Quem nunca ficou com essa famosa dúvida na cabeça: afinal de contas, qual Pokémon escolher no início de cada um dos jogos da série? Essa uma escolha muito importante, que ajuda a definir os caminhos do jogador durante sua jornada até se tornar o campeão do continente.
Esse é um costume que sempre esteve presente dos jogos principais da série: o jogador precisa escolher um Pokémon do tipo fogo, água ou grama, apesar de algumas exceções que já apareceram. Além disso, seu rival tem o hábito de ficar com o monstrinho que possui vantagens contra o que foi escolhido pelo jogador.
No total, 26 Pokémon já receberam a honra de serem os iniciantes de cada um dos games principais da franquia. Confira abaixo todos eles, levando em conta cada um dos continentes, e suas peculiaridades.
Kanto – Bulbasauro, Charmander, Squirtle, Pikachu e Eevee
Os primeiros Pokémon que receberam essa honra, além de serem os mais clássicos e famosos da franquia. Ao iniciar sua jornada em Kanto, o Professor Carvalho oferece Bulbasauro, Charmander e Squirtle para o jogador escolher.
Pokémon Yellow é baseado no anime da franquia. Assim, o jogador não tem outra opção a não ser escolher Pikachu como Pokémon iniciante. E no game Pokémon: Let’s Go Eevee, remake de Yellow, Eevee é a única opção do jogador.
Johto – Chikorita, Cydaquil e Totodile
Os Pokémon da região de Johto são oferecidos ao jogador pelo Professor Elm na cidade de New Bark. Aqui, o rival do jogador aparece apenas em um determinado momento do jogo, após roubar o monstrinho tipo que tem vantagem contra o escolhido no início do game.
Hoenn – Treecko, Torchic e Mudkip
No continente de Hoenn, o Professor Birch pede ajuda após começar a ser perseguido por um Poochyena. O jogador, então, precisa escolher um dos três monstrinhos que estão na mochila do personagem.
Após conseguir espantar o Poochyena, Birch agradece a ajuda e permite que o jogador fique com o Pokémon escolhido para iniciar sua jornada.
Sinnoh – Turtwig, Chimchar e Piplup
Em Sinnoh, o jogador e seu rival são perseguidos por dois Starly ao chegarem em um lago. Sem outra opção, precisam escolher um dos Pokémon iniciantes que estão na maleta do Professor Rowan, que a esqueceu no local.
Pokémon Diamond e Pearl, que se passa no continente de Sinnoh, foi o primeiro a mostrar um terceiro treinador escolhendo o Pokémon iniciante restante. Ele é do tipo que possui desvantagem em relação ao do jogador, mas que leva vantagem contra o de seu rival.
Unova – Snivy, Tepig e Oshawott
Pela primeira vez, um game da franquia contou com uma professora. No caso, Juniper, que deu como presente para a mãe do jogador um dos três monstrinhos iniciantes. Dois amigos do protagonista acabam ficando com os Pokémon restantes.
A escolha do jogador determina quem será o líder de ginásio da cidade de Striaton (que tem criaturas do tipo que levam vantagem), bem como o Pokémon que o protagonista ganha na área conhecida como Dreamyard.
Kalos – Chespin, Fennekin e Froakie
Em Kalos, o jogador escolhe seu Pokémon inicial de Tierno, a pedido do Professor Sycamore. Dois amigos do treinador também acabam escolhendo os monstrinhos restantes.
O Pokémon escolhido determina qual dos pássaros lendários irá aparecer em Kalos após o jogador vencer a Liga do continente. A escolha de Chespin faz Articuno aparecer, Fennekin resulta na chegada de Zapdos e Froakie é o responsável pela aparição de Moltres.
Alola – Rowlet, Litten e Popplio
O Professor Kukui é o responsável por entregar o Pokémon iniciante na região de Alola. Hau, amigo do protagonista, acaba escolhendo o tipo que leva desvantagem.
Mais tarde, nas batalha de defesa de título, é preciso enfrentar o próprio Professor Kukui, que possui a evolução final do Pokémon iniciante que leva vantagem contra o do jogador. O mesmo também acontece com a evolução do Eevee da Hau.
Galar – Grookey, Scorbunny e Sobble
Em Pokémon Shield & Sword, que acaba de ser lançado, o jogador escolhe o iniciante graças a Leon, campeão do continente de Galar, sem a presença da figura de um professor.
Leon acaba ficando com a criatura que leva vantagem e utiliza sua forma final na grande luta decisiva contra o jogador.