Quando Teremos Bons Filmes de Games?

Todo mundo sabe que filmes de jogos são ruins, mas por quê? A maioria deles é ruim por causa do baixo orçamento, diferenças com o jogo original ou a superficialmente dos personagens retratados. A crescente popularidade dos videogames pode estar mudando esse quadro e orçamentos maiores e direção de maior qualidade podem estar a caminho. Esperamos que os próximos filmes de Warcraft, Assassins Creed e Mortal Kombat não cometam tais erros.

Até agora, os filmes que têm mais ou menos sucesso em sua conversão a partir de jogos nunca ganharam nenhum Oscar, mas pavimentaram o caminho pra melhoria. Um tal filme é Halo: Fall of Reach, baseado no romance “prequel” de Halo com o mesmo título, escrito por Eric Nylund. Talvez o mérito do filme resida no material de origem ser um livro em vez de um jogo, mas ainda assim, Fall of Reach é quase inteiramente preciso pros personagens, ambientação e “lore” da série de jogos. Dra. Catherine Halsey é uma personagem recorrente nos jogos e ela parece e age exatamente como deveria no filme. Os animadores certamente estavam familiarizados com o jogo. As origens dos Spartans, da Dra. Hasley e do Covenant são bastante precisas e o filme é crível e lógico. Essa narrativa poderia ter sido executada de forma mais suave, no entanto, e usado menos exposição. Muitas vezes era difícil de decifrar quem estava contando a história e por que ele estava contando, em vez do personagem principal, John, ou até mesmo Hasley. No entanto, o filme apresenta um personagem principal evidente em John e até mesmo permite experiências que o mudam enquanto a história se desenrola.

halo filme

Dito isto, é fácil fazer uma adaptação ruim – tanto de games quanto de quadrinhos ou livros. Um exemplo emblemático é o filme Super Mario Bros. de 1993. Embora este filme não cometa o pecado da narração excessiva, a história não poderia estar mais longe da fonte de origem. Em vez da história usual de resgatar a Princesa Peach do malvado Bowser, Super Mario Bros. apresenta um universo paralelo com dinossauros “evoluídos”. Criar um universo único baseado no jogo do Super Mario Bros. é OK, mas este filme fez uma bagunça espetacular. Os dinos “evoluídos” substituem os inimigos do jogo, principalmente os Goombas e nada é explicado durante a história. Há também um rei e ele foi “devoluído” pela arma de Bowser, que o transformou em fungo. Não há muito mais contexto do que isso. E os personagens Mario e Luigi não refletem os seus homólogos dos jogos e são igualmente superficiais – os atores inclusive contaram que bebiam antes de entrar no set. De videogame, só o título mesmo.

Veja também:  Game of Thrones: 10 coisas que podem acontecer no episódio final da 7ª temporada

Apesar de Super Mario Bros. ser um exemplo horrendo, há redenção em filmes como Halo: Fall of Reach. As adaptações cinematográficas de videogames não precisam ser ruins. Além disso, com jogos se tornando mais e mais cinematográficos, as compilações de cutscenes no YouTube já quase são filmes. Vamos esperar que Warcraft, Assassins Creed e Mortal Kombat acabem mais como Fall of Reach e menos como Super Mario Bros.

warcraft filme

Deixe seu voto

points
Up Down

Votos totais: 0

Up: 0

Porcentagem de upvotos: 0.000000%

Down: 0

Downvotes percentage: 0.000000%


Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar video no canal!) Clique aqui!

Seja bem vindo ao Ei Nerd.

ou

Esqueceu a senha?

Não tem uma conta? Cadastre-se

Forgot your password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Fechar
de

Processando arquivos...

Vilões, diálogos e mais: os detalhes do filme solo do Aquaman
Coisas da década de 80 que podem aparecer em Mulher-Maravilha 1984
Last of Us II, Anthem e mais: os 15 games de maior destaque na E3 2018
Wolverine retorna aos quadrinhos com um novo poder assustador; confira
Chris Pratt deu spoilers de Vingadores 4 para atriz de Jurassic World 2
Vilões, diálogos e mais: os detalhes do filme solo do Aquaman
Disney busca novos recordes com a animação Os Incríveis 2
8º ano de American Horror Story será crossover de Murder House e Coven
Stan Lee consegue ordem de restrição contra seu cuidador
Nos quadrinhos, Mulher-Maravilha já foi assediada pelo chefe dela
Homem de Ferro e Vespa se beijam em capa de nova HQ
Alvo de acusações, assistente de Stan Lee é preso nos EUA
Personagens de Death Note não serão jogáveis em Jump Force
Filme de Dragon Ball Super será lançado no Brasil pela Fox
Spoilers de Boruto revelam motivação do ataque dos Otsutsuki
Truque da ferramenta ninja é exposto em Boruto: Naruto Next Generations
Personagens de Death Note não serão jogáveis em Jump Force
Loja online para Nintendo Switch finalmente chega no Brasil
Caminhão da Sony com PlayStation 4 vai rodar o Brasil
Jogo de Stranger Things está sendo desenvolvido pela Netflix