Punho de Ferro é mesmo tão ruim quanto dizem?

Desde que a Netflix lançou a primeira temporada de Demolidor, a expectativa em torno das séries de televisão de super-heróis foi elevada a um nível imprevisivelmente alto. De repente, os programas de nível intermediário como Flash e Arrow causavam vergonha alheia, enquanto mais esforços experimentais, como a Legion da FX, começaram a tomar posse. Basta dizer, o império Netflix da Marvel redefiniu o nível de exigência do público. Contudo seu sucesso foi uma espada de dois gumes e isso é mais evidente em sua última série, Punho de Ferro.

O padrão pelo qual julgamos as séries de televisão de super-heróis mudou dramaticamente desde que a Marvel uniu forças com a Netflix. Isso criou um momento infeliz pra um show completamente médio como Punho de Ferro. Pelo antigo padrão definido por Arrow, Punho de Ferro cai firmemente no nível “aceitável”. Mas vivemos em um mundo pós-Demolidor agora e, por isso, estamos operando em uma escala completamente diferente.

Punho de Ferro e o elefante na sala

punho de ferro netflix

Seria negligência não discutir brevemente o debate em curso sobre a escalação do protagonista Punho de Ferro como Finn Jones. Muitos fãs sentiram que a Marvel perdeu uma oportunidade valiosa pra diversificar o mundo dos super-heróis de televisão quando escolheu um ator caucasiano pra preencher o papel e, em muitos sentidos, esses sentimentos são justificados. Por outro lado, Jones também se encaixa com a série de quadrinhos.

A decisão tem mergulhado o show em controvérsia desde tal anúncio e faz com que a atuação do protagonista exija ainda mais carisma e habilidade.

Isso leva à questão de saber se Rand sai como o mestre de Kung Fu caucasiano. O Punho de Ferro da Netflix contorna ligeiramente essa questão fazendo com que seu herói titular gaste seus anos de treino em uma dimensão separada, embora isso seja só mais uma resistência a assumir a apropriação cultural persistente. No final do dia, as pessoas em ambos os lados do debate provavelmente não vão mudar de ideia depois de assistir a série, especialmente enquanto o debate continuar gerando raiva em toda a internet.

Punho de Ferro é lento

punho de ferro netflix 4

Ritmo tem sido frequentemente o maior problema em todos os shows da Marvel na Netflix, e Punho de Ferro sofre com isso mais do que qualquer um dos seus antecessores. As coisas começam um tanto rochosas com os primeiros episódios apresentando pouco conteúdo pra impulsionar a narrativa real e um monte de cenas do Danny Rand tentando convencer as pessoas que ele é quem diz ser depois de desaparecer por 15 anos. Sendo assim, fica difícil de se apegar à série no início.

Punho de Ferro pega no tranco

punho de ferro netflix 3

A maior frustração que tive nos primeiros episódios foi que o ritmo realmente não pegou até o sexto episódio – funcionalmente, o ponto intermediário numa temporada de 13 episódios. Incidentalmente, esse sexto episódio é dirigido pelo Clã de Wu-Tang, RZA, que traz uma estética intrigante – e muito necessária – à série.

Punho de Ferro teria sido bem servido, se os eventos desse episódio tivessem ocorrido muito mais cedo na série. Grande parte do movimento da história inicial funcionou como pouco mais do que encheção de linguiça.

Punho de Ferro luta pra encontrar um propósito

punho de ferro netflix 2

Cada série da Marvel na Netflix antes de Punho de Ferro tem um subtexto forte. Pra Demolidor, temos uma profunda declaração sobre a moralidade e quais linhas um herói deve – e não deve – atravessar. Jessica Jones apresentou um impressionante comentário sobre estupro e consentimento. Luke Cage, por sua vez, fez uma declaração ousada sobre etnias.

Punho de Ferro não tem essa estrutura temática e o resultado é uma narrativa com uma tendência à deriva sem rumo. Às vezes, a história consegue encaixar novamente em um foco – principalmente naquele sexto episódio mencionado -, mas ainda há uma notável falta de finalidade no arco maior.

Jessica Henwick é a revelação como Colleen Wing

punho de ferro netflix collen wing

Enquanto o personagem de Danny Rand não tem a complexidade de seus colegas Defensores, Colleen Wing é, de longe, a personalidade mais intrigante de Punho de Ferro. Muitas vezes, você vai se encontrar questionando por que esta série não é toda sobre ela. Colleen é uma lutadora asiática-americana que ajuda a manter crianças fora das ruas ensinando-lhes artes marciais em seu dojo. É uma narrativa com muito mais atração do que a própria história de Rand, “o rapaz branco rico que aprende a lutar contra monges mágicos”. Agora, só nos resta esperar por uma série spinoff de Colleen Wing e Mercedes Knight.

Punho de Ferro tem uma história de origem muito familiar

arrow

A premissa por trás da transformação de Danny Rand em Punho de Ferro é muito familiar: um herdeiro de uma fortuna de família desaparece em algum lugar da Ásia e reaparece com habilidades especiais pronto pra reassumir o seu lugar como chefe de sua empresa enquanto atua clandestinamente como super-herói. Na DC, nós vimos isso com Bruce Wayne e, mais recentemente, com Oliver Queen em Arrow. E embora seja difícil criticar o Punho de Ferro por puxar sua origem diretamente das páginas de seu próprio material de origem, é uma história que já foi contada milhares de vezes.

Punho de Ferro não é tão ruim quanto muitos críticos querem que você acredite

punho de ferro netflix 5

O consenso crítico inicial pra Punho de Ferro está longe de ser positivo. Io9 classificou a série como “Marvel and Netflix’s first big failure” – a primeira grande falha da Marvel e da Netflix em português -, enquanto a Variety chegou a afirmar que “nenhum elemento desta peça funciona”. Eu encontrei um bom bocado de problemas na série, mas não é um completo e absoluto desastre. Mais do que isso, considerando que a segunda metade da temporada é tão interessante quanto o sexto episódio, precisamos levar em consideração a virada de jogo final. Sua falha fatal é que Punho de Ferro veio após séries muito superiores como Demolidor e Jessica Jones.

O clímax do Punho de Ferro

punho de ferro netflix tattoo

Como Punho de Ferro levou uma meia-temporada inteira pra desvendar sua história, é difícil adivinhar o que os próximos sete episódios podem trazer. E sim, é sempre bom ser surpreendido, mas depois de seis episódios, é revelado uma boa compreensão sobre a direção da história.

Jessica Jones culminou em um confronto com Kilgrave. A luta final entre Demolidor e o Rei do Crime foi praticamente uma inevitabilidade na primeira temporada do show. Sem spoilers: Punho de Ferro tem um clímax satisfatório em seu próprio direito.

Punho de Ferro é vítima dos nossos próprios padrões elevados

os-defensores

No vácuo, Punho de Ferro é uma série de super-heróis perfeitamente OK. O problema é que a Marvel já provou que pode fazer melhor e isso define expectativas pra qualquer coisa nova que ela criar. Operando em padrões pré-Demolidor, Punho de Ferro é uma história divertida, embora com muitas falhas na adaptação de quadrinhos. É realmente apenas uma questão de onde você define a sua própria expectativa. Essa série é bastante medíocre em relação a seus antecessores, mas ainda consegue decolar após um começo lento.

Quem sabe o Punho de Ferro não precise de mais tempo de tela pra cativar, como aconteceu com o Capitão América, ou de uma mudança de ator, como com o Hulk.

Deixe seu voto

4 points
Up Down

Votos totais: 14

Up: 9

Porcentagem de upvotos: 64.285714%

Down: 5

Downvotes percentage: 35.714286%


Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar video no canal!) Clique aqui!

Seja bem vindo ao Ei Nerd.

ou

Login

Esqueceu a senha?

Não tem uma conta? Cadastre-se

Fechar
de

Processando arquivos...

panteranegra-capa
Pantera Negra: os melhores momentos do segundo trailer
ligadajustiça-supermancapa
Liga da Justiça: como o Superman pode retornar para o filme?
novosmutantes-capa
Os Novos Mutantes: quem são os membros da jovem equipe?
flash-temporada4capa
Flash, temporada 4: qual o significado das frases ditas por Barry?
panteranegra-capa
Pantera Negra: os melhores momentos do segundo trailer
Ator revela cena alternativa cortada do final de It: A Coisa
Cena cortada de It: A Coisa mostraria Pennywise comendo bebê
Jogos Mortais Jigsaw mostra trailer de recapitulação da franquia
Jogos Mortais: Jigsaw mostra trailer de recapitulação da franquia
chiquinha stranger things
Netflix coloca Chiquinha em cenas de Stranger Things; assista
ligadajustiça-supermancapa
Liga da Justiça: como o Superman pode retornar para o filme?
novosmutantes-capa
Os Novos Mutantes: quem são os membros da jovem equipe?
fb the weeknd starboy
The Weeknd vira super-herói de quadrinho pela Marvel
comiccon-capa
Comic Con de Nova Iorque: 10 grandes anúncios que podem ser divulgados no evento
Dragon Ball Super pode trazer nova fusão em próximo episódio da saga
Dragon Ball Super pode trazer nova fusão em próximo episódio da saga
Jiren Goku Poder Descoberto
Dragon Ball Super: poder de Jiren foi finalmente descoberto?
Naruto Uzumaki
Aniversário de Naruto Uzumaki é celebrado nas redes sociais
Pokémon Jigglypuff volta ao anime depois de 14 anos
Pokémon: Jigglypuff volta ao anime depois de 14 anos
Assassins Creed Origins assista ao novo trailer em live-action
Assassin’s Creed Origins: assista ao novo trailer em live-action
Tamagotchi completa 20 anos e ganha nova versão em novembro
Tamagotchi completa 20 anos e ganha nova versão em novembro
comiccon-capa
Comic Con de Nova Iorque: 10 grandes anúncios que podem ser divulgados no evento
stranger things the game
Stranger Things lança jogo retrô gratuito para celulares