O aplicativo Signal ultrapassou o WhatsApp e se tornou o mensageiro mais baixado da Play Store brasileira nesta semana.
A principal razão que explica esse aumento repentino de downloads do Signal tem relação com a nova política de privacidade do WhatsApp, modificada recentemente pelo Facebook, dono do mensageiro, que desagradou muitos usuários.
Na manhã desta quarta-feira (13), o Signal ocupa a primeira posição entre os aplicativos gratuitos mais baixados da Play Store.
Já na App Store, ele está atrás apenas do concorrente Telegram entre os aplicativos gratuitos mais baixados.
O mensageiro está em alta não apenas no Brasil, mas em todo restante do planeta. Em sua conta oficial no Twitter, o Signal afirmou que também era o aplicativo gratuito mais baixado em diversos países, como Alemanha, França, Áustria, Suíça, Finlândia, Índia e Hong Kong.
…🇫🇷, 🇦🇹, 🇫🇮, 🇭🇰, and 🇨🇭 too.
— Signal (@signalapp) January 9, 2021
Na sexta-feira passada (7), o perfil relatou que os códigos de verificação para novas contas estavam demorando mais que o normal para chegar por conta dos acessos.
Acredita-se também que o aplicativo ganhou força por ter sido recomendado por figuras públicas famosas, como Jack Dorsey, criador e CEO do Twitter, e Edward Snowden, responsável por ter vazado diversos documentos secretos do governo americano.
Elon Musk, que se tornou o homem mais rico do mundo nos últimos, também recomendou o uso do mensageiro de forma curta e objetiva.
“Usem o Signal”, disse o bilionário.
Use Signal
— Elon Musk (@elonmusk) January 7, 2021
Sobre o Signal
O Signal foi criado em 2014 pelas empresas Signal Foundation e Signal Messenger. Assim como o WhatsApp, é possível mandar, além de mensagens, áudios, vídeos, fotos e documentos.
O mensageiro possui criptografia de ponta-a-ponta e seu software é livre e de código aberto. Se o usuário preferir, também pode usá-lo no computador e conta com versões para Windows, Mac e Linux.
Sobre o WhatsApp
O WhatsApp é considerado o principal aplicativo de troca de mensagens do planeta. Ele foi criado em janeiro de 2009 pelos engenheiros Brian Acton e Jan Koum.
Além de mandar mensagem escritas, os usuários do WhatsApp podem enviar áudios, vídeos, documentos, fotos e fazer chamadas de vídeo com outras pessoas. Também é possível utilizá-lo pelo computador, desde que o smartphone esteja conectado com a internet.
Em fevereiro de 2014, o Facebook se tornou dono do WhatsApp, em um negócio que custou US$19 bilhões para a rede social fundada por Mark Zuckerberg.
Apesar de sua imensa popularidade – conta com mais de dois bilhões de usuários, segundo dados de fevereiro de 2020 – o WhatsApp também se tornou alvo de algumas polêmicas, especialmente a respeito da propagação de fake news e algumas falhas de segurança.
O WhatsApp pode ser baixado por usuários dos sistemas operacionais iOS e Android.
Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar vídeo no canal!) Clique aqui!