Pinóquio e mais: os melhores easter eggs e referências de Aquaman

Aquaman fez sua estreia nos cinemas brasileiros na última semana, e como não poderia deixar de acontecer em um filme do gênero, ele é recheado de easter eggs e referências, sejam coisas da própria DC ou da cultura pop. E podemos dizer que neste caso, ela é bem abrangente, pois envolve desde obras clássicas da literatura aos trabalhos anteriores do diretor James Wan.

Confira abaixo os melhores easter eggs e referências de Aquaman.

Atenção: spoilers abaixo

10) Júlio Verne e H.P. Lovecraft

Por se tratar de um filme que se passa nos mares, Aquaman não podia deixar de fazer referência a dois autores clássicos que utilizaram o oceano como cenário principal de suas obras. Aquela narração de Arthur Curry na abertura do filme teve uma menção a Júlio Verne, o famoso escritor francês que escreveu o livro Vinte Mil Léguas Submarinas.

Já na casa do pai do herói, Tom Curry, é possível ver uma cópia do livro O Horror de Dunwich, de H.P. Lovecraft. Foi ele o responsável por criar a entidade cósmica Cthulhu, que assim como os atlantes, reside em uma cidade que está submersa no oceano.

9) Stingray

Um dos easter eggs mais engraçados de Aquaman também está presente no início do filme. Logo após ser resgatada por Tom Curry, Atlanna se assusta com a televisão do faroleiro e a destrói com o seu tridente.

Antes de ser destruída, é possível ver que a televisão estava exibindo trechos da série Stingray, que foi exibida nos anos 60 e era estrelada por marionetes.

Veja também:  O significado por trás da cena de créditos de Aquaman

Além de se passar em um ambiente aquático igual Aquaman, Stingray também apresentou uma série de raças subaquáticas, incluindo uma que era controlada por um tirano. Bem familiar, não?

8) “Una os Sete”

Em fevereiro de 2015, Zack Snyder divulgou em seu twitter um pôster do Aquaman que continha a frase “Una os Sete”. Como Batman vs Superman estava perto de ser lançado, os fãs acharam que seria uma referência aos sete membros originais da Liga da Justiça.

No entanto, o filme do Aquaman fez com que o herói tentasse unir os sete reinos de Atlântida, o que dá a entender que Snyder já havia feito uma referência à aventura solo do herói.

Ou também pode se tratar de uma mera coincidência entre esses dois aspectos dos longas (vale lembrar que originalmente, o Lanterna Verde apareceria em Liga da Justiça). Ao menos, esse mistério parece ter sido solucionado.

7) O Tridente de Atlan

A história de Aquaman retrata o herói em uma jornada em busca do Tridente de Atlan, o primeiro rei da Atlântida. O objeto estava perdido e quem estiver em posse dele é capaz de unir os sete reinos do fundo do mar.

Na realidade, o tridente se trata de um substituto do Cetro do Rei Morto, que nos quadrinhos da DC, foi criado pelo próprio Atlan para que ele conseguisse se defender de seu irmão, Orin. Ele tem o poder de aniquilar continentes inteiros e o povo do Fosso. Ele também já foi roubado pelo Arraia Negra em uma oportunidade.

Seria esse um indício do que podemos esperar para uma possível sequência?

6) Referência à Ponte Bifrost de Thor?

Muitos fãs e críticos notaram algumas semelhanças entre Aquaman e o primeiro filme do Thor, já que eles apresentam para os fãs um mundo diferente e fantasioso.

Por exemplo, quando Mera leva o Aquaman para conhecer Atlântida depois de adulto, ela mostra para ele a ponte que serve de acesso da superfície para o reino perdido. Há quem diga que lembra bastante a Ponte Bifrost vista em Thor.

Quer outra prova de que pode se tratar a uma referência ao filme do Deus do Trovão? Essa ponte nunca existiu nos quadrinhos do Aquaman.

De qualquer forma, jamais teremos ideia se isso foi feito de propósito ou não, mas as semelhanças são gritantes.

5) Annabelle

O diretor James Wan ficou conhecido por seus trabalhos na franquia de terror Invocação do Mal. E como não poderia deixar de acontecer, ele colocou um pequeno Easter Egg da série dentro de Aquaman.

Quando Mera levou Arthur Curry para a embarcação abandonada em que eles conversaram com Vulko, é possível ver do lado de fora a famosa boneca Annabelle jogada no fundo do oceano.

Veja também:  Crítica: Aquaman se destaca por seus visuais, atuações e história

O próprio Wan quis fazer piada com a situação. “Talvez Patrick Wilson seja Ed Warren (o investigador paranormal que serviu de inspiração para a franquia) querendo ser o Rei Orm?”

4) Pinóquio

Jamais imaginaríamos que Pinóquio seria uma das referências citadas em Aquaman. Mas o clássico conto de 1883 foi citado duas vezes durante o filme.

Primeiro, quando conseguem escapar de Atlântida, Mera e Arthur se escondem dentro de uma baleia, igual ao filme do boneco de madeira e que o próprio herói chega a mencionar. Depois, na Itália, a heroína põe suas mãos em um livro da história.

3) Velozes e Furiosos

Se já não bastasse o easter egg da boneca Annabelle, James Wan também fez referência a Velozes e Furiosos, já que ele dirigiu um dos filmes da franquia.

Wan já confirmou que a cena em que Mera e o Aquaman pulam do avião no Deserto do Saara foi inspirada na franquia estrelada por Vin Diesel. Ela lembra bastante a sequência em que os carros pulam de paraquedas em Velozes e Furiosos 7, que foi dirigido por Wan.

2) Tubarão

Nem mesmo a famosa série Tubarão deixou de ser mencionada em Aquaman. Na cena em que o Arraia Negra monta seu traje com a ajuda da tecnologia de Atlântida, há um momento em que ele é quase acertado por um disparo de laser do seu capacete. Logo em seguida, ele diz “vou precisar de um capacete maior.”

Veja também:  Após anos de piadas, filme faz Aquaman recuperar status de super-herói

Poucos podem ter notado, mas é uma clara adaptação da famosa frase “você vai precisar de um barco maior” da franquia Tubarão.

1) Rômulo e Remo

Quando Arthur e Mera estavam na Sicília, eles precisaram resolver um quebra-cabeças para continuar a procurar o Tridente de Atlan. Após notar que a garrafa que tinham em mãos possuía um mapa, o herói a colocou nas mãos a estátua do Rei Rômulo e a dupla conseguiu descobrir a próxima pista.

Além de Rômulo ter sido o primeiro Rei de Roma, sua história é análoga a do Aquaman por outro motivo: sua famosa rivalidade com seu irmão gêmeo Rômulo, que ele acabou matando.

Ao menos, Arthur poupou seu irmão Orm desse destino cruel, mas a semelhança é muito grande para não deixar de ser citada.

Fonte: WhatCulture

Ei Nerd, não deixe de conferir:


Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar video no canal!) Clique aqui!

Log in

With social network:

Or with username:

You’ll be automatically logged in 5 seconds.

Esqueceu a senha?

Não tem uma conta? Registre-se

Esqueceu sua senha?

Digite seus dados de conta e nós enviaremos a você um link para recuperar sua senha.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Fechar
de

Processing files…

março na netflix
Netflix aumenta preço da assinatura no Brasil; veja os novos valores
Viagem no tempo, Capitã Marvel e mais: 10 detalhes do novo trailer de Vingadores: Ultimato
Saiba quando será exibido o último episódio de The Big Bang Theory
Durabilidade, força e mais: os principais poderes da Capitã Marvel em seu filme solo
Turma da Mônica exalta mulheres importantes em exposição em SP
A complexidade dramática que super-heroínas têm ganhado com o tempo
Batman: conheça a origem do famoso painel que virou meme
Batman: conheça a assustadora e misteriosa armadura Hellbat
Gods & Heroes: Netflix terá anime baseado na mitologia grega
Anime de Dragon Ball Heroes tem nova vilã da Área Núcleo revelada
Mangá de Attack On Titan pode ter trazido morte de personagem querido
Boruto: Naruto Next Generations mostra conflitos internos no clã Nara
Mortal Kombat 11 terá aproximadamente 8 horas de história
Adaptação em live-action de Doom: Aniquilação ganha seu primeiro trailer oficial
Nintendo lançará kit de realidade virtual de papelão para o Switch
mortal kombat
Mortal Kombat 11 ganha novo trailer e revela novos personagens
Viagem no tempo, Capitã Marvel e mais: 10 detalhes do novo trailer de Vingadores: Ultimato
Durabilidade, força e mais: os principais poderes da Capitã Marvel em seu filme solo
capitã marvel
7 perguntas de Capitã Marvel que ficaram sem respostas
capitã marvel
Capitã Marvel pode ter criado os Novos Vingadores; entenda
whatsapp
Não pode ouvir agora? Aplicativos convertem áudios do WhatsApp em texto
iFood começa a testar entrega de refeição com drones
Mark Zuckerberg fala em unificar WhatsApp, Instagram e Messenger
Samsung anuncia o Galaxy Fold, seu primeiro smartphone dobrável