Por que muitos jogadores odiaram Pokémon Go?

Apesar de Pokémon Go quebrar recordes de downloads e atrair mais jogadores do que qualquer app na história, muitos fãs já abandonaram o jogo em menos de um mês após o lançamento e, em alguns casos, o fervor inicial dos usuários se transformou em ira. Aqui estão algumas razões pelas quais os jogadores odiaram Pokémon Go.

O bug das três pegadas

pokémon go três patas

Quando Pokémon Go foi lançado, o jogo incluiu um recurso que permitia aos jogadores localizarem Pokémons nas proximidades com alguma precisão. Em vez de vagar sem rumo esperando por um encontro ao acaso, os monstros da sua vizinhança apareciam numa grade e cada um era acompanhado por um ícone que incluía uma, duas ou três pegadas, dependendo da distância entre você e o Pokémon. Este recurso parou de funcionar, no entanto, deixando todos os jogadores perseguindo um ícone de três etapas inútil. Apenas imagine quantas pessoas não perderam tempo dando voltas inúteis atrás de um Snorlax pra encontrar um Zubat.

Termos de serviço

pokémon go pokévision

Quando a característica mais atraente e essencial do jogo foi pro saco, um site chamado Pokévision emergiu. Mesmo que o site quebrasse os termos de serviço da Niantic, seus servidores indicavam a localização dos Pokémons, fornecendo uma ferramenta extremamente útil pra compensar um recurso que não estava funcionando e ainda não mostrou sinais de ser consertado. Infelizmente, depois de algumas semanas, a Niantic forçou o Pokévision a ser desligado. Este foi um ponto de ruptura pra muitos jogadores, que não foram tímidos em expressar sua frustração online. Os desenvolvedores explicaram mais tarde em um post que o roubo de dados estava causando um dreno significativo sobre seus servidores e impedindo-os de lançarem o jogo em mais países. Será que isso explica tanta demora pro lançamento no Brasil?

Veja também:  It - A Coisa: os principais Easter Eggs e referências do filme

Atualizações

mr mime pokémon

Na época da morte do Pokévision, a Niantic também empurrou uma pequena atualização pro jogo. Enquanto os jogadores ficaram inicialmente animados ao ver seus telefones baixando uma versão atualizada do Pokémon Go, a nova versão só aumentou os problemas do aplicativo. Em vez de corrigir quaisquer bugs, como o congelamento do aplicativo depois de capturar monstros importantes ou GPS impreciso, a Niantic só fez pequenas mudanças cosméticas e removeu completamente a capacidade de rastreamento do jogo em vez de corrigi-la. Os usuários começaram a entrar em contato com suas respectivas lojas de aplicativos pedindo por reembolso e a Niantic se tornou mais odiada do que o Mr. Mime.

Jogadores especularam que as pequenas atualizações subsequentes foram feitas no interesse de enterrar um recente influxo de classificações de uma estrela, pois algumas das lojas de aplicativos só refletem as classificações da versão mais recente de um aplicativo. Uma pequena mudança no código do jogo e a Niantic limpou a lousa.

Manipulação de microtransações

pokémon go zubat

Uma atualização do jogo também convenientemente incluiu um bug que tornou Pokémons mais difíceis de capturar. Alguns jogadores negaram que o jogo tinha aumentado em dificuldade, apesar de terem visto um humilde Caterpie fugir de um arremesso perfeito. A Niantic confirmou o bug, mas não ofereceu uma solução imediatamente. Neste ponto, os jogadores foram rápidos em reparar que este bug impulsionou as compras na loja do jogo. Com a confiança entre os jogadores e a Niantic já abalada, muitos especularam que a mudança não foi um erro, mas a Niantic mexendo propositadamente no sistema de jogo pra ganhar mais dinheiro.

Sem respostas

equipe rocket pokémon

Os jogadores enviaram emails freneticamente pra Niantic a pedido de soluções pra todos estes problemas, mas descobriram que o endereço de e-mail que a desenvolvedora tinha fornecido pra suporte ao cliente não estava sendo monitorado. Usuários do Reddit coordenaram massas de jogadores de Pokémon Go pra entrarem em contato com a Apple e o Android e informá-los sobre as informações de contato inúteis, uma violação dos termos de serviço das lojas. Dicas foram lançadas sobre como solicitar com sucesso um reembolso com base na não-entrega do serviço e a Niantic ficou sob ataque total de uma base de usuários justificadamente chateados com um jogo que tinha características falhas ou excluídas diariamente.

Veja também:  Mass Effect Andromeda: confira as análises que o jogo tem recebido

Pokéstops indevidos

enfermeira joy ash pikachu mist pokémon

A Niantic recebeu numerosas queixas sobre Pokéstops não apropriados, desde residências pessoais até um museu do Holocausto. Recentemente, os jogadores começaram a ver a primeira grande onda de fechamentos de Pokéstop. Como observado no Reddit, estes encerramentos começaram quando Niantic começou a desligar Pokéstops em hospitais, que infelizmente também incluiu o fechamento de hospitais pra crianças, sem o consentimento de cada local. Muitos jogadores postularam que recurso AR do jogo poderia ser uma violação dos regulamentos da HIPAA devido ao potencial uso de telefones com câmera, mas isso não fez muito pra acalmar a decepção das inúmeras crianças que não podiam deixar o hospital e já não tinham nenhum ginásio ou Pokéstop disponíveis. Daí em diante, a Niantic sentiu na pele o que a Nintendo sentiu depois daquele infame episódio do Porygon.

Comunicação

pokémon go staryu

No meio da rebelião gamer, Brian Rose, o ex-gerente da comunidade da Niantic, falou no Twitter sobre como a situação foi negligenciada pela empresa, marcando a primeira vez que qualquer um associado à Niantic realmente respondeu às reclamações dos jogadores. Apesar da Niantic finalmente ter ido ao Twitter e ao seu próprio blogue pra atualizar os jogadores, pra muitos, estas medidas foram pequenas e atrasadas demais.

Futuro

pokémon go plus

Depois de quase um mês de silêncio sobre as mudanças e erros, a Niantic finalmente começou a se comunicar com os usuários. A comunidade atualmente parece estar convencida de que os problemas do Pokémon Go foram, pelo menos, reconhecidos, mesmo que nenhum dos bugs tenha sido efetivamente corrigido ainda. Com o lançamento do dispositivo pseudo-smartwatch Pokémon Go Plus anunciado, o jogo vai ficar ainda mais divertido… Ou ainda mais bugado.

Fonte: http://www.looper.com/21380/players-turned-pokemon-go/


Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar video no canal!) Clique aqui!

Seja bem vindo ao Ei Nerd.

ou

Esqueceu a senha?

Não tem uma conta? Cadastre-se

Forgot your password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Fechar
de

Processando arquivos...

Crítica: Melhoras e novidades fazem Deadpool 2 ser superior ao original
10 piadas que o Deadpool fez com a Marvel e a DC nos quadrinhos
Ryan Reynolds tentou fazer filme do Deadpool antes de X-Men Origens
Vingadores: Guerra Infinita pode corrigir a linha do tempo da Marvel?
Sequência de Deadpool 2 pode ser Deadpool 4, segundo roteiristas
Site vende ‘passaportes’ incríveis de Wakanda, país de Pantera Negra
Jornalista impressiona Ryan Reynolds com paixão por Deadpool; assista
Nova fase do Universo Marvel nos cinemas terá heróis inesperados
Jornalista impressiona Ryan Reynolds com paixão por Deadpool; assista
Qual é a orientação sexual do Deadpool? Cocriador explica
Stan Lee processa sua antiga empresa por US$ 1 bilhão em danos
deadpool
O Deadpool realmente matou todo o Universo Marvel nos quadrinhos?
Dragon Ball: banda termina show com pose das Forças Especiais Ginyu
Dragon Ball ganhará novo anime baseado no game Dragon Ball Heroes
Seria Bills e Whis o primeiro casal gay de Dragon Ball?
anime friends
Pela primeira vez, evento Anime Friends terá show de artista virtual
Registro de domínios pode ter revelado games de Pokémon para Switch
Activision revela novo Call of Duty: Black Ops 4; assista ao trailer
Game Dragon Ball Heroes revela novo guerreiro Saiyajin maligno
Batman vs Superman quase teve arco inspirado em Injustice