Por que chegou a hora de encerrar a franquia Velozes e Furiosos?

Quando o primeiro Velozes e Furiosos chegou aos cinemas, no meio de 2001, o filme se tornou um sucesso surpreendente e chegou a arrecadar US$ 207 milhões de bilheteria. Apesar disso, ninguém iria imaginar que a franquia acabaria se tornando uma das mais populares do cinema atualmente. Cada filme lucrou cada vez mais, sendo que Velozes e Furiosos 7 chegou a marca de US$ 1,5 bilhão ao redor do mundo, se tornando a sexta maior bilheteria da história.

Mas apesar do lançamento de Velozes e Furiosos 8, que acontece nesta quinta-feira (13), talvez seja melhor para a série encerrar seu ciclo num futuro próximo.

Apesar dos títulos anteriores da série chamarem a atenção do público, o sucesso de Velozes e Furiosos 7 pode ser considerado o ápice da série. O filme reuniu estrelas como Vin Diesel, Jason Statham e Dwayne “The Rock” Johnson, além do veterano Kurt Russell, o que o fez parecer uma espécie de “Mercenários Júnior.”

fandf1

Só que tal aproximação já provou ter suas limitações em longo prazo, e criar uma linha de filmes que aparenta não ter fim, utilizando tal filosofia, é uma forma de desgastar a franquia, até mesmo para seus fãs.

A morte de Paul Walker

Além disso, por mais trágica que tenha sido a morte do ator Paul Walker, é possível dizer que os números de bilheteria de Velozes e Furiosos 7 foram impulsionados pelo desejo dos fãs de verem sua última aparição na série, além da curiosidade de descobrir como Brian O’Conner deixaria a história.

fandf2

Esses momentos comoventes – que serviram de inspiração para o hit “See You Again”, de Wiz Khalifa – provaram ser os mais emocionantes da história de Velozes e Furiosos. Acabou adicionando certo sentimentalismo a um filme cheio de cenas de ação exageradas e com uma história secundária melodramática,  que envolve a amnésia da personagem Letty (interpretada por Michelle Rodriguez).

Veja também:  Entenda as duas cenas pós-crédito de Pantera Negra

Essa profunda e sincera despedida de Walker/O’Conner encerra uma dinâmica entre personagens que sempre foi um dos carros-chefes da franquia. Existe uma razão para muitos fãs considerarem + Velozes, + Furiosos e Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio os filmes mais fracos da série: são os únicos que não tem a presença de Dominic Toretto (interpretado por Vin Diesel) e Brian O’Conner juntos.

Novos rumos são necessários

Com o fim do “bromance” entre Toretto e O’Conner, bem como a saída de Mia Toretto (interpretada por Jordana Brewster) por conta da ausência de O’Conner, a franquia terá de mudar seu foco nos dois protagonistas restantes do filme original: Dom e Letty. O romance entre os dois já teve seus altos e baixos desde que eles retornaram a franquia em 2009, e agora que estão casados, é possível que haja pouca razão emocional para manter a franquia andando a todo vapor.

Deckard Shaw (interpretado por Jason Statham) foi o vilão do sétimo filme, e retornará para o oitavo. Mas esse ciclo de vingança deve se desgastar rapidamente, o que significa que medidas drásticas devem ser feitas para que Velozes e Furiosos continue na ativa.

fandf3

A Universal, responsável por Velozes e Furiosos, com certeza encontrou uma franquia valiosa, e é improvável que queira abrir mão dela logo. Mas precisará estabelecer uma data para seu fim em um futuro próximo. Alguns rumores dizem que o décimo filme deve ser o ponto final da série, o que daria aos produtores um tempo para explorar seus personagens e ganhar mais alguns bilhões de dólares, antes de colocá-la para dormir.

Como a franquia está demonstrando ter sinais de cansaço criativo, essa talvez seja a melhor decisão. E, claro, isso não inclui o desenvolvimento de uma série de filmes do personagem Luke Hobbs (interpretado por Dwayne Jonhson), que já é alvo de rumores há algum tempo, bem como a expansão da série em um universo cinematográfico.

Veja também:  Primeiro trailer de Velozes e Furiosos 8 é lançado; assista

Texto adaptado do artigo de Robert Yaniz Jr., para o site CheatSheet

Deixe seu voto

1 point
Up Down

Votos totais: 1

Up: 1

Porcentagem de upvotos: 100.000000%

Down: 0

Downvotes percentage: 0.000000%


Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar video no canal!) Clique aqui!

Seja bem vindo ao Ei Nerd.

ou

Esqueceu a senha?

Não tem uma conta? Cadastre-se

Forgot your password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Fechar
de

Processando arquivos...

Coisas da década de 80 que podem aparecer em Mulher-Maravilha 1984
Last of Us II, Anthem e mais: os 15 games de maior destaque na E3 2018
Wolverine retorna aos quadrinhos com um novo poder assustador; confira
Fallout 76, Elder Scrolls VI e mais: destaques dos 2 primeiros dias da E3
Guardiões da Galáxia Vol. 3 será o último filme da saga, diz James Gunn
Millie Bobby Brown deixa o Twitter após montagens homofóbicas
Brie Larson fala sobre o tamanho do poder da Capitã Marvel
Cena de Vingadores 4 sobre viagem no tempo é falsa, segundo site
Stan Lee consegue ordem de restrição contra seu cuidador
Nos quadrinhos, Mulher-Maravilha já foi assediada pelo chefe dela
Homem de Ferro e Vespa se beijam em capa de nova HQ
Alvo de acusações, assistente de Stan Lee é preso nos EUA
Personagens de Death Note não serão jogáveis em Jump Force
Filme de Dragon Ball Super será lançado no Brasil pela Fox
Spoilers de Boruto revelam motivação do ataque dos Otsutsuki
Truque da ferramenta ninja é exposto em Boruto: Naruto Next Generations
Personagens de Death Note não serão jogáveis em Jump Force
Loja online para Nintendo Switch finalmente chega no Brasil
Caminhão da Sony com PlayStation 4 vai rodar o Brasil
Jogo de Stranger Things está sendo desenvolvido pela Netflix