Seria Logan o novo Cavaleiro das Trevas entre os filmes de quadrinhos?

Antes de mais nada: ALERTA SPOILER!!!

Logan é oficialmente um sucesso entre críticos e fãs e na bilheteira, já estourando logo no fim de semana de estreia. Na verdade, após apenas um fim de semana nos cinemas, Logan ultrapassou O Cavaleiro das Trevas em alguns rankings dos melhores filmes de quadrinhos – muitos dos quais, foram votados por fãs.

Agora que Logan está sentado bem no topo do gênero de super-heróis, é hora de discutir o que o filme tem alcançado pro gênero e analisar os pontos mais importantes de seu artesanato cinematográfico.

Afinal, Logan é o novo Batman: Cavaleiro das Trevas?

O melhor do cinema com o melhor dos quadrinhos

logan wolverine

Batman: O Cavaleiro das Trevas mudou o gênero de filmes de super-heróis misturando arte cinematográfica com os elementos das histórias do Batman – desde personagens icônicos, até os veículos e subtramas -, criando uma visão engenhosa de um mundo da DC Comics, que muitos julgaram merecedor dos mais altos prêmios da indústria.

James Mangold fez algo muito parecido com Logan, trazendo algumas das maiores misturas de gêneros cinematográficos – como referências esclarecidas do gênero de Velho Oeste – como uma dica pra fazer um filme sombrio, rico, emocional e repleto de ação, o que sem dúvida empurra os filmes dos X-Men e da Marvel pra um novo nível. Mas Logan também tem crianças mutantes duronas, soldados cibernéticos, clones assassinos e tantos outros elementos típicos e maravilhosos dos quadrinhos pulpares, que os fãs tanto adoram.

Acontece que se assistir a um filme não muito elaborado, com uma premissa simples e um tanto medíocre, mas divertido, você sai do cinema satisfeito. Não funciona assim com filmes de heróis por alguns motivos. Primeiro, o público casual vê elementos reconhecíveis, mas com gigantes verdes, pessoas que voam, cuecas por cima das calças e acaba não entendendo nada. Segundo, os fãs não reconhecem seus personagens e suas histórias tão queridas e ficam insatisfeitos pela representação pobre das telas. Tão importante quanto: a primeira impressão é a que fica e os primeiros a criticarem – com uma avidez admirável – são os fãs do quadrinho, que certamente ficaram insatisfeitos com um filme mais ou menos dos seus heróis favoritos, e não poupam xingamentos, o que já espalha impressão de um filme péssimo como um incêndio. Hollywood levou alguns anos compreendendo todos esses elementos – e levando prejuízos assustadores – até sucessos como Batman: O Cavaleiro das Trevas, Homem de Ferro, Guardiões da Galáxia e Deadpool provarem que é possível fazer excelentes filmes de heróis de quadrinhos cada um à sua própria maneira, o que abriu precedentes pro sucesso de Logan.

Veja também:  Afinal, os filmes da DC realmente precisam do Superman? Entenda

Basicamente, Mangold finalmente deu a um super-herói da Marvel um tratamento similar ao d’O Cavaleiro das Trevas.

E funcionou.

Espelho Negro

cavaleiro das trevas logan

Logan pode ter muito mais em comum com o personagem de Batman que encontramos em Cavaleiro das Trevas Ressurge – aposentado, quebrado, sem amigos, com um jovem protegido e possível sucessor… -, no entanto, os temas do filme têm muito mais em comum com O Cavaleiro das Trevas.

Cavaleiro das Trevas apresentou Batman e Coringa como dois lados da mesma moeda – com Batman atormentado pela noção de que ele criou a loucura que é o Coringa. O enredo de Logan explora de forma similar as maiores virtudes e os maiores pecados do herói e questiona o subproduto de sua existência e suas ações – literalmente.

É importante notar como, em ambos os casos, os cineastas não se fundamentaram exclusivamente em elementos consagrados de Hollywood e nem exclusivamente em elementos consagrados dos quadrinhos. Filmes de quadrinhos com muito pouca inspiração nos quadrinhos são fracassos garantidos – como Homem de Ferro 3 -, enquanto filmes de quadrinhos com inspiração demais em quadrinhos… Bom, isso nunca foi feito, então não há como avaliar. Talvez o primeiro filme de Sin City seja um bom exemplo de inspiração demais em quadrinhos, apesar de não ser de super-heróis. Sin City teve uma boa repercussão, foi elogiado, conquistou o seu público, mas, pessoalmente, não me agradou o excesso de enquadramento estilo HQ – tanto em closes exagerados quanto em panoramas artificiais – e nem o formato de pequenas histórias curtas num único filme – acabou violência demais e enredo de menos, sem uma boa contextualização. A chave d’O Cavaleiro das Trevas e de Logan foi o equilíbrio entre ambos, influências pessoais, influências clássicas do cinema e influências clássicas dos quadrinhos, todas com igual prioridade num mosaico complexo e recompensador.

Veja também:  Velório de Ayrton Senna inspirou cena tocante de Homem de Ferro 3

Em nível de personagem e história, Logan oferece coisas profundas que garantem múltiplas visualizações e enquadra o legado, a iconografia e a essência do personagem de uma maneira artisticamente desafiadora. Foi o que tornou O Cavaleiro das Trevas um sucesso ímpar e o que vemos pela primeira vez sendo utilizado em um herói da Marvel.

Super-herói para adultos

logan

O Cavaleiro das Trevas era o filme de super-heróis que oferecia novas possibilidades pros filmes de quadrinhos: todos nós aprendemos que um filme de super-heróis poderia ser feito e comercializado pra adultos inteligentes – até sofisticados -, o que os torna mais ricos como experiência e ainda assim lucrativos.

Logan empurrou essa fronteira ainda mais longe. Enquanto Cavaleiro das Trevas tentou ser sombrio, foi inevitavelmente mantido em xeque por uma classificação PG-13. Deadpool empurrou os super-heróis da Marvel pra classificação adulta, mas uma maneira lúdica e cômica.

E, de fato, muitas histórias do Batman e do Wolverine – e de vários outros heróis – definitivamente não são pra criançada. Não estou só falando dos aclamados quadrinhos Cavaleiro das Trevas e Velho Logan. Estou falando d’A Última Caçada de Kraven do Homem-Aranha, d’O Contrato de Judas dos Novos Titãs, do Crepúsculo Esmeralda do Lanterna Verde, d’A Saga da Fênix Negra dos X-Men e muitas outras histórias violentas e ambíguas, que deixam de lado questões maniqueístas como “bem contra o mal” e partem pra visões humanizadas, intimistas e imperfeitas dos nossos personagens favoritos. Demorou muito tempo pra Hollywood ter coragem de abordar os super-heróis de forma amadurecida, o que agora parece ser a nova tendência.

Depois de ver Logan, é claro que os filmes de super-heróis podem mergulhar profundamente no lado sombrio e violento dos seus personagens, não apenas entregar uma história atraente e complexa, mas mantê-la emocionante e repleta de ação – como exige o gênero – sem perder terreno nas bilheterias.

Veja também:  Ator de Gotham 'responde' a xingamento de Robin no trailer de Titãs

Logan

logan wolverine

Hugh Jackman (Logan), Boyd Holbrook (Donald Pierce), Patrick Stewart (Charles Xavier), Dafne Keen (Laura Kinney / X-23), Doris Morgado (Maria), Stephen Merchant (Caliban), Elizabeth Rodriguez e Richard E. Grant (Dr. Zander Rice) estrelam Logan. James Mangold está dirigiu e ajudou no roteiro junto com Scott Frank e Michael Green.

Logan está em cartaz nos cinemas.

Fonte: http://comicbook.com/2017/03/06/logan-wolverine-3-dark-knight-best-superhero-movies/

Deixe seu voto

4 points
Up Down

Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar video no canal!) Clique aqui!

Log in

With social network:

Or with username:

You’ll be automatically logged in 5 seconds.

Esqueceu a senha?

Não tem uma conta? Registre-se

Esqueceu sua senha?

Digite seus dados de conta e nós enviaremos a você um link para recuperar sua senha.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Fechar
de

Processing files…

Loki, Feiticeira Escarlate e mais? Tudo sobre as futuras séries da Marvel
Quais personagens antigos voltam em Capitã Marvel (e como eles voltam)
10 detalhes que você pode ter deixado passar no primeiro trailer de Capitã Marvel
Capitã Marvel: tudo sobre sua origem, poderes e mudanças no filme
Loki, Feiticeira Escarlate e mais? Tudo sobre as futuras séries da Marvel
Com Emily Bluny, O Retorno de Mary Poppins mistura elementos de animação
Por que os simbiontes vieram à Terra no filme do Venom?
Ênio e Beto são casal gay, diz roteirista de Vila Sésamo
Batman aparece sem roupas pela primeira vez nos quadrinhos
Neymar lança série de quadrinhos em que aparece como herói
Turma da Mônica ganha game para PlayStation 4 e Nintendo Switch
Serviço de streaming DC Universe ganha data de lançamento; confira
Dragon Ball Super: Broly deve ter luta em outra dimensão com efeitos CGI
Anime de Boruto mostra a hipocrisia de Naruto como Hokage; entenda
Boruto vai até o esconderijo de Orochimaru e descobre clones de Mitsuki
Dragon Ball Super: Broly ganha novo pôster com os Saiyajins do filme
Games Gwent e spin-off de The Witcher ganham data de lançamento
Devil May Cry 5 tem novo trailer, personagem inédito e informações; veja
Sony anuncia console PlayStation Classic com 20 jogos na memória
fortnite
Fortnite é considerado justificativa em mais de 200 casos de divórcio em 2018