Qual é o futuro do Batman dentro do universo de filmes da DC?

Se você está lendo este texto, com certeza já foi ao cinema assistir Liga da Justiça. E independente de sua opinião a respeito do filme, uma crítica que muitos fãs e especialistas fizeram sobre o longa tem relação com o papel do Batman dentro do longa.

Abaixo, você irá conferir qual deve ser o futuro de um dos personagens mais importantes das histórias em quadrinhos de superheróis. Nem é preciso dizer que o herói é de extrema importância para o andamento do Universo Estendido da DC (UEDC), mas todas as incertezas que ainda pairam sobre a franquia colocam a participação do Batman e de seu intérprete, o ator Ben Affleck, em jogo.

Afinal, qual é o futuro do Batman dentro do universo de filmes da DC?

O Batman que vimos até agora

batman-futuro1

Apesar do debute do Batman de Ben Affleck ser considerado bom em Batman v Superman, muitos fãs ainda consideraram essa versão mais violenta do herói  um pouco exagerada. Mas independente disso, existe um aspecto do desempenho de Affleck no papel que pode ser bem enaltecido. Diferente de outras versões, esse Batman arregaçou as mangas e fez um bom trabalho de detetive, mostrando a brilhante (e, às vezes, paranoica) mente de Bruce Wayne no processo. Vale lembrar que o personagem também é conhecido como O Maior Detetive do Mundo.

Mas isso não significa que as demais versões do Batman são ruins. Pelo contrário, cada uma teve seus pontos positivos e a ausência desse lado detetive não chegou a atrapalhar. Mas apesar do que acabou de ser dito, existe algo que precisa ser lembrado: esse lado detetive não parece ser suficiente para o herói a partir do momento em que ele começa a fazer parte de um universo cinematográfico.

Apesar de sua fortuna quase que infinita, recursos e treinamento de combate, quando o assunto é lutar contra ameaças vindas de outros mundos, o Cavaleiro das Trevas parece ser quase inútil, se não fosse sua mente brilhante.

Em outras palavras: se o Batman não fosse o cara mais esperto e inteligente na sala, ele não teria espaço entre os outros membros da Liga da Justiça.

batman-futuro2

O Batman de Ben Affleck iniciou sua jornada em Liga da Justiça tentando descobrir os segredos das Caixas Maternas e indo atrás de membros para a equipe. Só que a segunda metade de Liga da Justiça viu o Cavaleiro das Trevas fazendo algumas piadas e usando armas na batalha final, duas atividades do herói que não são nem um pouco corriqueiras e se tornaram motivo de críticas por parte de alguns fãs.

Veja também:  O bilionário da vida real que inspirou a criação do Homem de Ferro

O Batman até bolou um plano inteligente para distrair o exército de parademônios e ajudar seus amigos a chegarem até o Lobo da Estepe. Só que essa missão suicida do herói acabou desviando o foco de seus amigos, que foram ajudá-lo em um momento. Será que o Batman imaginou que eles não iam se importar em vê-lo morrer nessa batalha?

Sim, o Batman do UEDC evoluiu de um herói irracional que queria matar o Superman para um cara sábio que apenas quer o melhor para o mundo. Só que, infelizmente, ele se tornou um mero coadjuvante nas duas principais batalhas em que apareceu, e seus armamentos avançados contribuíram muito pouco com o que ocorreu em Batman v Superman e Liga da Justiça.

O Batman que precisamos ver no futuro

batman-futuro3

Parece que não há outra escolha para melhorar o futuro do Batman na franquia a não ser dar prioridade justamente para sua mente brilhante e intelecto genial. É a única forma dele conseguir se destacar dentro de uma Liga da Justiça que possui um velocista, uma guerreira amazona, um kryptoniano superpoderoso, um ciborgue que faz de tudo e um atlante que controla as aguas do mundo.

E ter mudado um pouco suas características não foi exatamente um sopro de ar fresco. O violento e vingativo Batman que conhecemos em Batman v Superman foi algo exagerado e Liga da Justiça corrigiu isso com algumas bricandeiras e piadas que também não fazem parte do currículo do herói.

Tentar dar foco para o lado detetive do personagem – como o filme solo, dirigido por Matt Reeves, deve fazer – pode ajudar a encontrar um balanço definitivo para o herói, que foi introduzido de forma sombria demais, mas que passou um pouco do ponto na hora de corrigir isso.

Outro aspecto bem conhecido do Cavaleiro das Trevas é o seu compromisso em acabar com o crime. O Batman é um dos heróis mais ativos de toda DC: ele é o cérebro e o financiador de diversas equipes e muitos de seus parceiros que treinaram ao seu lado acabaram se tornando grandes heróis posteriormente (um exemplo é o Asa Noturna). Se você observar, atentamente, toda a história da DC nos quadrinhos, perceberá que muitas coisas possuem um dedo do Batman no meio. Isso poderia ser aplicado ao universo de filmes, mas seria necessário um ator bastante comprometido.

Veja também:  Suposto roteiro vazado de Vingadores 4 é confirmado como falso

No momento, os próximos lançamentos do UEDC (Aquaman, Shazam! e Mulher-Maravilha 2) poderiam se virar muito bem sem a presença do Batman. Mas existem vários outros projetos em desenvolvimento e é provável que o defensor de Gotham seja um fator fundamental para o enredo de cada um.

Além de seu próprio filme solo, pode ser que ele apareça nos filmes do Asa Noturna e do Exterminador, por exemplo. Sim, ainda não sabemos se esses projetos realmente verão a luz do dia, mas se realmente ganharem vida, o batsinal pode aparecer mais vezes que o esperado. Será que Ben Affleck dará conta do recado?

Ben Affleck continuará interpretando o Batman?

batman-futuro4

Independente do que você pensa do Batman de Ben Affleck, existe um pequeno problema que já está bem aparente: seu comprometimento com o papel é bem questionável. Sim, algumas coisas são baseadas em rumores, mas o próprio Ben Affleck já fez comentários nos quais questionava seu futuro na pele do herói.

Em alguns momentos, o ator diz que está animado e quer continuar a interpretar o herói por algum tempo. Mas em outros, não parece estar tão interessado, como quando foi questionado se interpretaria o personagem uma quinta vez (o filme solo seria a quarta participação) e apenas disse que é algo que “está contemplando”. Se levarmos em conta a recepção mediana, por parte de muitos, de Liga da Justiça, bem como os rumores de sua saída, podemos afirmar que a presença de Affleck no UEDC é, de fato, bem questionável.

Não que Affleck não seja o cara ideal para interpretar o Batman e que ele precise ser substituído imediatamente. Mas o herói é de extrema importância para o andamento do UEDC, e a Warner Bros precisa de um ator que esteja pronto para atender ao chamado, e vários devem surgir daqui para frente. Se Ben Affleck realmente não parece mais estar tão interessando na franquia, talvez seja melhor que ele dê espaço para outra pessoa, pelo bem do personagem.

Mas, talvez, não seja uma questão de que Affleck não esteja mais aproveitando seus dias na pele do Batman. Vale lembrar que ele é considerado um ator de primeira categoria e já está se aventurando na área de direção. Ou seja, deve ser bem complicado ajustar sua agenda para continuar a fazer parte do UEDC.

Quando assinou contrato para três ou quatro filmes, provavelmente Affleck imaginou que faria Batman v Superman, Liga da Justiça, o filme solo do herói e uma sequência dos dois últimos filmes. Mas, de forma inesperada, precisou fazer uma rápida participação em Esquadrão Suicida, o que casou problemas de agendamento para seus outros dois projetos: A Lei da Noite e O Contador. Se levarmos em conta que as regravações de Liga da Justiça foram longas (duraram dois meses) e os próximos filmes da franquia, o próprio Ben Affleck já deve estar fazendo a seguinte pergunta: aonde que isso irá parar?

Veja também:  Primeira foto de It: A Coisa 2 mostra Clube dos Perdedores já adulto; veja

Ele deve ser substítuido?

batman-futuro5

Sem dúvidas, a incerteza que paira sobre os próximos filmes da DC é algo que pode impedir o retorno de Affleck para o papel (e até mesmo para encontrar um substituto). No fundo, é difícil perguntar a ele sobre seu comprometimento se nem o pessoal que toma as decisões mais importantes não parece estar tão comprometido assim. A DC e a Warner ainda precisam definir o que querem exatamente fazer com a franquia, montar uma agenda de lançamentos mais precisa e manter esse plano. E uma vez que conseguirem definir tudo, é preciso perguntar a Affleck se ele realmente deseja fazer parte de tudo isso. Se ele perceber que precisará participar de vários projetos, é bem plausível que o ator deixe o papel, para o bem do personagem.

Se Affleck realmente abandonar o papel, existem diversas formas da DC escolher um substituto. Evidências apontam que esse possível novo Batman simplesmente assumiria o posto de onde Affleck o deixou. Outros rumores indicam que Matt Reeves, diretor do filme solo do herói, já conseguiu encontrar um potencial substituto.

E se já não bastasse toda essa frustração, que deixa os fãs ainda mais ansiosos, existe um rumor de que Jake Gyllenhaal seria o substituto de Ben Affleck. Ou seja, esse problema persistiria. Gyllenhaal é outro ator de primeira linha e é uma das estrelas mais requisitadas de Hollywood. Será que ele conseguiria dar conta do recado por conta de sua agenda apertada?

De qualquer forma, ainda não sabemos se o Batman de Ben Affleck se tornará algo do passado daqui um tempo. A DC e a Warner ainda precisam por um pouco de ordem na casa, e quando as coisas melhorarem um pouco, teremos ideia sobre o futuro do Cavaleiro das Trevas na franquia.

Fonte: Screen Rant

Deixe seu voto

2 points
Up Down

Votos totais: 8

Up: 5

Porcentagem de upvotos: 62.500000%

Down: 3

Downvotes percentage: 37.500000%


Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar video no canal!) Clique aqui!

Seja bem vindo ao Ei Nerd.

ou

Esqueceu a senha?

Não tem uma conta? Cadastre-se

Forgot your password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Fechar
de

Processando arquivos...

Silk pode substituir o Homem-Aranha no universo de filmes da Sony
10 atores que podem permanecer nos filmes da Marvel após Vingadores 4
10 atores que podem deixar os filmes da Marvel após Vingadores 4
Como Vingadores 4 pode resolver as visões abordadas em Era de Ultron
Silk pode substituir o Homem-Aranha no universo de filmes da Sony
Novo livro de George R. R. Martin será lançado no Brasil neste ano
Ethan Peck será jovem Spock na 2ª temporada de Star Trek: Discovery
Atriz que fez esposa de Don Corleone em O Poderoso Chefão morre aos 87 anos
Turma da Mônica terá histórias com Batman, Superman e heróis da DC Comics
Sim, o Deadpool também é um grande fã de Dragon Ball
a morte do superman
Animação A Morte do Superman é lançada diretamente nas plataformas digitais
No Preview
Ziraldo e Mauricio de Sousa lançam crossover de Mônica e Menino Maluquinho
Nova transformação de Vegeta é exclusiva do anime de Dragon Ball Super
Dragon Ball Super: Broly vai estabelecer mudanças no passado do anime
Entenda como Boruto superou seu pai na técnica do Rasengan
Divulgação de Dragon Ball Super: Broly tem estátua animada de Freeza
Fimbul: jogo nórdico de ação e aventura é para amantes da mitologia
Game Spider-Man para PlayStation 4 ganha novo trailer; assista
Com Tom Holland, produção de filme de Uncharted pode começar em breve
Bowser, Nemesis e mais : os 15 chefões mais influentes dos videogames