THUMBNAIL

Senhor dos Anéis: Coisas que enganaram a todos

Algumas das histórias mais amadas dos últimos cem anos estão ligadas aos duendes, hobbits, anões e feiticeiros dos livros de Tolkien. Embora o universo da Terra Média tenha encontrado um lugar na coleção de qualquer aficionado em literatura, é difícil argumentar que o mais conhecido da franquia, surpreendentemente não é a trilogia “Senhor dos Anéis”.

Durante esta história, os leitores puderam conferir a luta clássica do bem versus do mal em meio a magias, espécies místicas e cenas de batalha épicas.
Um detalhe que aumentou a fama do “The Lord of the Rings” é indiscutivelmente as adaptações cinematográficas de Peter Jackson que foram lançadas no início dos anos 2000.

A trilogia imediatamente tornou-se referência como uma obra de arte para cineastas, e os milhões de dólares que ganharam, fizeram com que as duas moedas do jogo saíssem satisfeitas. Esse favorito dos fãs obteve o equilíbrio perfeito, tanto em qualidade quanto em rentabilidade.

No entanto, para a magia do cinema acontecer muitos elementos da história original foram simplesmente descartadas ou deturpadas.

O que fez alguns fãs ávidos da obra a questionarem representações pobres de personagens e cenas, alguns até confundiram a linha cronológica tanto que os fãsque consumiram exclusivamente os filmes podem estar convencidos de algumas ideias extremamente falsas sobre a Terra Média e seus ocupantes.

Por isso nós do Ei Nerd resolvemos listar cinco “mentirinhas” incluídas nos longas.

SAURON NÃO É O PRINCIPAL VILÃO DA TERRA MÉDIA

SAURON
Vamos avançar e mergulhar imediatamente no que poderia ser o pior desses fatos, afinal, uma presença malévola e doentia na Terra Média que supera até Sauron é no mínimo surpreendente, por isso é importante apresenta-lo a Morgoth.

Sauron é apenas o servo de Morgoth que ganhou os holofotes, estilo Darth Vader em Star Wars, e a razão pela qual Sauron pode se destacar como o principal antagonista em Senhor dos Anéis é que Morgoth foi ultrapassado e deixado de lado.

Esta descoberta pode não parecer muito ruim, já que a existência de Morgoth não impediu a morte iminente de Sauron para os habitantes da Terra Média.

Verdadeiramente, se Sauron não tivesse sido tratado como o vilão principal, os fãs poderiamachar estranho sobre terem antagonistas diferentes nos filmes. Afinal, Morgoth está envolvido principalmente com outras histórias da Terra Média, como The Silmarillion.

O problema surge porque os fãs dos filmes são levados a acreditar que não há maior ameaça para a Terra Média do que Sauron.

Depois de ficar com uma trilogia de filmes durante anos e cerca de doze horas de DVDs de versão estendida, descobrir que existe outro vilão pior queSauron instiga e desacredita parte dos fãs desse universo.

O ANEL NÃO É TÃO PERSUASSIVO ASSIM

ANEL
A ideia principal na história é que o Anel tem uma característica persuasiva que faz o seu usuário mudar de personalidade e moral. Os filmes começam a moldar essa ideia em “The Fellowship of the Ring”, quando Bilbo prova que ele foi afetado pelo Anel – e até mesmo Gandalf resolve não aceitar porque ele não confia em si mesmo.

A consideração cuidadosa dos filmes e dos livros contradiz essa noção de poder do objeto, no entanto, uma vez que os personagens se aproximam do Anel sem que ele os dominasse. O exemplo óbvio é Sam, que carrega o Anel por um espaço de tempo e tem dificuldade em devolvê-lo a Frodo.

Nos livros, Faramir também não parece afetado pelo Anel, e durante os filmes, Aragorn ouve seu chamado, mas tem a força para fechar a mão de Frodo em torno dele.
Lembre-se também de que Merry, Pippin e Legolas estão próximos e, em nenhum momento, qualquer um deles insinua que eles estão pensando em roubar o Anel.

Quando confrontados com uma série de personagens que não caem na influência do Anel, é claro que não é sempre persuasivo, não importa o que os filmes digam.

AWREN NÃO PODE APENAS DECIDIR NÃO SER IMORTAL

ARAGORN ARWEN
Se você ficou envolvido no romance Aragorn / Arwen nos filmes, isso é razoável. Seu amor é quase tangível enquanto eles interagem em Rivendell, e sua reunião depois da Guerra do Anel vale um sorriso.

Afinal, Arwen desistiu de sua imortalidade para passar uma curta vida com Aragorn, mas se você presumiu que todo elfo tem a opção de renunciar à imortalidade dessa maneira, você ficou totalmente enganado.

Arwen só pode escolher isso por causa de sua linhagem, assim acontece Beren e Lúthien –quando um humano e um elfo que se apaixonam. Uma vez que esse humano, Beren, morre, Lúthien também morre, e só porque Mandos (um responsável por julgar) foi tocado por sua dor, é dada a opção de viver como mortal com seu amor.

O que torna a decisão mais complicada do que apenas dizer que quer ser mortal. Na medida em que é só porque ela é de linhagem humano-élfica que ela pode fazer a escolha.

Essencialmente, a menos que convençam Mandos ou tenham essa ascendência combinada, um elfo é sempre um elfo.

O FIM DO ANEL NÃO É O FINAL DA LUTA

PORTÃO NEGRO
Você não pode argumentar logicamente que o fim do Anel é igual ao final dos filmes, pois há inúmeras cenas finais antes do Retorno do Rei terminar.

Se você é um fã dos livros, porém, há um detalhe específico que as adaptações de filmes ignoram. Nos filmes, uma vez que Frodo se recuperou, os hobbits voltam para o Condado. No entanto, o retorno dos hobbits é diferente.

Quando os hobbits voltam para o seu amado Condado, eles descobrem que os remanescentes do mal assumiram seu lar sob a orientação de Saruman. Os pequenos heróis têm que livrar o Condado daquela força negra antes de alcançar um final feliz.

É compreensível que Peter Jackson negligencie a adição deste detalhe nos filmes, já que mantem o momento absoluto da vitória da queda de Sauron. Ainda assim, isso nubla a conclusão geral da guerra, enganando o público levando-o a pensar que tudo está conectado ao momento em que Sauron é derrotado.

SAURON NÃO PODERIA TER UM OLHO

OLHO SAURON
Se você conhece apenas o Sauron do filme, provavelmente você o associará com um grande olho ardente que é elevado no céu da sua torre em Mordor. No entanto, se você está indo estritamente pelos livros, então essa imagem é imprecisa.

Enquanto você pode ler sobre os olhos de Sauron, a ideia é mais uma metáfora do que algo literal, e os leitores são mesmo levados a acreditar que, perto do final da história, o vilão tem uma forma física que inclui mais do que apenas um olho.

Essa visão que você tem de um olho real estendido acima de Mordor é a criação de Peter Jackson, uma vez que ele escolheu tomar uma ideia metafórica e torná-la literal.

No geral, a escolha não prejudica necessariamente a trama dos filmes e é uma imagem épica para se conectar ao antagonista. Quantos olhos flamejantes podem quase assumir um domínio ou enviar tremores na espinha com um simples olhar? É uma tomada única e eficaz sobre o assunto, e é razoável concluir que Peter Jackson fez uma boa decisão com esse detalhe.

Independentemente disso, ainda não é preciso em comparação com os livros, então você mais uma vez foi enganado.

Traduzido e adaptado do Screenrant

Deixe seu voto

2 points
Up Down

Votos totais: 4

Up: 3

Porcentagem de upvotos: 75.000000%

Down: 1

Downvotes percentage: 25.000000%


Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar video no canal!) Clique aqui!

Seja bem vindo ao Ei Nerd.

ou

Login

Esqueceu a senha?

Não tem uma conta? Cadastre-se

Fechar
de

Processando arquivos...

dragon ball super-ultra instinct capa
Dragon Ball Super: a volta do Ultra Instinct e uma possível fusão dos Androides
vingadores-capa
Vingadores: quais personagens poderiam substituir os membros originais?
vikings-capa
Vikings: 5 motivos para não perder a 5ª temporada
Marvel-teorias futuro capa
9 teorias insanas sobre o futuro dos filmes do Universo Marvel
dragon ball super torneio do poder universo 7
Universo 7 pode ter nova eliminação em Dragon Ball Super
liga da justiça-reinício capa
Por que Liga da Justiça pode ser um “reinício” para os filmes da DC?
batman-mulher-maravilha-ben-affleck-gal-gadot
Liga da Justiça terá tensão sexual entre Batman e Mulher-Maravilha
charlie sheen corey haim
Mãe de Cory Haim não crê que Charlie Sheen tenha estuprado seu filho
(Foto: Luis Fortes / MEC)
Para descontrair, estudante vai ao Enem vestido de Homem-Aranha
Marvel DC
Elenco de Liga da Justiça aprova crossover entre DC e Marvel
beta-ray-bill
Personagem importante foi deixado de fora em Thor: Ragnarok
ligadajustiça-supermancapa
Liga da Justiça: como o Superman pode retornar para o filme?
dragon ball super torneio do poder universo 7
Universo 7 pode ter nova eliminação em Dragon Ball Super
dragon ball super-ultra instinct capa
Dragon Ball Super: a volta do Ultra Instinct e uma possível fusão dos Androides
Boruto
Personagem importante de Naruto estará também em Boruto
dragon ball super-transformação Goku3
Goku receberá grande ajuda nos próximos episódios de Dragon Ball Super
fifa 18
FIFA pode parar de ter lançamentos anuais, diz CEO da EA
harry potter wizards unite
Harry Potter vai ganhar jogo para celular ao estilo Pokémon Go
Xbox one x
XBox One X estará disponível no Brasil em dezembro: prepare o bolso!
spider-man ps4
Spider-Man: game do Homem-Aranha para PS4 ganha trailer incrível; veja