Stan Lee e mais: os principais easter eggs e referências de Venom

O filme solo do Venom estreou na última quinta-feira (4), e até o momento, não tem sido bem avaliado pela crítica especializada e alguns fãs. Mas deixando isso de lado, o longa, como qualquer outro título do gênero, possui vários easter eggs e referências dos quadrinhos, que envolvem os outros hospedeiros do alienígena, homenagens aos criadores e, claro, a clássica participação especial de Stan Lee.

Confira abaixo os principais easter eggs e referências de Venom

John Jameson

Jonah Jameson ainda não apareceu nos filmes do Homem-Aranha desde os filmes da trilogia de Sam Raimi, mas o seu filho, John Jameson, fez uma breve aparição em Venom. Interpretado por Chris O’Hara, Jameson é um dos astronautas que estavam na nave que trouxe Venom e os outros simbiontes para a Terra. No entanto, não sabemos se ele sobreviveu ao acidente.

Nos filmes, o personagem apareceu em Homem-Aranha 2, onde também era um astronauta que quase que casou com Mary Jane. E nos quadrinhos, ele chegou a se tornar um lobisomem após entrar em contato com uma rocha que encontrou na Lua.

O Daily Globe

Ainda no início de Venom, Anne Weying (Michelle Williams) revela a informação de que Eddie chegou a trabalhar no Daily Globe em Nova York antes de se mudar para São Francisco. Nos quadrinhos, o protagonista do filme trabalhou para esse jornal, onde falou a respeito de um serial killer que foi desmascarado pelo Homem-Aranha, o que acabou com sua carreira profissional.

Veja também:  Crítica: sem identidade e ambições, Venom é um filme pouco empolgante

Em um momento do filme, inclusive, Brock chegou a falar com Barney Bushkin, que nos quadrinhos, era o editor do Daily Globe e um dos grandes rivais de J. Jonah Jameson. Ele até chegou a contratar Peter Parker como fotógrafo por algum tempo.

A Fundação Vida

Liderada por Carlton Drake (Riz Ahmed), a Fundação Vida é uma organização dedicada a levar o ser humano para o espaço. Enquanto que o Carlton Drake de Venom acabou se fundido com Riot, a versão do personagem nos quadrinhos é bem distinta, pois ele criou a Fundação Vida como uma espécie de grupo de sobrevivência, por acreditar que a humanidade estava fadada a desaparecer.

A Fundação Vida já se envolveu em diversas histórias relacionadas ao Homem-Aranha e o Venom nos quadrinhos. E nas HQs, com a ajuda do alienígena, ela criou outros cinco simbiontes, incluindo Riot.

A fome do Venom

Desde os quadrinhos, Venom sempre comentou a respeito de comer cérebros e outros órgãos humanos com certa frequência. E foi exatamente o que ele fez no filme. Além de ter arrancado a cabeça de alguns vilões, os simbiontes do filme, aos poucos, consumiam os órgãos dos hospedeiros que não alcançavam a simbiose. Ao menos, no final do filme, ficou aparente que ele aprendeu a gostar de batatas e chocolate.

Em uma minissérie lançada em 1995, Len Kaminski e Ted Halsted deram uma explicação para esses impulsos canibalísticos de Venom. É que ele precisa de um composto químico que está em nosso cérebro para sobreviver, mas essa substância também pode ser encontrada no chocolate.

Debaixo da máscara

Após o Homem-Aranha destruir sua carreira nos quadrinhos, Eddie Brock começou a levantar pesos. E ele ficou tão obcecado em derrotar o herói que praticamente se transformou em um atleta. Existe uma menção a esse hábito do herói na cena em que ele luta com os vilões em seu apartamento, que tinha alguns pesos.

Um pouco depois do embate, Eddie se pergunta se o simbionte é um tumor cerebral. É também outra referência ao câncer que ele combateu por vários anos nos quadrinhos.

Stan Lee e o criador do Venom

Como em qualquer filme da Marvel, Venom tem uma rápida participação especial de Stan Lee. Ele aparece nos momentos finais do filme, e apesar de não ter criado o Venom, ele conversa com Eddie como se estivesse ciente de seu atual status. E o escritório em que Anne Weying trabalhava se chama Michelinie & McFarlane, uma clara referência a David Michelinie e Todd McFarlane, cocriadores do Venom nos quadrinhos.

Veja também:  Futuro vilão à vista? Entenda a cena pós-créditos de Venom

Além disso, o apartamento em que Eddie mora se chama Schueller, que é uma homenagem a Randy Schueller, o fã da Marvel que sugeriu à editora dar um traje preto para o Homem-Aranha.

Lethal Protector

O diretor de Venom, Ruben Fleischer, disse abertamente que o filme é inspirado na história Lethal Protector, em que Eddie retornava até São Francisco justamente para lidar com a Fundação Vida. Essa é, inclusive, a primeira história que retratou o Venom mais como um anti-herói do que um vilão.

A história “Planet of the Symbiotes” também foi uma influência, já que ela mostra o Homem-Aranha e o Venom juntando forças para impedir uma invasão de simbiontes no nosso planeta. E no filme, Riot também tenta fazer algo semelhante com a ajuda de Carlton Drake.

Os outros hospedeiros de Venom

Eddie Brock e Peter Parker são os hospedeiros mais famosos do Venom, mas eles não foram os únicos. Igual sua contraparte dos quadrinhos, Anne Weying rapidamente se ligou ao alienígena para salvar Eddie na parte final do longa.

E antes de Anne se tornar hospedeira, Venom também se ligou rapidamente a um cachorro. Deve se tratar de uma referência a Ivan, outro cão que se tornou hospedeiro de um clone do simbionte nos quadrinhos em 2013.

Pequenas menções ao Homem-Aranha

Sim, nada do Homem-Aranha aparecer em Venom, mas ainda assim, existem breve menções ao herói durante o filme. A famosa série animada dos anos 90, por exemplo, mostrou John Jameson encontrando o simbionte no espaço e o trazendo para a Terra, que é justamente o que aconteceu no filme.

Por fim, uma coisa que poucos notaram é que na parte final do filme, Eddie parecia estar com um corte de cabelo semelhante ao estilo “emo” que vimos em Peter Parker no filme Homem-Aranha 3, além de também estar andando de preto.

Carnificina

Para terminar, a melhor surpresa de todo o filme ocorre quando Eddie, na primeira cena pós-créditos, vai entrevistar o serial killer Cletus Kasady (Woody Harrelson), que diz que na hora que ele sair dali, vai ocorrer uma carnificina. Todos já sabemos que Kasady se tornou o vilão Carnificina nos quadrinhos, o que já nos dá a entender que ele será o antagonista de uma possível sequência.

Nos quadrinhos, Kasady tem um fascínio por sangue e sempre gostou de usá-lo para escrever mensagens na parede. É justamente o que o personagem fez no filme, ao recepcionar Eddie desta forma.

Fonte: CBR

Ei Nerd, não deixe de conferir:


Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar video no canal!) Clique aqui!

Log in

With social network:

Or with username:

You’ll be automatically logged in 5 seconds.

Esqueceu a senha?

Não tem uma conta? Registre-se

Esqueceu sua senha?

Digite seus dados de conta e nós enviaremos a você um link para recuperar sua senha.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Fechar
de

Processing files…

batwoman
Batwoman: sinopse confirma sexualidade da heroína e série ganha 1º trailer
No Preview
Adult Swim anuncia 4ª temporada de Rick and Morty para este ano
Game of Thrones: teoria diz que Arya pode ter morrido em Porto Real
Os 10 Anéis de Mandarim devem voltar aos filmes da Marvel no futuro
Marvel anuncia que vai cancelar e relançar todas as HQs de X-Men
O Homem de Ferro já usou a Manopla do Infinito nas HQs
Nova: história, poderes e habilidades do herói da Marvel
Multiverso: conheça os universos paralelos da Marvel
Dragon Ball Heroes: vilões da Área Núcleo vão atacar o Universo 7
Boruto: Naruto Next Generations pode ter retorno de antigo ninja morto
Detetive Pikachu conta com referências a Ash Ketchum
Os easter eggs e referências de Pokémon em Detetive Pikachu
Com James Wan, novo filme de Mortal Kombat começará a ser gravado
cavaleiros do zodíaco
Novo game de Cavaleiros do Zodíaco, Saint Seiya: Galaxy Spirits chega aos celulares
Mundo Pokémon: o que é, sua história e como funciona
Mortal Kombat 11 traz easter egg inusitado de Toy Story; entenda
vingadores ultimato
10 teorias de Vingadores: Ultimato que os fãs acertaram
Game of Thrones: 7 perguntas para o episódio final da série
Vingadores: Ultimato prova quem estava certo na Guerra Civil
Game of Thrones: quem ainda está vivo para o episódio final
WhatsApp sofre ataque hacker e pede que 1,5 bi de usuários atualizem
Supostas imagens do novo iPhone vazam na web e as pessoas estão horrorizadas
Problemas com HBO Go motivam inúmeras reclamações nas redes
Vingadores: Ultimato vence Game of Thrones em menções no Twitter no Brasil