Qual é o significado dos botões do controle do PlayStation?

Que o PlayStation é um dos maiores videogames da história, disso ninguém mais tem dúvidas. Mas se existe uma questão que até mesmo alguns gamers de carteirinha podem ter é a seguinte: por que que os botões do console da Sony utilizam formas geométricas ao invés de letras e números? E o qual razão da escolha de suas cores? Descubra essas respostas abaixo.

Quem pode tirar essas dúvidas é Teiyu Goto, um dos designers do PlayStation 1 e que também trabalhou no PS2 e no PS3. Em uma entrevista para a famosa revista Famitsu, Goto revelou que ele foi o responsável por escolher as formas geométricas e as cores dos botões do PlayStation e explicou os motivos de suas escolhas.

“Outras empresas de games, na época, escolhiam letras do alfabeto ou cores para os botões. Queriamos algo simples de se lembrar e é por isso que optamos pelos ícones ou símbolos. Aí tive a ideia da combinação triângulo-círculo-X-quadrado. E eu dei para cada símbolo um significado e uma cor”, disse Goto.

Veja também:  Afinal de contas, o PlayStation 5 será lançado mais cedo que o imaginado?

Triângulo: “o triângulo se refere ao ponto de vista, queria que ele representasse a cabeça de alguém ou a direção e escolhi o verde (para representá-lo).”

Quadrado: “o quadrado se refere a um pedaço de papel, ele representa os menus e documentos e o pintei de rosa.”

Círculo e X: “o círculo e o X representam o ‘sim’ e o ‘não’ e eu os pintei de vermelho e azul, respectivamente. O pessoal da gerência achou que elas estavam trocadas, mas reforcei a todos que era isso que eu queria.”

O motivo desta “confusão” é que no Japão, muitos games utilizam círculo para o “sim” e o X para o “não”, ao contrário do que ocorre aqui no ocidente.

Controle parecido com o do Super Nintendo

Abordamos anteriormente no Ei Nerd a história do Nintendo Play Station, o videogame que a Sony e a Nintendo quase lançaram em conjunto e que chegou a se tornar uma batalha judicial entre as duas empresas.

Veja também:  Nintendo PlayStation: o videogame que Sony e Nintendo jamais lançaram

A Sony, no final das contas, decidiu produzir seu próprio console, por conta da experiência que teve ao lado da Nintendo. E inspirado no Super Nintendo (SNES), um dos protótipos dos primeiros controles do PlayStation era muito semelhante com o do console da rival. Confira abaixo:

Goto, no entanto, foi contra essa versão do controle e era a favor da presença de cabos para facilitar a pegada. Como sabemos, sua opinião acabou vencendo no final. Também é interessante notar que nessa época, os botões tinham a mesma cor, o círculo e o X tinham as posições invertidas e a presença dos botões + e -, que acabaram ficando de fora da versão final.

Ei Nerd, não deixe de conferir:

Deixe seu voto

13 points
Up Down

Votos totais: 17

Up: 15

Porcentagem de upvotos: 88.235294%

Down: 2

Downvotes percentage: 11.764706%


Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar video no canal!) Clique aqui!

Seja bem vindo ao Ei Nerd.

ou

Esqueceu a senha?

Não tem uma conta? Cadastre-se

Forgot your password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Fechar
de

Processando arquivos...

Edward Norton x Marvel: por que o ator não continuou no papel do Hulk
Homem-Aranha: Longe de Casa pode introduzir o Camaleão; entenda
Dragon Ball Heroes: o ki maligno de Cumber e a aparição de Cooler
Dragon Ball: a importância de transformar Broly em personagem oficial
Lucasfilm anuncia que vai concluir Star Wars: A Guerra dos Clones; veja trailer
Better Call Saul alcançará Breaking Bad na 4ª temporada; veja trailer
Série live-action da Stargirl é anunciada para plataforma exclusiva da DC
Criador de The Walking Dead confirma saída de Andrew Lincoln, o Rick, da série
Turma da Mônica vai ganhar crossover com o Menino Maluquinho
Por que J. Jonah Jameson odeia tanto o Homem-Aranha?
Livro revela a anatomia dos heróis e vilões da DC Comics
Marvel, DC e quadrinistas lamentam a morte de Steve Ditko
Artes conceituais de Dragon Ball Super: Broly mostram visual do vilão
Dragon Ball Heroes ganhará 3° episódio, mas só em setembro; veja sinopse
Dragon Ball Heroes: o ki maligno de Cumber e a aparição de Cooler
Novo episódio de Dragon Ball Heroes mostra poder do Saiyajin maligno Cumber
Neymar vira personagem que só cai no GTA V; veja vídeo
Dragon Ball FighterZ terá Goku e Vegeta clássicos como lutadores extras
League of Legends lança ícones de youtubers famosos e jogadores se revoltam
Quem é Shedinja, o misterioso Pokémon que é quase invencível