Quando o assunto são os vários vilões que o Batman ganhou ao longo dos anos, não podemos nos esquecer de mencionar o Pinguim. O personagem se tornou conhecido por conta de seu visual bizarro e jeito excêntrico, mas nada disso o impediu de se tornar um dos criminosos mais poderosos de Gotham, o que já o fez entrar em atrito com o herói diversas vezes.
O personagem já foi adaptado para os cinemas no filme Batman: O Retorno, ocasião em que foi interpretado por Danny DeVito. Em breve, retornará às telonas em The Batman e será vivido por Colin Farrell.
Se você sempre quis conhecer mais alguns detalhes sobre o vilão nos quadrinhos, confira abaixo um guia com sua história, poderes e habilidades.
Breve história do Pinguim
Além de ser um dos inimigos mais conhecidos do Batman, o Pinguim também é um dos mais antigos: ele fez sua estreia nos quadrinhos em 1941 e foi criado por Bill Finger e Bob Kane, os próprios criadores do Batman.
O nome real do Pinguim é Oswald Chesterfield Cobblepot, membro de uma rica família de Gotham. No entanto, durante a infância, sofreu bullying por conta de sua baixa estatura, obesidade e seu nariz, parecido com um bico de pássaro.
Quando ainda era criança, Oswald viu seu pai morrer de pneumonia após ficar encharcado durante uma tempestade. Por conta disso, sua mãe o forçava a carregar um guarda-chuva sempre que saia de casa, mesmo em dias ensolarados.
A mãe do vilão também era dona de uma loja de pássaros. Como os animais foram seus únicos amigos na infância, ele desenvolveu uma obsessão muito grande por aves. Oswald até decidiu estudar ornitologia na faculdade, mas logo percebeu que sabia mais que seus professores.
Como era rejeitado pelos próprios familiares, Oswald decidiu se tornar um criminoso. Mesmo assim, por ser membro de uma família rica, o personagem cometia seus crimes bem vestido (normalmente usando um smoking e uma cartola) e cheio de estilo.
Diferente de outros vilões do Batman, o Pinguim tem controle total de suas ações e é perfeitamente são, o que proporcionou uma dinâmica diferente entre ele e o herói.
O Pinguim também ficou famoso por ter fundado o clube noturno conhecido como Iceberg Lounge, que apesar de funcionar legalmente, também serve de fachada para que ele possa conduzir suas atividades criminosas. Tanto que o próprio Batman já foi ao local diversas vezes para conseguir algumas informações sobre o mundo do crime.
Por conta do seu costume de sempre carregar um guarda-chuva, o Pinguim decidiu transformar o acessório em uma arma, que já foi adaptada em arma de fogo, facas, espadas, armas de gás e até um mini-helicóptero.
O vilão era um personagem recorrente nas histórias do Batman durante as Eras de Prata e Ouro dos quadrinhos. No entanto, suas aparições se tornaram esporádicas após o crossover Crise nas Infinitas Terras. Isso só foi mudar na época em que Tim Drake se tornou o Robin.
Na famosa história No Man’s Land, ocasião em que Gotham foi vítima de um terremoto e isolada do resto dos Estados Unidos, o Pinguim se aproveitou do caos que tomou conta da cidade para poder lucrar um pouco mais.
Já na Crise Infinita, ele aparece rapidamente na Batalha de Metropolis, durante uma enorme luta que foi causada pelo Sociedade Secreta de Supervilões. No final das contas, Oswald Cobblepot e demais antagonistas foram derrotados por Bart Allen, uma das versões do Kid Flash.
Na HQ Brightest Day, ele é encontrado bem machucado pelas Aves de Rapina enquanto trabalhava com a Canário Branco. Eventualmente, acabou traindo a equipe, mas foi derrotado pela Caçadora.
Poderes e habilidades do Pinguim
No fundo, o Pinguim se trata de um humano comum, então ele não possui superpoderes. Mas isso não impediu de ter habilidades incríveis. São elas:
- Intelecto genial: quando jovem, o Pinguim não era muito forte ou atraente, então desenvolveu um intelecto genial. No entanto, sempre o utilizou para seus esquemas criminosos;
- Administração e liderança: o Pinguim tinha seus negócios em Gotham, sejam eles legais ou não, o que lhe deu grandes noções de administração e liderança;
- Treinamento de aves: como era obcecado por esses animais, o Pinguim aprendeu a treiná-los e usá-los para seus esquemas criminosos, em especial pinguins africanos;
- Combate corpo a corpo: apesar de sua baixa estatura e peso, o Pinguim aprendeu diversas artes marciais e lutas para poder se defender daqueles que tiravam sarro de sua aparência. Ele possui grandes conhecimentos de judô e boxe;
- Tolerância ao frio: o Pinguim é capaz de resistir ao frio melhor que uma pessoa comum. Vale lembrar que esse não é exatamente um poder: o vilão apenas possui esse aspecto melhorado.
Não podemos nos esquecer dos vários guarda-chuvas que o vilão já usou ao longo de sua carreira. Conforme dito no início do texto, ele já os adaptou em armas de fogo, facas, espadas e vários outros tipo de armamentos.
Ei nerd, não deixe de conferir:
Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar vídeo no canal!) Clique aqui!