guardioesintro2

Quais falhas de Guardiões da Galáxia Vol. 2 podem ser corrigidas para Vol. 3?

Guardiões da Galáxia Vol. 2 já está nos trilhos para ser um dos principais filmes desse ano, após arrecadar mais de US$ 100 milhões de bilheteria no seu final de semana de estreia, e parece que não irá parar por aí. A equipe mostrou que um grupo de personagens relativamente desconhecidos podem se tornar verdadeiros protagonistas, se tiverem toda a atenção necessária.

A sequência é um filme muito bom. Só que existem algumas falhas que o impedem de se tornar um verdadeiro hit, e que podem ser corrigidos para a terceira parte da trilogia. Se o diretor James Gunn e a Marvel Studios checarem o que deu certo e o que deu errado em Vol. 2, e fazerem as devidas correções em Vol. 3, ele pode ser um dos maiores filmes de super-heróis da história.

O grande problema da sequência é a transformação das personalidades dos Guardiões em algo em forma de paródia. Isso costuma ser chamado de “Flanderização”, nomeado após o personagem Ned Flanders, de Os Simpsons, que se transformou de um devoto e educado vizinho para uma figura caricata e cômica. Joey, de Friends, e a Harley Quinn são outros bons exemplos. E foi mais ou menos o que aconteceu com Drax em Vol. 2.

Drax é quem sofre com a maior “Flanderização”, possivelmente por conta da aproximação cômica do ator Dave Bautista, que foi uma surpresa agradável no primeiro filme. Mas Gunn e Bautista quiseram seguir esta linha na sequência, o que acabou fazendo Drax ser um personagem inconveniente em muitas cenas. Especialmente aquelas que envolviam Mantis, e suas piadas não são tão legais quanto no primeiro filme.

Isso é algo que pode ser facilmente consertado para o próximo filme, e pode ser expandido para outros personagens. Por exemplo, enquanto que o Baby Groot é legal e fofinho, ele parece um personagem completamente distinto do sábio e protetor Groot do primeiro filme, e a dinâmica da equipe precisou mudar por conta disso. Os momentos finais do filme sugerem que não teremos um Groot adulto novamente em Vol. 3, o que é uma pena, se considerarmos o quanto ele foi perfeito no original.

guardioes2groot

Outro grande problema do filme é que ele parece ter medo entrar na área emocional, já que vários momentos do tipo são interrompidos por uma piada, o que atrapalha o desenvolvimento dos personagens. Isso não quer dizer que Guardiões da Galáxia não deva ter piadas, mas existem um momento e lugar para isso. Durante o filme, Gunn parece querer garantir para a audiência que Guardiões da Galáxia Vol. 2 ainda é um filme de comédia, e isso não funciona muito bem. Os personagens já possuem presenças fortes e marcantes nos quadrinhos e nas telonas, mas na maior parte do longa, Gunn parece ter medo de explorar suas nuances verdadeiras.

No entanto, o ato final do filme é facilmente o melhor construído e o mais memorável, e muito disso se deve justamente as fortes interações dos personagens e a ressonância emocional que toma conta dos espectadores. Os momentos entre Peter e seu pai Ego e/ou Gamora e sua irmã Nebulosa ganham um respiro nas cenas finais do longa, e os personagens parecem estar mais felizes com isso.

A trilha sonora é uma parte muito importante da popularidade dos Guardiões da Galáxia, e a decisão de incluir hits populares e esquecidos dos anos 70 foi uma jogada de mestre. Incorporá-las a partir do “Mix Incrível” de músicas de Peter foi algo genial. Só que o novo filme parece se inspirar até demais nas canções escolhidas dessa vez, ao ponto de fazer um imenso esforço para garantir que a trilha sonora funcione, o que pode te puxar para fora da história.

guardioes2mixincrivel

Uma das melhores coisas que Guardiões da Galáxia Vol. 2 fez foi trazer novos personagens para a história, como Mantis, Taserface, Stakar e os demais saqueadores. Para Vol. 3, Gunn e a Marvel poderiam pensar seriamente em trazer Phyla-Vell e Serpente da Lua para a equipe. Recentemente, Gunn deu uma pista de que podem aparecer personagens LGBT no Universo Cinematográfico da Marvel (UCM), mas também utilizou a conversa de qualquer um pode ser LGBT, até que se mostre o contrário.

guardioes2phylavell

Phyla e Serpente (que são personagens LGBT) possuem uma longa associação com os Guardiões nos quadrinhos, e estão entre os responsáveis pela formação da atual equipe. Enquanto que, na televisão, a Marvel já apresentou alguns personagens LGBT, os filmes ainda não fizeram qualquer introdução a um personagem deste tipo, em quase 10 anos. Há uma ligação narrativa entre eles, já que nos quadrinhos, Serpente é filha de Drax, e ele faz menção a sua filha em Vol. 2. De forma similar, Phyla-Vell possui conexões com a Capitã Marvel, mas pode ser introduzida como Quasar, ou até mesmo como a quase desconhecida Martyr. As duas personagens possuem ligações profundas com o Universo Marvel, particularmente com Thanos, e a parte final da trilogia de Gunn se beneficiaria bastante com a presença das duas.

Em suma, Guardiões da Galáxia Vol. 2 é um filme muito bom, mas poderia ter sido melhor. Com certeza está na boca do povo e vai arrecadar verdadeiros milhões de bilheteria. Mas na hora de desenvolver o terceiro capítulo, Gunn e a Marvel não podem se basear nos aspectos que fizeram Vol. 2 ser mais fraco que o original, e o invés disso, trabalhar de uma forma distinta, para fazer a franquia ser a melhor possível.

Texto adaptado do artigo de Kieran Shiach, para o site CBR

Deixe seu voto

1 point
Up Down

Votos totais: 1

Up: 1

Porcentagem de upvotos: 100.000000%

Down: 0

Downvotes percentage: 0.000000%


Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar video no canal!) Clique aqui!

Seja bem vindo ao Ei Nerd.

ou

Login

Esqueceu a senha?

Não tem uma conta? Cadastre-se

Fechar
de

Processando arquivos...

gotepi6capa
Game of Thrones: 9 coisas que podem acontecer no episódio “Death is The Enemy”
gotepisodio5capa
Os principais questionamentos do 5º episódio da 7ª temporada de Game of Thrones
thanoscapa2
15 fraquezas de Thanos que você não conhecia
gotepi5capa
Game of Thrones: 9 coisas que devem acontecer no episódio ‘Eastwatch’
hbo hackers
Após vazamentos de Game of Thrones, HBO corta negociações com hackers
gotepi6capa
Game of Thrones: 9 coisas que podem acontecer no episódio “Death is The Enemy”
kilgrave jessica jones
David Tennant volta como Kilgrave na 2ª temporada de Jessica Jones
tom cruise
Tom Cruise quebra tornozelo em acidente no set de Missão Impossível 6
thanoscapa2
15 fraquezas de Thanos que você não conhecia
Superman Mulher-Maravilha Filho
Futuro filho de Superman e a Mulher-Maravilha é revelado
Heather Marvel DC
Funcionárias da Marvel sofrem com machismo na web e até DC entra no meio
dominócapa
15 fatos e curiosidades de Dominó, mutante que aparecerá em Deadpool 2
Pikachu Snapchat Filtro Novo
Snapchat apresenta finalmente seu novo filtro de Pikachu
Studio Ghibli filme Hayao Miyazaki
Studio Ghibli renasce para novo filme de Hayao Miyazaki
Indigo Ignited Anime
Assista ao episódio piloto do novo anime independente, Indigo Ignited
Transformers Animacao Filme
Transformers vai ganhar novo filme de animação da Hasbro
DOTA 2 OpenAI Campeao
OpenAI: Inteligência Artificial derrota campeão mundial de DOTA 2
man pods
Shopping na China cria cabines de games para maridos esperarem esposas durante compras
Valve Artifact Novo Jogo
Conheça Artifact, novo jogo de cartas da Valve baseado em DOTA 2
Naruto Boruto Shinobi Criar
Você pode criar seu próprio ninja em Naruto to Boruto: Shinobi Striker