tesseract

Tesseract: como a Joia do Espaço foi de Capitã Marvel até Guerra Infinita?

O filme da Capitã Marvel já está em exibição nos cinemas desde a última semana e, apesar de ser uma aventura solo que se passa em outro período de tempo na franquia, tem algumas ligações com os outros filmes do Universo Cinematográfico Marvel (UCM).

Um detalhe que acabou chamando a atenção, para a surpresa de muita gente, foi que a aventura solo de Carol Danvers contou com a presença inesperada de uma Joia do Infinito: a Joia do Espaço, em seu formato conhecido como o Tesseract.

O Tesseract acabou possuindo uma grande importância para o enredo do filme e para a história da própria heroína, que adquiriu seus poderes após se envolver em uma explosão de uma fonte de energia que vinha justamente da Joia do Espaço.

Dentre diversas dúvidas que o filme plantou na cabeça dos fãs que saíram dos cinemas, uma que tem sido constantemente discutida nos fóruns e espaços especializados é a trajetória do Tesseract após ter sido engolido pela gata Goose, no filme da Capitã Marvel.

Por onde ele passou depois disso e como ele foi desembocar na Manopla do Infinito de Thanos, em Vingadores: Guerra Infinita? Confira!

Cronologia do Tesseract no UCM

O Tesseract, que guarda a Joia do Espaço, é o artefato com o caminho mais complicado dentro do UCM. Ele surgiu, primeiro, no filme do Capitão América e viajou até chegar às mãos de Thanos. No meio do caminho, nos anos 90, concedeu os poderes para Carol Danvers.

A primeira localização que sabemos do Tesseract é Asgard, quando o Caveira Vermelha diz, em ‘Capitão América: O Primeiro Vingador’, que ele já foi “a joia da sala do tesouro de Odin”. Como ele chegou até lá ainda não sabemos e esperemos que esse detalhe seja esclarecido em novos filmes no futuro.

Veja também:  Saiba o significado da música cantada por Podrick em Game of Thrones

Também segue em aberto como ele saiu de Asgard e foi parar na Terra, mas é em nosso planeta que sabemos a próxima localização do artefato. No primeiro filme do Capitão América, o Tesseract estava envolvido em uma batalha entre Steve Rogers e o Caveira Vermelha. A gente nem sabia nada sobre ele e jamais imaginaria que ele era uma Joia do Infinito. Ao final do filme, ele ficou localizado à bordo de um avião com o Capitão América, que caiu no oceano ártico e “desapareceu”.

Por muito tempo, então, tivemos certeza de que o Caveira Vermelha tinha sido desintegrado no filme do Capitão América, ao se atrever a tocar o Tesseract com as próprias mãos. No entanto, em ‘Vingadores: Guerra Infinita’, descobrimos que o artefato o teletransportou para o planeta Volmir e o obrigou a ser o guardião eterno de outra joia, a Joia da Alma.

Em certo momento da história, Howard Stark, o pai de Tony Stark, patrocinou as buscas pelo avião de Steve Rogers e o encontrou – como foi visto em ‘Os Vingadores’. Dessa maneira, ele passou a proteger o artefato dentro das paredes da S.H.I.E.L.D., onde permaneceu até a década de 1990.

O Projeto Pegasus, citado no filme da Capitã Marvel e liderado pela Mar-Vell, era uma iniciativa da S.H.I.E.L.D. que tinha o objetivo de estudar o Tesseract e descobrir mais detalhes sobre ele. Não sabemos ainda como o artefato foi parar nas mãos de Mar-Vell.

Ainda em ‘Capitã Marvel’, vimos a gata Goose engolir o Tesseract. O felino pertence, na verdade, a uma poderosa raça alienígena chamada Flerken que possui portais para outras dimensões dentro de sua boca. Na cena pós-créditos do filme, a gata cospe o artefato na mesa de Nick Fury, na S.H.I.E.L.D.

Veja também:  Mulher é hospitalizada após chorar muito assistindo Vingadores: Ultimato

Desta maneira, o Tesseract volta à posse da S.H.I.E.L.D., que continua a estudá-lo com a ajuda do Dr. Erik Selvig. A Joia permanece ali até o primeiro filme dos Vingadores, quando Loki chega à Terra e destrói toda a instalação do Projeto Pegasus. O objetivo do vilão era utilizar o artefato para abrir um portal que iniciaria uma invasão ao nosso planeta.

Ao final de ‘Os Vingadores’, Thor leva Loki e a Joia de volta para Asgard. Em ‘Thor: Ragnarok’, descobrimos que o Tesseract foi mantido dentro do cofre de Odin até que Asgard fosse destruída. Em meio ao caos, Loki aproveita o momento para recuperar novamente o artefato.

O roubo da Joia teve um alto custo para Loki, que teve a vida retirada por Thanos, em ‘Vingadores: Guerra Infinita’. Dessa forma, a Joia do Espaço é uma das primeiras a ser alocada na famosa Manopla do Infinito do Titã Louco, que viria a estalar os seus dedos e execrar metade da vida no universo.

Atualmente, com a Manopla do Infinito destruída, acredita-se que todas as Joias permaneçam em poder de Thanos, após ter seus objetivos concluídos.

Joias do Infinito podem não ser objetivo final em Vingadores: Ultimato


Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar video no canal!) Clique aqui!

Log in

With social network:

Or with username:

You’ll be automatically logged in 5 seconds.

Esqueceu a senha?

Não tem uma conta? Registre-se

Esqueceu sua senha?

Digite seus dados de conta e nós enviaremos a você um link para recuperar sua senha.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Fechar
de

Processing files…

Guardiões da Galáxia Vol. 3 deve terminar a história de Rocket na Marvel
Imagens do último episódio de Game of Thrones são divulgadas; veja
encolhi as crianças
Clássico Querida, Encolhi As Crianças ganhará reboot/continuação
vingadores ultimato
10 teorias de Vingadores: Ultimato que os fãs acertaram
Marvel anuncia que vai cancelar e relançar todas as HQs de X-Men
O Homem de Ferro já usou a Manopla do Infinito nas HQs
Nova: história, poderes e habilidades do herói da Marvel
Multiverso: conheça os universos paralelos da Marvel
Boruto: Naruto Next Generations pode ter retorno de antigo ninja morto
Detetive Pikachu conta com referências a Ash Ketchum
Os easter eggs e referências de Pokémon em Detetive Pikachu
Yu Yu Hakusho ganha adaptação para teatro no Japão
Com James Wan, novo filme de Mortal Kombat começará a ser gravado
cavaleiros do zodíaco
Novo game de Cavaleiros do Zodíaco, Saint Seiya: Galaxy Spirits chega aos celulares
Mundo Pokémon: o que é, sua história e como funciona
Mortal Kombat 11 traz easter egg inusitado de Toy Story; entenda
vingadores ultimato
10 teorias de Vingadores: Ultimato que os fãs acertaram
Game of Thrones: 7 perguntas para o episódio final da série
Vingadores: Ultimato prova quem estava certo na Guerra Civil
Game of Thrones: quem ainda está vivo para o episódio final
WhatsApp sofre ataque hacker e pede que 1,5 bi de usuários atualizem
Supostas imagens do novo iPhone vazam na web e as pessoas estão horrorizadas
Problemas com HBO Go motivam inúmeras reclamações nas redes
Vingadores: Ultimato vence Game of Thrones em menções no Twitter no Brasil