Porque e como o Superman Voa?

Ei Nerd RespondeCategoria: DCPorque e como o Superman Voa?
Peter Staff perguntado 3 anos

Qual a explicação da DC Comics para o fato do Superman voar? Da onde vem esse poder?


Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar video no canal!) Clique aqui!
1 respostas
Peter Staff respondido 3 anos

Não… não tem nada a ver com a capa. Se fosse assim o General Zod não conseguiria voar no filme do Homem de Aço.

O vôo é a capacidade de desafiar naturalmente e operar independentemente da gravidade e impulsionar-se através do ar à vontade. Um sonho antigo do ser humano por sinal. E responder como o Superman voa ainda não é algo que a física explique. Ou seja, ou você tem alguma propulsão ou asas ou você vai poder, no máximo, pular. Do mesmo jeito que faz o Hulk. Hulk consegue pular tão alto que as vezes temos a impressão de que ele está voando. Mas o impulso responsável por jogar o monstro verde no ar, foi dado e as marcas no chão são visíveis e ele vai cair. Existem outras maneiras de voar. O Homem de ferro, por exemplo, voa com propulsão que são aqueles jatos que saem das suas botas (talvez num outro video falemos sobre isso). O Thor voa carregado por seu martelo mágico. Basta que ele gire seu Mjolnir e ele então sai voando. Mas e o Superman? Ele simplesmente pensa que vai voar e sai voando? Como engolir isso? Ele não tem nada que o faça levantar voo. Não tem jatos, asa-delta, avião invisível, asas e nem um chapéu com hélices. Então como???

A verdade é que isso nunca foi explicado. Existem diversas teorias que tentam explicar esse fenômeno mas nenhuma é a oficial. Vamos por parte.

Originalmente, o Superman só tinha o poder de saltar grandes distâncias, basta lembrarmos da clássica frase dos anos 40 “Capaz de pular edifícios altos em um único salto”. Isso foi mudando com o tempo. Variou de simplesmente ser capaz de saltar grandes distâncias usando sua vasta força, para, no final de 1941 ter a possibilidade de acelerar, flutuar no ar e mudar de direção durante a viagem. Mais tarde, ele tornou-se capaz de atravessar distâncias interestelares.

Ao fazer os desenhos animados, os Irmãos Fleischer encontraram dificuldades para manter a animação do Superman pulando e pediram a Washington para mudar a sua capacidade de pular para voar, já que isso seria um conceito especialmente conveniente para curtas-metragens, caso contrário perderiam muito tempo tendo que desenhar Clark Kent se movendo de um lugar para o outro via terrestre ou então pegando um táxi o que seria o cúmulo do ridiculo… Superman de taxi? Pelo ar era mais fácil! Os escritores foram então aumentando gradualmente seus poderes para extensões maiores durante a Era de Prata, em que Superman podia voar para outros mundos e galáxias e até mesmo em universos com relativa facilidade.

A fonte dos superpoderes do Superman mudou sutilmente ao longo de sua história. Foi inicialmente previsto que as habilidades do Superman seriam derivadas de sua herança kryptoniana, com antepassados mais evoluídos do que os seres humanos. Isso foi logo alterado. Agora a fonte dos seus poderes se baseiam no estabelecimento da gravidade de Krypton por ser mais forte do que a da Terra. Mas isso também não explicaria o motivo do azulão voar. Tarefa difícil explicar isso com métodos científicos hein!

Lex Luthor, certa vez, surgiu com a teoria de que Superman tinha em uma linha genética resultado de um planeta gigante com enorme gravidade, onde sua espécie desenvolveu órgãos anti-gravidade naturais que os possibilitariam desconsiderar a gravidade; na Terra, isto lhe permitiu controlar seu próprio campo gravimétrico para voar. Talvez essa teoria de Luthor tenha sido uma tentativa da DC para ver se nós leitores de quadrinhos iríamos engolir essa história. Mas no filme o Homem de Aço vimos algo que poderia comprovar essa tese de Lex Luthor.
A cena no filme Homem de Aço, que o General Zod tira sua armadura e sua luva flutua comprova o fato de que o kryptoniano pode manipular a gravidade.

No original “Man of Steel” reboot do Superman de John Byrne, a posição adotada foi que a maioria ou todos os poderes do Superman eram fundamentalmente psico-cinéticos na natureza. Isso realmente fez, e continua a fazer, um enorme sentido, explicando como ele faz coisas como ter força e visão de calor no mesmo conjunto de poderes, ter um traje tão invulnerável quanto ele, e como ele é capaz de fazer coisas como segurar um avião em queda livre pela parte frontal sem se preocupar com que o avião parta no meio por conta do seu enorme peso, no momento em que ele é deixado no solo.

Diferentes escritores fazem diferentes implicações o tempo todo, é claro, mas o modelo psico-cinético continuou a aparecer ao longo dos anos em uma série de maneiras, como no caso do Superboy, com o seu DNA kryptoniano parcial, tendo como um de seus poderes a “telecinese tátil”, que aliás é algo que a DC tenta a todo custo empurrar para nós, leitores, repetindo essa frase constantemente. De qualquer maneira o vôo é, naturalmente, uma das aplicações possíveis menos obscuras da psicocinese. Mas qual é o limite para sua possível psicocinese? Afinal ele consegue erguer no ar uma montanha como vimos no filme Superman o Retorno.


Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar video no canal!) Clique aqui!
[snax_content]

Log in

With social network:

Or with username:

You’ll be automatically logged in 5 seconds.

Esqueceu a senha?

Não tem uma conta? Registre-se

Esqueceu sua senha?

Digite seus dados de conta e nós enviaremos a você um link para recuperar sua senha.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Fechar
de

Processing files…

brinquedo assassino
Reboot de Brinquedo Assassino ganha primeiro trailer oficial; assista
Fox cancela The Gifted, série sobre mutantes da Marvel
vingadores
Diretores de Vingadores: Ultimato dizem que teorias quase acertaram
Game of Thrones: Kit Harington se ‘engasga’ em cena de beijo com Emilia Clarke
John Constantine já roubou os poderes do Shazam! nas HQs
CCXP: ingressos para a Comic Con 2019 estão à venda; veja os valores
Carnificina aparece com novo visual nos quadrinhos; veja
Capitão Marvel? Shazam! já causou disputas judiciais entre DC e Marvel
One Punch Man: Saitama e Genos têm nomes oficiais de herói revelados
Mangá de My Hero Academia coloca os vilões em uma grande guerra
Novo episódio de One Punch Man tem cena pós-créditos; entenda
Mangá de Boruto: Naruto Next Generations terá luta importante
Shao Kahn é apresentado em novo trailer de Mortal Kombat 11; assista
Assassin’s Creed: Unity ajudará a reconstruir Catedral de Notre-Dame
8K, SSD e mais: Sony revela vários detalhes sobre o PlayStation 5
Mortal Kombat 11 ganha trailer revelando habilidades de Kitana; assista
10 momentos importantes para lembrar antes de Vingadores: Ultimato
Game of Thrones: 10 perguntas que o 1° episódio da 8ª temporada deixou
Professor Hulk: conheça a origem e os principais poderes dele
Game of Thrones: entenda a montaria de Jon Snow em um dragão
whatsapp
Nova atualização do WhatsApp poderá bloquear capturas de tela nas conversas
whatsapp
Na Índia, WhatsApp lança ferramenta de checagem de notícias dentro do app
Facebook lança aba específica para jogos do Facebook Gaming
Celulares da Xiaomi chegam ao Brasil por até R$ 3 mil