Quando Teremos Bons Filmes de Games?

Todo mundo sabe que filmes de jogos são ruins, mas por quê? A maioria deles é ruim por causa do baixo orçamento, diferenças com o jogo original ou a superficialmente dos personagens retratados. A crescente popularidade dos videogames pode estar mudando esse quadro e orçamentos maiores e direção de maior qualidade podem estar a caminho. Esperamos que os próximos filmes de Warcraft, Assassins Creed e Mortal Kombat não cometam tais erros.

Até agora, os filmes que têm mais ou menos sucesso em sua conversão a partir de jogos nunca ganharam nenhum Oscar, mas pavimentaram o caminho pra melhoria. Um tal filme é Halo: Fall of Reach, baseado no romance “prequel” de Halo com o mesmo título, escrito por Eric Nylund. Talvez o mérito do filme resida no material de origem ser um livro em vez de um jogo, mas ainda assim, Fall of Reach é quase inteiramente preciso pros personagens, ambientação e “lore” da série de jogos. Dra. Catherine Halsey é uma personagem recorrente nos jogos e ela parece e age exatamente como deveria no filme. Os animadores certamente estavam familiarizados com o jogo. As origens dos Spartans, da Dra. Hasley e do Covenant são bastante precisas e o filme é crível e lógico. Essa narrativa poderia ter sido executada de forma mais suave, no entanto, e usado menos exposição. Muitas vezes era difícil de decifrar quem estava contando a história e por que ele estava contando, em vez do personagem principal, John, ou até mesmo Hasley. No entanto, o filme apresenta um personagem principal evidente em John e até mesmo permite experiências que o mudam enquanto a história se desenrola.

halo filme

Dito isto, é fácil fazer uma adaptação ruim – tanto de games quanto de quadrinhos ou livros. Um exemplo emblemático é o filme Super Mario Bros. de 1993. Embora este filme não cometa o pecado da narração excessiva, a história não poderia estar mais longe da fonte de origem. Em vez da história usual de resgatar a Princesa Peach do malvado Bowser, Super Mario Bros. apresenta um universo paralelo com dinossauros “evoluídos”. Criar um universo único baseado no jogo do Super Mario Bros. é OK, mas este filme fez uma bagunça espetacular. Os dinos “evoluídos” substituem os inimigos do jogo, principalmente os Goombas e nada é explicado durante a história. Há também um rei e ele foi “devoluído” pela arma de Bowser, que o transformou em fungo. Não há muito mais contexto do que isso. E os personagens Mario e Luigi não refletem os seus homólogos dos jogos e são igualmente superficiais – os atores inclusive contaram que bebiam antes de entrar no set. De videogame, só o título mesmo.

Veja também:  George R. R. Martin lançará livro que deu origem a Game of Thrones

Apesar de Super Mario Bros. ser um exemplo horrendo, há redenção em filmes como Halo: Fall of Reach. As adaptações cinematográficas de videogames não precisam ser ruins. Além disso, com jogos se tornando mais e mais cinematográficos, as compilações de cutscenes no YouTube já quase são filmes. Vamos esperar que Warcraft, Assassins Creed e Mortal Kombat acabem mais como Fall of Reach e menos como Super Mario Bros.

warcraft filme


Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar video no canal!) Clique aqui!

Seja bem vindo ao Ei Nerd.

ou

Login

Esqueceu a senha?

Não tem uma conta? Cadastre-se

Fechar
de

Processando arquivos...

Colonialismo, política e mudanças: o significado do final de Pantera Negra
Dragon Ball Super: veja mais detalhes da forma final do Instinto Superior
Mesmo elenco, história diferente: o que esperar de Pantera Negra 2
Os melhores easter eggs e referências de Pantera Negra
Filme do Aquaman já teve primeiras impressões – e elas são positivas
Oscar terá Gal Gadot, Mark Hamill e Zendaya como apresentadores
Seria o vilão de Pantera Negra inspirado em Vegeta, de Dragon Ball?
Vencedor em Chicago, filme Uma Espécie de Família ganha trailer; assista
Amazon e Saraiva dão descontos de até 80% em livros e mais
Quem é a Fantasma, vilã de Homem-Formiga e a Vespa
Escritor fala sobre críticas à revista do Batman e Mulher-Maravilha
Batman voltará a usar uniforme com emblema amarelo nos quadrinhos
Clássico Jaspion vai ganhar um remake brasileiro em 2019
Dragon Ball Super: nova transformação de Goku ganha mais imagens
Dragon Ball Super: veja mais detalhes da forma final do Instinto Superior
Dragon Ball Super: forma final de Goku no Torneio do Poder é revelada
Battlefield e mais de 100 outros jogos estão em oferta na PlayStation Store
Equipe brasileira de CS: GO sofre ataques racistas em torneio nos EUA
Filme de Sonic the Hedgehog ganha data de lançamento; saiba mais
Dragon Ball FighterZ tem primeiras imagens de Bardock e Broly; veja