As opiniões pública e a especializada sobre determinado filme ou série raramente andam juntas. Muitos sucessos de bilheterias têm notas consideradas baixas pelos jornalistas da área, assim como produções que fracassaram entre o público podem ter notas altas nos sites de críticas.
Várias pessoas se baseiam nas notas do Rotten Tomatoes e IMDB para decidirem se vale a pena ir ao cinema assistir determinado filme, mas poucas pessoas conhecem como estes sites funcionam. Nem sempre é uma questão de qualidade.
Rotten Tomatoes
Lançado em 12 de agosto de 1998 por Senh Duong, o Rotten Tomatoes (“Tomates Podres”, em tradução livre) é um site que agrega críticas de produções cinematográficas e televisivas. Diferente do que a maioria pensa, as críticas encontradas lá não são de autoria dos responsáveis pelo site: a página busca críticas em diversos outros portais de cinema especializados.
Apesar de já ter pertencido à Warner Bros., encontram-se lá resenhas de todos os estúdios. O foco principal é facilitar a busca sobre um determinado filme, reunindo críticas de diversos sites em um só lugar.
O “tomatômetro” é a área mais visitada do site. Consiste em uma porcentagem atribuída a cada filme, não sendo a média geral da película: trata-se da porcentagem dos críticos que aprovaram o filme.
O selo Rotten (podre) é atribuído a filmes cuja porcentagem fique entre 0% e 59%, ainda que possa ter criticas positivas. O Fresh (fresco) é o selo dado a obra com mais de 60%, considerados bons ou ótimos.
Para ser um crítico do site, é preciso ter um veículo de mídia e estar associado a sindicados de roteiristas ou críticos de cinema. Apesar da maior parte do portal estar voltada para especialistas, o público em geral não fica completamente de fora: é possível atribuir estrelas de 1 a 5.
O Rotten Tomatoes não visa medir a qualidade de um filme, mas, sim, tornar opiniões consensuais entre os críticos sobre as películas.
IMDb
Fundado pelo britânico Col Needham em 1990 e comprado pela Amazon em 1998, o Internet Movie Database (IMDb) funciona como uma enciclopédia, usando seu sistema de uma forma relativamente mais simples e popular. Lidera em sua área, sendo o Rotten Tomatoes seu concorrente direto.
Possui uma infinidade de filmes e séries, além de contar com informações de praticamente todas as celebridades do cinema e da TV, o que facilita muito quando buscamos por algum filme ou série.
O site também disponibiliza horários de exibição dos filmes em cartaz nos cinemas.
Mais de 160 milhões de usuários podem classificar as obras que assistiram de acordo com seus próprios fatores, e o site conta com uma série de cálculos e estatísticas afim de que uma obra não seja injustamente alterada.
Você pode conferir aqui a lista dos 250 filmes mais bem classificados do IMDb.
Em uma época em que lidamos com enxurradas de opiniões, é difícil não nos deixar influenciar por elas. Vale ter em mente que o princípio desses sites não é ditar o que você deve assistir: é bom saber filtrá-las de modo que o gosto pessoal ainda prevaleça.
Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar vídeo no canal!) Clique aqui!