Thor: Ragnarok: qual o significado do final do filme?

Thor: Ragnarok estreou nos cinemas brasileiros na última quinta-feira, 26, e já é considerado por muito o melhor dos três filmes do herói, especialmente após a decepção do título anterior, Thor: O Mundo Sombrio. O longa tem bastante humor, ação e grandes surpresas, após um bom trabalho do diretor Taika Waititi.

Apesar do produtor executivo e presidente da Marvel Studios, Kevin Feige, ter dito que Thor: Ragnarok teria ligações com Vingadores: Guerra Infinita, já é possível afirmar que é mais um filme solo do que imaginávamos anteriormente. Ainda assim, existem muitas ramificações que devem ecoar no futuro do Universo Cinematográfico da Marvel (UCM).

Então, confira abaixo alguns pontos fundamentais para compreender o significado do final de Thor: Ragnarok.

Atenção: spoilers a respeito do filme abaixo. Se ainda não o assistiu e não quer saber de nenhum detalhe, encerre sua leitura aqui.

10) Asgard foi destruída

Thor Ragnarok-final1

No final do filme, Thor percebe que o Ragnarok precisa acontecer para que Hela seja derrotada, já que ela consegue seus poderes a partir de Asgard. Então, o herói e Loki não tem outra alternativa a não ser colocar a máscara de Surtur na Chama Eterna para revivê-lo. O demônio traz o apocalipse e destrói Asgard e, aparentemente, Hela.

Agora, os asgardianos são um povo nomádico, já que Asgard foi reduzida a detritos espaciais. Mas no fundo, o local não caiu de verdade: Asgard não é um lugar, Asgard é um povo, e continuará viva enquanto sua população sobreviver e manter seus costumes e tradições.

Nos quadrinhos, quando o Ragnarok também destruiu Asgard, Thor reconstruiu o lugar na Terra, o que é bem provável que também aconteça nos próximos filmes, conforme indicado pelo próprio herói.

9) Thor agora é o rei e tem novos poderes

Thor Ragnarok-final2

Após Odin morrer na primeira parte do longa, Thor se torna o Rei de Asgard e no final do filme, enfim se sentou no trono improvisado da nave que carregava seu povo.

Estranhamente, não houve qualquer conversa sobre Thor herdar os poderes de seu pai, e apesar de ser visto segurando à lança Gungnir (que também possui os poderes de Odin), não existe qualquer confirmação de que, agora, ele é poderoso igual ao seu pai.

Mas o filme também confirmou que, no fundo, Thor não precisa do Mjolnir – que foi destruído por Hela – para exibir seus poderes. Ele é capaz de soltar raios e faíscas sem a necessidade de seu martelo. Foi algo bem bacana de se ver, mas podemos esperar que ele irá acabar usando alguma arma em Vingadores: Guerra Infinita.

Veja também:  7 personagens que poderiam aparecer no filme de Breaking Bad

8) O fim de Hela?

Thor Ragnarok-final3

Surtur ressuscitou com seus poderes completos no clímax do filme e Hela é forçada a lutar contra o demônio para evitar a destruição de Asgard (sua fonte de poder). É um duelo de Titãs, que apesar dos esforços da vilã, parece ter sido derrotada por Surtur, antes da destruição completa de Asgard.

Mas ainda assim, fica uma ponta de dúvida se Hela realmente foi morta por Surtur. Ainda não sabemos se a vilã realmente pode ser morta por meios convencionais, por mais que a explosão de um planeta seja, obviamente, algo fatal.

De qualquer forma, não existe qualquer indicativo de que ela pode retornar ao UCM como a Senhora Morte em Vingadores: Guerra Infinita, conforme dito em rumores anteriores.

7) Novos Vingadores?

Thor Ragnarok-final4

Quando Thor decidiu criar os Vingativos, ficou bem claro que poderíamos ter outra equipe dentro do UCM para trabalhar ao lado dos Vingadores e os Guardiões da Galáxia em Guerra Infinita, mesmo após o herói dizer que ainda é parte dos Vingadores, apesar de estar longe do time há algum tempo.

No final de Thor: Ragnarok, a equipe ainda ganha à companhia dos guerreiros Sakaarianos que foram até Asgard resgatar a população do planeta. Isso significa que essa aliança heroica pode também incluir Korg, Miek e outros guerreiros alienígenas que não morreram nas mãos de Hela e seus soldados.

Será que a Valquíria, Korg e Miek (e, quem sabe, até mesmo Loki) podem se tornar novos membros dos Vingadores? Já sabemos que a Valquíria estará presente em Vingadores Guerra Infinita. E vamos ser francos: Korg e Miek até mereceriam um spin-off só deles, por conta do carisma da dupla.

6) Bruce Banner contra o Hulk

Thor Ragnarok-final5

Durante todas as suas aparições no UCM, o maior conflito da vida de Bruce Banner é conseguir manter o Hulk sob o seu controle (apesar de indícios de que ele pode ser transformar quando bem entender). Seu medo – o que o fez parar em Sakaar acidentalmente – foi o que lhe fez fugir, após toda a destruição que causou na África em Vingadores: Era de Ultron.

Thor: Ragnarok continua a abordar esse tema, após mostrar o Hulk totalmente no controle (e como Bruce Banner diz, parece que ele não tem suas mãos no volante). Sim, tudo foi explorado com um toque de humor, mas cria um cenário interessante para ver como que o herói irá lidar com o seu retorno à Terra, onde não é bem vindo, em sua percepção, bem como ele lidará com a possibilidade de sair do controle novamente.

Veja também:  Crítica: Filme nacional, O Doutrinador deve agradar aos fãs de HQs

Com o desenrolar desse tema, é também interessante notar algumas coisas: o Hulk ainda tem sentimentos pela Viúva Negra (que vimos no momento em que a gravação foi exibida no Quinjet), ele ainda precisará lidar com pessoas que o odeiam (o General Ross ainda está ativo no UCM) e o herói continua suscetível a perder o controle.

5) O paradeiro da Joia da Alma continua um mistério

Thor Ragnarok-final6

Apesar de todos os rumores de que a Joia da Alma seria retratada em Thor: Ragnarok – possivelmente como a origem dos poderes de Odin e de Heimdall – seu paradeiro continua um mistério.

Isso significa que agora, só restam duas opções: ou ela aparece em Pantera Negra, o que seria surpreendente, por ser claramente um filme solo separado dos demais; ou em algum momento de Vingadores: Guerra Infinita. Considerando que cada joia já foi responsável por dar poderes e energia para outros objetos, podemos imaginar que ela já deve estar ativa no UCM.

As oportunidades de introduzir a Joia da Alma estão acabando, então a Marvel deve ter algo escondido na manga para poder revelar o objeto para seus fãs.

4) Loki está com o Tesseract

Thor Ragnarok-final7

É impressionante como que Loki parece estar ligado, de alguma forma, com o Tesseract.

Ele já teve a Joia da Mente no seu certo anteriormente, apesar de não saber desse fato. E em Ragnarok, enquanto ia reviver Surtur com as Chamas Eternas, ele viu novamente o Tesseract em Asgard, e, aparentemente, pegou o objeto novamente para ele.

Informações de Vingadores: Guerra Infinita que foram exibidas na feira D23 já confirmaram que ele está com a Joia. Agora, o mistério que precisa ser confirmado são os seus planos e intenções com Thanos.

3) E ele vai, definitivamente, trair Thor de novo

Thor Ragnarok-final8

Já estamos cansados de saber que Loki é trapaceiro, enganador e uma pessoa que está muito longe de ser de confiança.

Em Thor: Ragnarok, Loki se alia a Thor por um bem maior (e, de certa forma, também para se preservar), mas aproveita a oportunidade para trair seu irmão, pensando que isso lhe traria benefícios.

Veja também:  Toy Story 4 tem primeiro teaser trailer oficial divulgado; assista

Para seu azar, Thor já está ciente de sua natureza e consegue interrompê-lo. Mas no final, se aliou a ele novamente, apesar da nova traição, já que ele foi até Asgard ajudar na evacuação da população local.

O que parece inevitável é que Loki voltará a ser um cara ruim, e o fato de que está com sua mãos no Tesseract de novo pode ser um grande indicativo.

2) O Grão-Mestre pode retornar

Thor Ragnarok-final9

No final do Thor: Ragnarok, o hilário Grão-Mestre perdeu seu trono após a rebelião em Sakaar, e tudo indica que restaram apenas ruínas de seu império.

A cena pós-créditos o mostra deixando alguns escombros – junto de suas concubinas – e decidir congratular a vitória dos rebeldes. E também dá parabéns para ele mesmo, já que eles não seriam capazes de se rebelar sem a presença de alguém para se rebelar.

Só que ele não é morto, e mesmo que os selvagens que o encontraram no lixão o recebam de forma agressiva, os líderes da rebelião deixaram Sakaar e eles podem não ter meios de se defender contra o tagarela Grão-Mestre.

Mesmo que não volte a sua posição privilegiada, o Grão-Mestre deve sair dessa vivo e, quem sabe, acabe se reunindo com o Colecionador e os demais membros dos Anciões do Universo no futuro.

1) Thanos e Thor devem se enfrentar

Thor Ragnarok-final10

Por fim, na cena de meio de créditos, enquanto vemos Thor liderando seu povo em uma jornada para encontrar uma nova Asgard, é possível ver a nave sendo obscurecida por outra bem maior, que já podemos afirmar ser Thanos, ou, pelo menos, algum membro da Ordem Negra.

Não parece uma situação muito boa para Thor e os Asgardianos, e mesmo sem uma introdução própria, Thanos não parece o tipo de personagem que parece se importar com as pessoas que estão em seu caminho. Particularmente quando uma delas possui uma Joia do Infinito em suas mãos (e já falhou com ele uma vez).

Tudo indica que esse encontro entre Thanos e Thor é o que deve causar a cena em que ele vaga pelo espaço inconsciente e acaba dando de cara com a nave dos Guardiões da Galáxia. O que significa que algo ruim está por vir.

Fonte: WhatCulture


Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar video no canal!) Clique aqui!

Log in

With social network:

Or with username:

You’ll be automatically logged in 5 seconds.

Esqueceu a senha?

Não tem uma conta? Registre-se

Esqueceu sua senha?

Digite seus dados de conta e nós enviaremos a você um link para recuperar sua senha.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Fechar
de

Processing files…

Voz de Broly fala sobre motivação do vilão em Dragon Ball Super: Broly
HBO confirma quando estreia última temporada de Game of Thrones; veja teaser
WiFi Ralph terá curta aparição de Stan Lee em cena de perseguição
Estrela de Stan Lee na calçada da fama recebe homenagens dos fãs
Estrela de Stan Lee na calçada da fama recebe homenagens dos fãs
Até o Exército americano lamentou a morte de Stan Lee
Elenco da Marvel reage à morte do quadrinista Stan Lee; veja
Concorrentes, DC e Archie Comics publicam homenagens a Stan Lee
Voz de Broly fala sobre motivação do vilão em Dragon Ball Super: Broly
Filme live-action dos Cavaleiros do Zodíaco tem sinopse revelada; confira
Vila da Folha de Naruto será construída em tamanho natural no Japão
Dragon Ball Super: Broly tem novo trailer divulgado; assista
Enem 2018 teve questão de matemática relacionada ao jogo Minecraft
Dona do League of Legends, Riot Games é acusada de assédio sexual
Microsoft disponibiliza PES 2019 gratuitamente para Xbox One
Player Unknown’s Battlegrounds está disponível de graça para Xbox One
The Walking Dead: o que mudou na série após a saída de Rick
As 10 melhores aparições de Stan Lee
7 personagens que poderiam aparecer no filme de Breaking Bad
Gamora, Loki e mais: personagens mortos que devem retornar em Vingadores 4
Novos modelos de iPhone chegam ao Brasil atraindo poucos clientes
Samsung apresenta seu aguardado smartphone com tela dobrável
Apple deve lançar app de streaming para concorrer com Netflix em 2019
Estratégia e câmbio: por que os novos iPhone estão tão caros no Brasil