O Homem-Formiga deve ser um personagem importante para Vingadores: Ultimato, por conta do seu conhecimento do Reino Quântico, único local que possui um meio da equipe voltar no tempo e reverter o estalo de Thanos. O herói apareceu em apenas três filmes da franquia até o momento, mas ele possui poderes únicos que lhe permitem fazer uma infinidade de coisas que outros personagens não conseguem.
Com isso em mente, confira os principais poderes do Homem-Formiga no Universo Cinematográfico da Marvel (UCM).
O traje do Homem-Formiga
Como todos já sabemos, o Homem-Formiga conseguiu seus poderes graças ao traje desenvolvido pelo cientista Hank Pym, que era o Homem-Formiga original. Com ele, Scott Lang consegue diminuir de tamanho com o simples abertar de botões que ficam em suas mãos e ficar do tamanho de uma formiga. O mais curioso é que nesta forma, o personagem se torna muito mais forte que um humano comum e consegue realizar outros feitos que vão além da capacidade humana.
Com certeza, a grande vantagem da habilidade mais famosa do Homem-Formiga é poder encolher e se esconder ou infiltrar em lugares que nenhum outro herói teria capacidade. Por exemplo, durante a Guerra Civil, Scott conseguiu recuperar o escudo do Capitão América após ele ter sido pego Homem-Aranha e não foi notado por Peter Parker.
Pouco depois, conseguiu entrar na armadura do Homem de Ferro sem ser notado por Tony Stark, sabotando-a temporariamente antes de ser expulso de lá.
Os discos com as partículas Pym
Outra parte importante do traje do Homem-Formiga são os discos, do tamanho de uma moeda e que contém as partículas desenvolvidas por Hank Pym. Os discos com centro vermelho diminuem o tamanho de seus alvos, enquanto os que têm centro azul resultam em crescimento.
No seu primeiro filme, Scott usou um disco de centro azul para conseguir escapar do Reino Quântico. E na Guerra Civil, usou o mesmo disco para jogar um caminhão tanque na direção do Máquina de Combate, contando com uma ajudinha do Capitão América.
Força
Agora, vamos falar a respeito da força que Scott Lang ganha ao diminuir seu tamanho. Hope van Dyne explicou a Scott que neste estado, ele ainda mantém a mesma força de uma pessoa comum, mas como ela fica concentrada nos seus punhos, ele pode facilmente matar uma pessoa com um único soco.
Um bom exemplo disso ocorreu em seu primeiro filme, em que ele conseguiu dar um soco na janela de um helicóptero sem maiores problemas, além da cena em que enfrentou e derrotou tranquilamente os seguranças do vilão Darren Cross/Jaqueta Amarela.
Gigante
Scott também ficou conhecido por conseguir se transformar em um gigante graças a uma atualização feita em seu traje em Capitão América: Guerra Civil. E, claro, ele fica ainda mais forte que o normal.
Por exemplo, enquanto enfrentava o time do Homem-Ferro na Guerra Civil, ele arrancou a asa de um avião com enorme facilidade e a usou para atacar Tony Stark. Houve outro momento em que ele chutou um ônibus na direção do Pantera Negra como se o veículo fosse feito de brinquedo.
No entanto, em Homem-Formiga e a Vespa, descobrimos que a forma Gigante tem um contratempo: ela não pode ser usada por muito tempo por causar um grande cansaço em seu usuário. No início do filme, Bill Foster afirmou que passou dias dormindo após ficar algum tempo deste jeito.
O próprio Scott desmaiou de cansaço na parte final do filme e por pouco não morreu afogado, sendo salvo por Hope van Dyne.
Manipulação de formigas
Por fim, com o uso de um comunicador especial, Scott Lang também é capaz de manipular formigas a seu favor, já que a tecnologia afeta os feromônios delas, que assim, começam a obedecem suas ordens.
Elas podem criar pontes e atacar ou distrair alvos específicos. O herói também costuma usar algumas delas para conseguir voar e chegar rapidamente a certos lugares sem ser notado.