Sabia que James Cameron tentou produzir um filme do Homem-Aranha? Saiba o que deu errado!

O diretor blockbuster e fã de longa data do Homem-Aranha, James Cameron, convenceu o estúdio Carolco a fazer um filme do filme Cabeça de Teia no início dos anos 90. Enquanto muitos elementos do seu filme terem sido usados mais tarde na versão de Tobey Maguire, a produção de Cameron ficou enredada numa teia inescapável. Como que um dos diretores mais poderosos de Hollywood não conseguiu fazer esse filme?

Roteiro Muito Intenso

homem-aranha script

O roteiro do The Amezing Spider-Man de Cameron tornou-se uma espécie de lenda de Hollywood. Segundo o livro de Rebecca Keegan, The Futurist: The Life and Films of James Cameron, o criador do Aranha, Stan Lee, absolutamente amou o projeto. Em última análise, muitos elementos do roteiro, que foi vazado e até mesmo ilustrado, influenciou por completo o filme de Sam Raimi de 2002, embora Cameron nunca tenha recebido sequer um crédito informal. Procure as semelhanças: Peter sonhando/acordando sem precisar dos óculos, Mary Jane como seu interesse amoroso, morte do tio Ben num assalto no carro, a indiferença de Peter pelo seu empregador ser roubado e, principalmente, teias orgânicas, em vez dos disparadores mecânicos. Se você está dizendo a si mesmo “espere, isso me lembra o filme de Tobey Maguire”… Sim, e todos esses elementos estavam na versão de Cameron.

Mas o filme também tinha Peter espiando Mary Jane se vestindo pela janela e até o casal fazendo sexo na Ponte do Brooklyn – com descrições de poses assustadoras e, francamente, impraticáveis. Além disso, Peter usa palavrões intensos ao longo da história, a tal ponto que seria completamente inadequado pras crianças – e, provavelmente, com classificação adulta, como a maioria dos filmes de Cameron sempre foram. A produção nunca avançou pra um roteiro final, por isso quem sabe se Cameron não poderia ter sido persuadido a “amenizar” seu roteiro – embora sua história sugere que ele teria topado fazer um Homem-Aranha de uma forma ou de outra.

Orçamento Muito Baixo

homem-aranha filme

Cameron provavelmente teria feito o Homem-Aranha logo após o Exterminador do Futuro 2, que teve um orçamento de U$ 100 milhões. De acordo com Janet Wasko – How Hollywood Works -, Carolco só ofereceu U$ 50 milhões – um enorme passo pra trás. E se os orçamentos dos seus dois próximos filmes dizem algo, True Lies – U$ 100 milhões – e Titanic – US$ 200 milhões -, fica óbvio que o Homem-Aranha não daria as caras tão cedo. O roteiro tinha várias lutas contra Electro e Homem-Areia, bem como várias cenas no topo do World Trade Center. Nada disso caberia num orçamento apertado.

Elenco Errado

edward furlong

Havia rumores consistentes de que Cameron queria Arnold Schwarzenegger como Doutor Octopus e, com a sua história com o austríaco, é fácil acreditar. Schwarzenegger mesmo insinuou seu envolvimento numa entrevista à Empire, falando vagamente que o estúdio “foi pra outra direção”. O risível Batman & Robin provaria que Arnie tinha aspirações a filmes de quadrinhos – embora equivocadas. Mas o roteiro de Cameron nem sequer apresentou o vilão, então quem sabe se houvesse novas negociações – ou se ele topasse ser o Homem-Areia

De acordo com o Moviepilot, o elenco dos sonhos de Cameron ainda tinha outras escolhas estranhas. Por exemplo, Edward Furlong – o moleque chato do Exterminador do Futuro 2 – seria Peter Parker e Leonardo DiCaprio – esse você ainda lembra quem é – seria Harry Osborne. Óbvio que essas escolhas eram péssimas. DiCaprio só foi personagem secundário uma vez na vida e foi com o Johnny Depp. Eddie Furlong? Só nos anos 90 mesmo. Sem falar que é só lembrar do Homem-Aranha 3 pra ter certeza de que um Peter Parker emo não funciona. Eles também citaram Drew Barrymore como Gwen Stacey – quem sabe assim ela ainda seria lembrada por alguma coisa além d’As Panteras e das suas desventuras com o Adam Sandler – e R. Lee Ermey – o sargento do Nascido para Matar – como J. Jonah Jameson, duas escolhas boas, pra falar a verdade. Mas ainda assim, esse elenco deixaria a desejar.

Disputas pelos Direitos

homem-aranha filme 2

Além do roteiro, do elenco e do orçamentação terem sido as pedras no caminho do filme, o que finalmente esmagou o Homem-Aranha de Cameron foram as questões legais. Cameron disse ao Collider que, quando a Carolco faliu alguns anos depois de adquirir os direitos do Homem-Aranha, ele já tinha Titanic em seus planos e já não queria perseguir o Atirador de Teias porque havia muitos interesses concorrentes pelos direitos. Uma série de outros roteiristas e produtores renomados alegaram ter tido uma mão no desenvolvimento do projeto e todos eles alegaram que a “quase-falência” da Marvel em 1996 espalhou múltiplas ofertas aos quatro ventos. Como a Hollywood Works detalhou, depois da Marvel se recuperar financeiramente, ela basicamente pagou todas as pessoas com quem trabalhou pra evitar processos pelos direitos do Homem-Aranha, que acabaram com a Sony e com cinco filmes do Homem-Aranha – e o número ainda vai aumentar – e mais de US$ 2 bilhões em receitas pela franquia.

Enquanto isso, Cameron transformou uma das maiores tragédias marítimas de todos os tempos em um blockbuster de bilhões de dólares, por isso não fique triste por ele. Ele não conseguiu fazer seu filme de quadrinhos favorito e pode ter perdido a chance de fazer uma tonelada de dinheiro, mas o cara está bem de vida mesmo assim.


Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar video no canal!) Clique aqui!

Seja bem vindo ao Ei Nerd.

ou

Login

Esqueceu a senha?

Não tem uma conta? Cadastre-se

Fechar
de

Processando arquivos...

Será que o Homem-Aranha introduziu o Quarteto Fantástico aos filmes da Marvel?
Dragon Ball Super: a parceria de Gohan e Freeza e a promessa de Vegeta
5 personagens que poderiam aparecer no filme solo da Viúva Negra
Por que demorou tanto para a Marvel fazer o filme solo da Viúva Negra?
Filme da Viúva Negra deve ser lançado em 2020, aponta rumor
Clipe de Pantera Negra mostra habilidades do traje do herói; assista
Rumores apontam Gata Negra em Homem-Aranha: De Volta ao Lar 2
A cena dos X-Men que Kevin Feige quer trazer para o Universo Marvel
Após Superman chinês, DC apresentará Aquaman norte coreano
Thanos tem seu nome de batismo revelado nos quadrinhos
Arco Doomsday Clock traz referência a história clássica do Batman
Marvel lançará plataforma para fãs escreverem as próprias HQs
Trailer de Dragon Ball FighterZ revela gameplay da Androide 21; assista
Gohan é eliminado do Torneio do Poder em Dragon Ball Super
Dragon Ball Super acaba em março, diz animador
Dragon Ball Super: Gohan será o próximo eliminado do Torneio do Poder?
Trailer de Dragon Ball FighterZ revela gameplay da Androide 21; assista
Série Castlevania da Netflix terá 2ª temporada com mais oito episódios
Hogwarts Mystery: jogo RPG de Harry Potter para celular ganha trailer; assista
Veja como será a versão Majin da Androide 21 em Dragon Ball FighterZ