Veja também:  Quem é Golias, possível novo herói de Homem-Formiga e a Vespa

Laurance Fishburne deu vida a Bill Foster, mas em um flashback, o personagem foi interpretado pelo filho do ator, Langston Fishburne. Muitos fãs acreditam que o filme pode ter revelado um possível longa das origens da S.H.I.E.L.D., que poderia ser estrelado por Hank Pym e Janet van Dyne. E ele também poderia abordar o Golias. Sim, se trata de uma mera especulação, mas as portas estão abertas.

As formigas do Homem-Formiga

No primeiro filme, muitos fãs ficaram tristes ao ver a morte de Antony, uma das formigas usadas por Scott.

Em Homem-Formiga e a Vespa, o herói nomeou outras duas formigas por meio de trocadilhos: Ulysses S. Gr-Ant (ex-presidente dos Estados Unidos) e Ant-onio Bandeiras, nomes de famosos que possuem  “ant” (formiga em inglês) no meio.

No fundo, usar nomes de famosos para suas formigas é um hábito muito comum de Scott nos quadrinhos.

X-CON

Luis, Dave e Kurt, os amigos de Scott, existem apenas no Universo Cinematográfico da Marvel (UCM), mas já se tornaram figuras carismáticas e divertidas. Em Homem-Formiga e a Vespa, o herói e seus amigos conseguiram fundar uma empresa de segurança, chamada de X-CON Security Consultants.

Nos quadrinhos, Scott também fundou uma empresa do mesmo ramo, apesar do nome diferente: Ant-Man Security Solutions (Soluções em Segurança do Homem-Formiga, em tradução literal). Ele também empregou dois antigos criminosos que conseguiram sair da prisão, igual ao que aconteceu com o grupo.

A participação de Stan Lee

Como não poderia deixar de acontecer, Stan Lee fez sua clássica participação especial em mais um filme da Marvel. No entanto, elas estão cada vez mais rápidas, já que ele está envelhecendo. Por exemplo, em Deadpool 2, ele apareceu apenas em um mural, algo parecido com o que está acontecendo nas séries da Netflix, em que ele apareceu em fotos e anúncios, por exemplo.

Em Homem-Formiga e a Vespa, Stan Lee apareceu durante a cena de perseguição de carros, no momento em que Hope van Dyne diminui, acidentalmente, o veículo de Lee, que reclamou do acontecido.

Conexão com Coffy: Em Busca da Vingança

O primeiro filme do herói tinha um easter egg que fazia referência ao filme Coffy: Em Busca da Vingança, filme estrelado pela atriz Pam Grier. Os produtores utilizaram uma canção chamda de Escape, da trilha sonora de Coffy, para as cenas em que Luis contava suas hilárias histórias.

A mesma canção foi utilizada novamente no momento em que Luis era interrogado por Sonny Burch e seus capangas, que muitos devem ter reconhecido logo de cara.

Perdida no Reino Quântico

Nos quadrinhos, muitos acreditaram que Janet van Dyne morreu nas mãos de Thor do final da Invasão Secreta, de 2008. Mas na realidade, ela foi apenas parar no chamado Microverso, onde ficou perdida por vários meses. Ele é o equivalente ao Reino Quântico dos filmes.

Veja também:  Thanos pode estar em cena pós-crédito de Homem-Formiga e a Vespa

E igual ao que aconteceu na HQ, Hank Pym foi até o local resgatá-la, mas sem a companhia de outros herói, como ocorreu na Invasão Secreta dos quadrinhos.

Estatura

Conforme visto nos trailers, a filha de Scott, Cassie Lang, diz ao seu pai que ele precisa de uma parceira para lhe ajudar. Muitos de nós imaginamos que ela estava falando de Hope van Dyne, mas no final, a menina falava dela mesma. No final do longa, ela ainda diz para Hope que quer ajudar as pessoas quando crescer.

Todos esses momentos são uma referência a Estatura, o alter ego heroico de Cassie nos quadrinhos. Diferente de Hank, Scott ou Janet, ela não precisa do traje para diminuir ou crescer de tamanho, após ter entrado em contato direto com as Partículas Pym. Nas HQs, ela é integrante recorrente dos Jovens Vingadores.

Vórtices temporais

Na cena de meio de créditos, antes de ir até o Reino Quântico para coletar a energia necessária para a cura da Fantasma, Scott é orientado por Janet a evitar os vórtices temporais. Por incrível que pareça, a orientação possui um grande significado: Homem-Formiga e a Vespa acaba de introduzir uma nova forma de viagem no tempo.

Será que esses vórtices podem ser importantes para Vingadores 4? Podemos apostar que sim, já que rumores apontam que o Reino Quântico terá uma importância grande para o filme. Uma revelação sutil, mas que pode ser impactante para o futuro.

Ei Nerd, não deixe de conferir:

Deixe seu voto

6 points
Up Down

Votos totais: 6

Up: 6

Porcentagem de upvotos: 100.000000%

Down: 0

Downvotes percentage: 0.000000%


Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar video no canal!) Clique aqui!

Seja bem vindo ao Ei Nerd.

ou

Esqueceu a senha?

Não tem uma conta? Cadastre-se

Forgot your password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Fechar
de

Processando arquivos...

Menino do circo, Batman e mais: os destaques do 1º trailer da série Titãs
Edward Norton x Marvel: por que o ator não continuou no papel do Hulk
Homem-Aranha: Longe de Casa pode introduzir o Camaleão; entenda
Dragon Ball Heroes: o ki maligno de Cumber e a aparição de Cooler
Menino do circo, Batman e mais: os destaques do 1º trailer da série Titãs
Jason Momoa quase interpretou um vilão em Vingadores: Guerra Infinita
Novo trailer da 11ª temporada de Doctor Who é divulgado; assista
Vem, X-Men no MCU! Comcast desiste de comprar Fox e Disney é única interessada
Turma da Mônica vai ganhar crossover com o Menino Maluquinho
Por que J. Jonah Jameson odeia tanto o Homem-Aranha?
Livro revela a anatomia dos heróis e vilões da DC Comics
Marvel, DC e quadrinistas lamentam a morte de Steve Ditko
Artes conceituais de Dragon Ball Super: Broly mostram visual do vilão
Dragon Ball Heroes ganhará 3° episódio, mas só em setembro; veja sinopse
Dragon Ball Heroes: o ki maligno de Cumber e a aparição de Cooler
Novo episódio de Dragon Ball Heroes mostra poder do Saiyajin maligno Cumber
Neymar vira personagem que só cai no GTA V; veja vídeo
Dragon Ball FighterZ terá Goku e Vegeta clássicos como lutadores extras
League of Legends lança ícones de youtubers famosos e jogadores se revoltam
Quem é Shedinja, o misterioso Pokémon que é quase invencível