Quais falhas de Guardiões da Galáxia Vol. 2 podem ser corrigidas para Vol. 3?

Guardiões da Galáxia Vol. 2 já está nos trilhos para ser um dos principais filmes desse ano, após arrecadar mais de US$ 100 milhões de bilheteria no seu final de semana de estreia, e parece que não irá parar por aí. A equipe mostrou que um grupo de personagens relativamente desconhecidos podem se tornar verdadeiros protagonistas, se tiverem toda a atenção necessária.

A sequência é um filme muito bom. Só que existem algumas falhas que o impedem de se tornar um verdadeiro hit, e que podem ser corrigidos para a terceira parte da trilogia. Se o diretor James Gunn e a Marvel Studios checarem o que deu certo e o que deu errado em Vol. 2, e fazerem as devidas correções em Vol. 3, ele pode ser um dos maiores filmes de super-heróis da história.

O grande problema da sequência é a transformação das personalidades dos Guardiões em algo em forma de paródia. Isso costuma ser chamado de “Flanderização”, nomeado após o personagem Ned Flanders, de Os Simpsons, que se transformou de um devoto e educado vizinho para uma figura caricata e cômica. Joey, de Friends, e a Harley Quinn são outros bons exemplos. E foi mais ou menos o que aconteceu com Drax em Vol. 2.

Drax é quem sofre com a maior “Flanderização”, possivelmente por conta da aproximação cômica do ator Dave Bautista, que foi uma surpresa agradável no primeiro filme. Mas Gunn e Bautista quiseram seguir esta linha na sequência, o que acabou fazendo Drax ser um personagem inconveniente em muitas cenas. Especialmente aquelas que envolviam Mantis, e suas piadas não são tão legais quanto no primeiro filme.

Isso é algo que pode ser facilmente consertado para o próximo filme, e pode ser expandido para outros personagens. Por exemplo, enquanto que o Baby Groot é legal e fofinho, ele parece um personagem completamente distinto do sábio e protetor Groot do primeiro filme, e a dinâmica da equipe precisou mudar por conta disso. Os momentos finais do filme sugerem que não teremos um Groot adulto novamente em Vol. 3, o que é uma pena, se considerarmos o quanto ele foi perfeito no original.

guardioes2groot

Outro grande problema do filme é que ele parece ter medo entrar na área emocional, já que vários momentos do tipo são interrompidos por uma piada, o que atrapalha o desenvolvimento dos personagens. Isso não quer dizer que Guardiões da Galáxia não deva ter piadas, mas existem um momento e lugar para isso. Durante o filme, Gunn parece querer garantir para a audiência que Guardiões da Galáxia Vol. 2 ainda é um filme de comédia, e isso não funciona muito bem. Os personagens já possuem presenças fortes e marcantes nos quadrinhos e nas telonas, mas na maior parte do longa, Gunn parece ter medo de explorar suas nuances verdadeiras.

No entanto, o ato final do filme é facilmente o melhor construído e o mais memorável, e muito disso se deve justamente as fortes interações dos personagens e a ressonância emocional que toma conta dos espectadores. Os momentos entre Peter e seu pai Ego e/ou Gamora e sua irmã Nebulosa ganham um respiro nas cenas finais do longa, e os personagens parecem estar mais felizes com isso.

A trilha sonora é uma parte muito importante da popularidade dos Guardiões da Galáxia, e a decisão de incluir hits populares e esquecidos dos anos 70 foi uma jogada de mestre. Incorporá-las a partir do “Mix Incrível” de músicas de Peter foi algo genial. Só que o novo filme parece se inspirar até demais nas canções escolhidas dessa vez, ao ponto de fazer um imenso esforço para garantir que a trilha sonora funcione, o que pode te puxar para fora da história.

guardioes2mixincrivel

Uma das melhores coisas que Guardiões da Galáxia Vol. 2 fez foi trazer novos personagens para a história, como Mantis, Taserface, Stakar e os demais saqueadores. Para Vol. 3, Gunn e a Marvel poderiam pensar seriamente em trazer Phyla-Vell e Serpente da Lua para a equipe. Recentemente, Gunn deu uma pista de que podem aparecer personagens LGBT no Universo Cinematográfico da Marvel (UCM), mas também utilizou a conversa de qualquer um pode ser LGBT, até que se mostre o contrário.

guardioes2phylavell

Phyla e Serpente (que são personagens LGBT) possuem uma longa associação com os Guardiões nos quadrinhos, e estão entre os responsáveis pela formação da atual equipe. Enquanto que, na televisão, a Marvel já apresentou alguns personagens LGBT, os filmes ainda não fizeram qualquer introdução a um personagem deste tipo, em quase 10 anos. Há uma ligação narrativa entre eles, já que nos quadrinhos, Serpente é filha de Drax, e ele faz menção a sua filha em Vol. 2. De forma similar, Phyla-Vell possui conexões com a Capitã Marvel, mas pode ser introduzida como Quasar, ou até mesmo como a quase desconhecida Martyr. As duas personagens possuem ligações profundas com o Universo Marvel, particularmente com Thanos, e a parte final da trilogia de Gunn se beneficiaria bastante com a presença das duas.

Em suma, Guardiões da Galáxia Vol. 2 é um filme muito bom, mas poderia ter sido melhor. Com certeza está na boca do povo e vai arrecadar verdadeiros milhões de bilheteria. Mas na hora de desenvolver o terceiro capítulo, Gunn e a Marvel não podem se basear nos aspectos que fizeram Vol. 2 ser mais fraco que o original, e o invés disso, trabalhar de uma forma distinta, para fazer a franquia ser a melhor possível.

Texto adaptado do artigo de Kieran Shiach, para o site CBR


Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar video no canal!) Clique aqui!

Seja bem vindo ao Ei Nerd.

ou

Login

Esqueceu a senha?

Não tem uma conta? Cadastre-se

Fechar
de

Processando arquivos...

Será que o Homem-Aranha introduziu o Quarteto Fantástico aos filmes da Marvel?
Dragon Ball Super: a parceria de Gohan e Freeza e a promessa de Vegeta
5 personagens que poderiam aparecer no filme solo da Viúva Negra
Por que demorou tanto para a Marvel fazer o filme solo da Viúva Negra?
Filme da Viúva Negra deve ser lançado em 2020, aponta rumor
Clipe de Pantera Negra mostra habilidades do traje do herói; assista
Rumores apontam Gata Negra em Homem-Aranha: De Volta ao Lar 2
A cena dos X-Men que Kevin Feige quer trazer para o Universo Marvel
Após Superman chinês, DC apresentará Aquaman norte coreano
Thanos tem seu nome de batismo revelado nos quadrinhos
Arco Doomsday Clock traz referência a história clássica do Batman
Marvel lançará plataforma para fãs escreverem as próprias HQs
Trailer de Dragon Ball FighterZ revela gameplay da Androide 21; assista
Gohan é eliminado do Torneio do Poder em Dragon Ball Super
Dragon Ball Super acaba em março, diz animador
Dragon Ball Super: Gohan será o próximo eliminado do Torneio do Poder?
Trailer de Dragon Ball FighterZ revela gameplay da Androide 21; assista
Série Castlevania da Netflix terá 2ª temporada com mais oito episódios
Hogwarts Mystery: jogo RPG de Harry Potter para celular ganha trailer; assista
Veja como será a versão Majin da Androide 21 em Dragon Ball FighterZ