loki

Saiba como o Loki vai voltar para o Universo Cinematográfico Marvel

Após a estreia de Vingadores: Ultimato, com tanta informação para processar, algumas pessoas demoraram um tempinho para se lembrar de um detalhe: “O que será que aconteceu com Loki?”. Pois eu sei a resposta!

Loki, o Deus da Trapaça, é uma das figuras mais amadas do Universo Cinematográfico Marvel, graças aos toques que recebeu do ator que o interpreta, Tom Hiddleston. Muito carismático, ele nos entregou um personagem bem mais simpático do que os dos quadrinhos – que também é muito querido pelos fãs!

Justamente graças a todo esse carisma, o personagem foi um dos escolhidos para ganhar uma série exclusiva no Disney+, nova plataforma de streaming da Disney. Rumores afirmam que esse seriado deverá ser ambientado em algum lugar do passado.

Loki é um deus e possui mais de mil anos, ou seja, dá pra explorar muitas histórias em um intervalo tão longo de tempo. Por isso mesmo a gente acaba se perguntando: alguém que viveu tanto tempo e parece ter um certo apreço pelo perigo realmente morreria de forma tão fácil? Ele não tem experiência mais que suficiente para não se deixar ser pego desprevido por Thanos?

Será que Loki, realmente, está morto?

Analisemos os fatos sobre a suposta morte de Loki: primeiro, ele foi estrangulado por Thanos. Segundo, o Titã Louco usou a Joia do Poder para explodir a nave. Thor sobreviveu e teve seu corpo vagando pelo espaço, antes de ser encontrado pelos Guardiões da Galáxia.

loki

E o corpo do Loki? Não sabemos o que aconteceu, mas é bem provável que ele teria condições de sobreviver a tudo isso. No primeiro filme do Thor, ele se solta no espaço e cai num buraco de minhoca. Em Thor: Ragnarok, ele é jogado para fora da Bifrost por Hela, vagueia pelo espaço sideral e cai no planeta Sakaar.

Loki também é um deus, assim como seu irmão. Oxigênio não é exatamente um problema para ele. Sendo assim, um estrangulamento não deveria funcionar para matá-lo. Ainda mais em tão pouco tempo.

Veja também:  O Homem de Ferro já usou a Manopla do Infinito nas HQs

Também não faria muito sentido ele morrer só por ter ficado largado no espaço após a explosão da nave. Só para efeito de comparação: em certa situação nos quadrinhos, Loki teve a cabeça arrancada e sabe o que ele fez? Pegou o membro de volta e recolocou em seu devido lugar. Nem mesmo um dos mais mortais venenos da Marvel, o do Doutor Destino, fez efeito nele.

A partir daí, o que todo mundo conclui automaticamente seria que Loki criou toda uma ilusão para fugir do problema e de Thanos. Essa teoria é bastante coerente, visto que ele já fez isso diversas outras vezes.

Loki criou uma ilusão?

Eu adoraria acreditar que essa fosse a resposta correta, mas acho muito difícil. Em Vingadores: Guerra Infinita, a fala de Thanos após o assassinato de Loki nega essa teoria: “Sem ressurreições dessa vez”. Esta linha de diálogo é uma forma discreta de os roteiristas se comunicarem com o público, como quem diz: “Aceita que não tem volta”.

Considerando, então, que o Loki principal morreu, o que precisamos é encontrar um alternativo! A dedução dessa resposta foi entregue de bandeja em Vingadores: Ultimato. Você realmente acreditou que aquela cena do personagem na Batalha de Nova York, em 2012, fugindo com o Tesseract, seria à toa? Claro que não! Aquela fuga de Loki deixa uma enorme ponta solta, que não foi respondida durante o filme.

A ideia, claro, é amarrar essa ponta em algum momento do futuro – próximo ou não. É provável que o Loki da realidade alterada pelos Vingadores será o protagonista da série no Disney+. Esse personagem ainda era um vilão. Um homem que sonhava em ser rei e destruir seu irmão. Como estamos acostumados com sua personalidade anti-herói, talvez essa regressão será difícil de adaptar.

Veja também:  Chris Pratt divulga vídeo proibido dos bastidores de Vingadores: Ultimato

O Loki da realidade principal é um personagem que evoluiu ao longo do UCM. Ele sofreu com a morte de sua mãe, foi preso, chegou a lutar lado a lado com Thor. Ele até mesmo teve sua carga de heroísmo no final. Esse Loki, infelizmente, está morto.

Realidades alternativas

Com esse novo recurso de viagens no tempo e realidades paralelas, inserido em Vingadores: Ultimato, matar um personagem ficou ainda mais fácil para os roteiristas. Essas mortes podem trazer importantes impactos para a trama, mas sem a obrigação de excluir o personagem do universo. Isso, provavelmente, é o que acontecerá com Loki em algum ponto do futuro.

E como ele viajará da realidade alternativa para a principal?

Fácil! Ele está com o Tesseract, ou seja, com a Joia do Espaço. Nos quadrinhos, essa Joia tem o poder de acessar qualquer lugar do universo. Você poderia se transportar para outros planos de existência no Multiverso ou até mesmo para fora da própria existência. Com esse artefato, a coisa mais fácil do mundo é saltar entre realidades.

Ele não teria que viajar, também, para o futuro? Para isso não precisaria da Joia do Tempo?

Não! Os filmes esclareceram que, todas as vezes que alguém viaja no tempo através do Reino Quântico, criam-se novas realidades espelhadas às originais. Não é possível voltar ao passado da sua realidade, não é possível retroceder acontecimentos. Com a Joia do Tempo, aí sim, é possível alterar a linha temporal de uma realidade específica.

Quando uma realidade nova é criada nos quadrinhos, o ponto em que ela se inicia é sincronizado com o tempo da dimensão principal. Caso isso seja adaptado para o UCM, aquele ponto específico no tempo onde Loki fugiu com o Tesseract (2012) continuou seguindo junto com o fluxo temporal da realidade original (2023).

Veja também:  Black Mirror: 5ª temporada ganha trailer e data de estreia; veja

Caso Loki se utilize da Joia do Espaço para fugir para a realidade principal, ele cairá, automaticamente, no tempo-presente desta dimensão. Ou seja: 2023.

Então o Loki morreu?

Considerando os acontecimentos de Guerra Infinita, é melhor acreditarmos que o Loki que aprendemos a amar morreu. Considerando os quadrinhos, ele ainda pode estar vivo. O Deus da Trapaça tem habilidades inigualáveis, como a capacidade de se transformar em qualquer ser vivo. Ele conseguiria enganar Thanos facilmente.

No entanto, Thanos possuía as Joias do Infinito e elas poderiam tê-lo alertado. Além disso, o Titã Louco foi bastante claro e incisivo quando afirmou que “sem ressurreições dessa vez”.

Certo, então fica decidido que a gente aceita que Loki morreu. Aí sim temos um detalhe bem interessante a lembrar: ele não é humano! Ele não vai para o céu ou para o inferno. Como asgardiano, ele segue sua própria mitologia. e acontece que os heróis asgardianos que morrem em batalhas vão para um local chamado Valhalla.

Loki é um herói que morreu em batalha? Mas é claro que é! Ele morreu defendendo seu próprio irmão, também asgardiano e filho de Odin, o Pai de Todos. Já fazia um tempão que ele não era mais vilão. Sendo assim, é possível que ele esteja em Valhalla.

Nos quadrinhos, vários heróis já ganharam segundas chances e conseguiram ressuscitar. O UCM poderia seguir por esse caminho, garantindo que a fala de Thanos estava correta – ele só não tinha como saber o que aconteceria após sua morte.

Já pensou se, na série do Disney+, os dois Lokis se encontrem? Um seria o herói recém-revivido e o outro seria o vilão, em poder do Tesseract. Essa alternativa não é nenhum pouco descartável.

Agora, só nos resta esperar por essa promessa de futuro que a Fase 4 da Marvel está preparando para nós.


Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar video no canal!) Clique aqui!

Log in

With social network:

Or with username:

You’ll be automatically logged in 5 seconds.

Esqueceu a senha?

Não tem uma conta? Registre-se

Esqueceu sua senha?

Digite seus dados de conta e nós enviaremos a você um link para recuperar sua senha.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Fechar
de

Processing files…

Guardiões da Galáxia Vol. 3 deve terminar a história de Rocket na Marvel
Imagens do último episódio de Game of Thrones são divulgadas; veja
encolhi as crianças
Clássico Querida, Encolhi As Crianças ganhará reboot/continuação
vingadores ultimato
10 teorias de Vingadores: Ultimato que os fãs acertaram
Marvel anuncia que vai cancelar e relançar todas as HQs de X-Men
O Homem de Ferro já usou a Manopla do Infinito nas HQs
Nova: história, poderes e habilidades do herói da Marvel
Multiverso: conheça os universos paralelos da Marvel
Boruto: Naruto Next Generations pode ter retorno de antigo ninja morto
Detetive Pikachu conta com referências a Ash Ketchum
Os easter eggs e referências de Pokémon em Detetive Pikachu
Yu Yu Hakusho ganha adaptação para teatro no Japão
Com James Wan, novo filme de Mortal Kombat começará a ser gravado
cavaleiros do zodíaco
Novo game de Cavaleiros do Zodíaco, Saint Seiya: Galaxy Spirits chega aos celulares
Mundo Pokémon: o que é, sua história e como funciona
Mortal Kombat 11 traz easter egg inusitado de Toy Story; entenda
vingadores ultimato
10 teorias de Vingadores: Ultimato que os fãs acertaram
Game of Thrones: 7 perguntas para o episódio final da série
Vingadores: Ultimato prova quem estava certo na Guerra Civil
Game of Thrones: quem ainda está vivo para o episódio final
WhatsApp sofre ataque hacker e pede que 1,5 bi de usuários atualizem
Supostas imagens do novo iPhone vazam na web e as pessoas estão horrorizadas
Problemas com HBO Go motivam inúmeras reclamações nas redes
Vingadores: Ultimato vence Game of Thrones em menções no Twitter no Brasil