Star Wars: As 8 heresias da Trilogia Prequel planejadas desde a Original

Em 1977, George Lucas deu início a uma das maiores sagas cinematográficas e transmídias de todos os tempos: Star Wars. E em 1999, o grande criador começou a destruir sua obra-prima. Mas, na verdade, muitos dos elementos mais criticados pelos fãs, já haviam sido citados na Trilogia Original ou explicados em livros e making of. Então, vamos parar de tacar pedras na Trilogia Prequel por apenas um minuto e relembrar dos momentos que já estavam planejados desde as origens.

C-3PO foi construído por uma criança

c-3po-ameaca-fantasma

“Muitos dos droides foram desmontados muito rapidamente. Tive a sorte de ser totalmente remontado por um rapaz que trabalhava pra um vendedor de sucatas.” – C-3PO

Essa é a história do C-3PO desde o início. Eu não estou nem brincando, Lucas disse que C-3PO foi reconstruído por uma criança em 1977. Ainda não havia sido dito nada sobre Annakin ou Darth Vader, mas ainda é uma previsão estranhamente específica. Segundo o site de database de Star Wars, o droide tem 112 anos de idade no começo do Episódio IV, exatamente o que estava inicialmente previsto.

O Imperador derrubou a República usando leis de comércio

star-wars-episodio-1

“Um dos Chanceleres começou a subverter o Senado e comprar os outros senadores com a ajuda de algumas grandes empresas de comércio intergalácticas.” – Léia Organa

É estranho pensar que o poderoso Império Galáctico, que teve impacto sobre até mesmo os sistemas mais distantes, como Tatooine – onde a República não existia -, durou apenas cerca de 25 anos. Obviamente, Ben fala como se os tempos sombrios tivessem durado séculos de idade, mas os prelúdios mostram explicitamente o quão breve foi a Era do Império. Os filmes originais não revelam nada sobre essa cronologia rápida e apenas sugere que a República foi extinta há décadas. No entanto, estes fatores foram cortados pelas prequels pra permitir que Luke e Léia nascessem simultaneamente ao Império. Mas só porque as datas eram vagas, não significa que os eventos estavam indefinidos – sabíamos que a República Velha foi um sistema democrático, governado por um chanceler que era substituído a cada quatro anos. O futuro imperador conseguiu modificar isso pra que pudesse ser reeleito com o apoio e influência de grandes corporações galácticas ao mexer com as leis de comércio. Esse argumento é dito brevemente por Léia e é essencial pras prequels. As leis comerciais antigas que foram apresentadas n’A Ameaça Fantasma e o conflito no Ataque dos Clones foi orquestrado pra aumentar os poderes do Chanceler, tudo culminando n’A Vingança dos Sith e dando origem à Trilogia Clássica.

O passado de Darth Vader era um mistério

anakin-skywalker-darth-vader

“A Estrela da Morte tinha os dados de todos a bordo, exceto Darth Vader.” – C-3PO

Todos sabíamos que o passado do cavaleiro negro de Star Wars era incrivelmente subjetivo, mas, mesmo antes da decisão de definir Darth Vader como o pai de Luke, Lucas fez questão de jogar o seu passado no mistério. R2-D2 tinha os planos da Estrela da Morte, mas, de acordo com C-3PO ele leu os arquivos detalhados sobre todos a bordo, exceto Darth Vader, que não tinha nenhum vestígio. Isso é algo que aponta pro seu poder grandioso, ele está mais perto do Imperador e mais longe de ser apenas outro membro da equipe. Parece óbvio hoje, mas foi algo sutil no primeiro filme. Mesmo que Obi-Wan tenha falado sobre o passado de Vader, esta decisão de destacar seu mistério mostra como o lugar de Vader na saga estava reservado.

A rebelião começou no Senado

star-wars-episodio-3-rebeldes

“Quando ele se tornou Imperador, pouco mais da metade do Senado não foi corrompida – e eles reagiram fortemente contra a coisa toda. A maioria desses planetas nutria grande ressentimento pelo Império e a rebelião nasceu deles.” – Léia Organa

Na história original, conforme o Imperador aumentava a pressão sobre a República, ele subornou e chantageou metade dos sistemas – 24.372 senadores na contagem inicial -, que se tornaram os membros mais prestigiados do Império. Aqueles do outro lado tentaram primeiramente uma resolução política, mas Darth Vader entrou em cena e não aceitou diplomacia, o que levou a uma oposição cada vez mais radicalizada. Um dos principais subtramas d’A Vingança dos Sith – que acabou cortada do filme, mas sobrevive nas cenas deletadas – lidou com as primeiras sementes da rebelião numa forma similar. Apresentando Padmé conspirando com Bail Organa, Mon Mothma e outros futuros rebeldes, a cena legitimiza os separatistas. A ideia não foi bem explorada no filme final, mas a sugestão definitivamente está lá.

C-3PO teve sua memória apagada

c-3po

“Eu acredito que R2 teve sua memória apagada várias vezes, mas tenho certeza que esse destino horrível nunca me aconteceu.” – C-3PO

Uma Nova Esperança apresenta alguns furos de enredo inevitáveis, com personagens mantendo silêncio sobre questões-chave sem motivo aparente. Não muito pode ser feito sobre o fato de que Obi-Wan disfarçou muito bem que conhecia os droides, mas Lucas fez uma boa jogada ao explicar retroativamente que C-3PO não sabia quem realmente era Vader ao ter sua memória apagada. Narrativamente simplista, esta fala faz o trabalho de amarrar uma ponta solta que foi estupidamente criada pelas prequels. No entanto, C-3PO sempre foi destinado a ser fortemente influenciador. Menos de forma ambígua, a passagem também explica por que o droide não tinha conhecimento da embaixadora na nave consular: ele foi especificamente programado pra não revelar qualquer informação sobre Léia. Embora explicado num pedaço de diálogo, a amnésia dos droides não foi exatamente uma novidade no Episódio 3.

R2-D2 era um Droide de Reparação Naval

r2-d2-ameaca-fantasma

“Função de R2-D2 é ser um robô de reparação. Sua principal função é preservar o sistema da nave.” – C-3PO

Na Trilogia Original, os droides surgiram como a versão galáctica de um canivete suíço. Eles podem armazenar dados, se encaixam perfeitamente em várias naves espaciais, podem acessar qualquer porta ou computador e até mesmo têm um periscópio. Quando vimos R2-D2 pela primeira vez n’A Ameaça Fantasma, ele é um droide de reparo em um cruzador e essa é exatamente sua principal função desde o início – de acordo com C-3PO “ele é enviado para o exterior do navio para corrigir vários sistemas.” Esse é um dos muitos exemplos de Lucas mostrando uma compreensão muito forte do seu novo Universo desde os primórdios. Nem tudo era magia espacial, algumas coisas eram explicadas com precisão histórica e profunda terminologia. Apesar de alguns detalhes serem esdrúxulos, como o material e o combustível da Millenium Falcon ou que C-3PO teve uma atualização XB21 após a Batalha de Yavin, outros são incríveis, como as origens dos droides e o passado de Han – ex-escravo criado por ciganos.

O Exército Imperial foi construído em segredo

star-wars-episodio-3-stormtroopers

“O Imperador tinha algumas forças militares fortes no passado… Em termos de exército e das forças imperiais, que ele construiu em segredo.” – Léia Organa

Sim, desde a Trilogia Original, fomos informados que o Imperador tinha construído um grande exército em segredo pronto pra ascensão do imperialismo. A República não podia ter um exército, pois era protegida pelos Jedis, então Palpatine orquestrou um segredo simples, mas eficaz – apesar da execução dessa ideia nos filmes ter ficado atolada. Os clones espreitavam Star Wars desde o início. Uma referência descartável no Ataque dos Clones foi uma das poucas sugestões do mundo pré-Império: Boba Fett foi originalmente concebido como parte de uma série de super-soldados geneticamente produzidos. Como foi o caso com muitas das ideias políticas levantadas nas pequels, a linha do tempo que tentou corrigir outros eventos era originalmente uma ideia inteligente – como os clones dizimarem os Jedis e a corrupção de Darth Vader -, mas que ficaram estúpidas na prática, como a implicação no Episódio II de que esses clones eventualmente se tornaram os Stormtroopers, algo que sempre foi incoerente. É confuso, claro, mas, pelo menos, a ideia original ainda está claramente presente.

Midi-chlorians

anakin-skywalker-e-qui-gon-jinn

“Diz-se que certas criaturas nascem com uma maior consciência da Força do que os humanos. Seus cérebros são diferentes, eles têm mais midi-chlorians em suas células.” – George Lucas

Qual é o elemento mais ridicularizado do Episódio I e, por extensão, pela Trilogia Prequel inteira? Não, não é Jar-Jar. Embora ele é reconhecidamente ruim, o Gungan é muito mais fácil de ignorar do que os Midi-chlorians. Mencionado em apenas duas cenas n’A Ameaça Fantamsa e depois numa cena que deveria ter sido crucial n’A Vingança dos Sith, a sua explicação acabou sendo frustrante na versão final do roteiro e tendo pouco impacto sobre a história. Previsivelmente, muitos fãs inveterados acharam que Lucas havia arruinado suas infâncias. Mas midi-chlorians têm suas raízes bem no começo da franquia, antecipando a Regra de Dois e a profecia do Escolhido por mais de vinte anos.

Fonte: http://whatculture.com/film/8-star-wars-prequel-moments-george-lucas-planned-way-back-1977

Deixe seu voto

2 points
Up Down

Votos totais: 4

Up: 3

Porcentagem de upvotos: 75.000000%

Down: 1

Downvotes percentage: 25.000000%


Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar video no canal!) Clique aqui!

Seja bem vindo ao Ei Nerd.

ou

Login

Esqueceu a senha?

Não tem uma conta? Cadastre-se

Fechar
de

Processando arquivos...

vingadores guerra infinita-revelações capa
11 spoilers oferecidos pelo trailer de Vingadores: Guerra Infinita
Game of Thrones: Sansa Stark nunca será rainha de Westeros
Game of Thrones: por que Sansa Stark nunca será rainha de Westeros
x-men-e vingadores capa
Como os X-Men poderiam aparecer em Vingadores 4?
Top 6 filmes de heróis que precisam de um reboot urgente - X-Men
6 filmes de heróis que precisam de um reboot urgente
einerd Matthew McConaughey Leonardo DiCaprio Titanic
E o DiCaprio? Matthew McConaughey quase interpretou Jack em Titanic
vingadores guerra infinita-revelações capa
11 spoilers oferecidos pelo trailer de Vingadores: Guerra Infinita
einerd house of cards
House of Cards ganha última temporada com 8 episódios e sem Kevin Spacey
Game of Thrones: Sansa Stark nunca será rainha de Westeros
Game of Thrones: por que Sansa Stark nunca será rainha de Westeros
sakura card captors
Continuação de Sakura Card Captors ganha trailer legendado e data de estreia no Brasil
Top 6 filmes de heróis que precisam de um reboot urgente - X-Men
6 filmes de heróis que precisam de um reboot urgente
(Foto: Jonathan Alcorn/Bloomberg)
Stan Lee revela que Homem-Aranha quase não existiu
deadpool-justiceiro
Deadpool dá um beijo no Justiceiro em nova HQ dos Defensores
One-Piece
Mangá de One Piece tem mais uma morte e revelações sobre vilã
dragon ball super-ultra instinct capa
Dragon Ball Super: segredo do Instinto Superior de Goku pode ter sido revelado
sakura card captors
Continuação de Sakura Card Captors ganha trailer legendado e data de estreia no Brasil
hit
Teoria de fãs sobre Hit é desmentida em Dragon Ball Super
darksiders 2 deathinitive playstation 4 ps4 playstation plus ps plus
Veja os jogos gratuitos da PlayStation Plus em dezembro
DmC- Devil May Cry
Vazamentos podem ter revelado detalhes de Devil May Cry 5
Cavaleiros_do_Zodiaco
Cavaleiros do Zodíaco ganha jogo de luta criado por fãs
black-friday
Black Friday: veja as melhores ofertas de games para PS4, Xbox One e PC