A minissérie Chernobyl mal foi lançada pelo canal HBO, mas já se tornou um sucesso de público e crítica por retratar, de uma forma jamais vista, os acontecimentos do desastre nuclear de mais famoso da história. Mas o que poucos podem ter notado é que o título de cada um dos seus cinco episódios possuem um significado especial.
Sim, Chernobyl precisou mexer em uma coisa ou outra, mas foi muito elogiada por conta de sua fidelidade. E os títulos dos cinco episódios refletem algo que aconteceu durante o desastre nuclear, mesmo que de forma simbólica. Entenda mais abaixo.
Episódio 1: “1:23:45” – Esse era o horário no momento em que o reator 4 da Usina Nuclear de Chernobyl explodiu e deu início ao desastre.
Episódio 2: “Please Remain Calm” (“Por Favor Fiquem Calmos”) – Durante a evacuação da cidade de Pripyat, que ficava próxima à usina, militares usaram alto falantes para orientar a população e diziam essa frase constantemente. No entanto, não se sabe, exatamente, se eles falavam “Por favor, fiquem calmos” ou “Por favor, mantenham a calma.”
Episódio 3: “Open Wide, O Earth” (algo como “Abra Bem, Ó Terra”) – Esse é um trecho citado em um rito fúnebre dentro da Igreja Cristã Ortodoxa. Como esse episódio termina com o enterro do bombeiro Vasily Ignatenko, a escolha deste título acaba fazendo muito sentido.
Episódio 4: “The Happiness of All Mankind” (“A Alegria de Toda a Humanidade”) – Sabemos que a União Soviética mantinha uma propaganda muito forte como forma de garantir o apoio da população. E muitos pôsteres espalhados por vilas próximas a Chernobyl continham essa frase, que virou o título do episódio.
Episódio 5: “Vichnaya Pamyat” – Igual ao terceiro episódio, o título do capítulo final de Chernobyl foi tirado de um rito fúnebre da Igreja Cristã Ortodoxa. No final da cerimônia em uma igreja, o coro cantou a frase “vyechnaya pamyat” três vezes, que pode ser traduzida como “memória eterna”. Nada mais apropriado para um desastre que jamais será esquecido, mesmo daqui a milhares de anos.
Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar vídeo no canal!) Clique aqui!