Você já ouvi falar a respeito do Tribunal Vivo? Ele é um personagem recorrente dentro das histórias publicadas pela Marvel e recentemente, ganhou notoriedade após os roteiristas de Vingadores: Guerra Infinita revelarem que ele, por pouco, não apareceu no filme para julgar as ações de Thanos. Mas afinal, quem é ele, exatamente?
Confira abaixo uma breve explicação a respeito do Tribunal Vivo da Marvel.
Quem é o Tribunal Vivo?
O Tribunal Vivo da Marvel é uma poderosa entidade cósmica humanoide que existe desde que o universo foi criado. Ele tem como função guardar e vigiar todo o Multiverso dos quadrinhos da Marvel. Ele pode interferir caso um universo comece a se tornar mais poderoso que os outros ou se algo começar a afetar o balanço cósmico de alguma forma. Ele também pode agir caso algo afete o equilíbrio entre o bem o mal dentro de um universo específico.
O Tribunal Vivo não possui contrapartes nos universos que fazem parte do Multiverso: ele é único dentro de todas as realidades alternativas da Marvel. Mas se for preciso, ele pode existir simultaneamente em vários planos da realidade.
Caso seja necessário, a entidade também possui o poder de destruir um planeta inabitado para manter o equilíbrio cósmico e místico, além de ter o poder de transformar uma estrela em supernova com um único raio.
Uma característica do Tribunal Vivo que chama bastante a atenção é que ele possui três faces diferentes, e cada uma representa os três lados de sua personalidade (sem falar que sua cabeça não está ligada com o restante de seu corpo). A que fica na frente, que é a que ele costuma usar para falar, representa a justiça; a que está completamente coberta por um pano significa a necessidade; e por fim, a que está parcialmente coberta pelo pano representa a vingança.
Todas as três faces precisam entrar em acordo antes que o tribunal precise intervir em algo.
Algumas histórias em que o Tribunal Vivo apareceu
O Tribunal Vivo apareceu pela primeira vez nos quadrinhos da Marvel em junho de 1967, na edição #167 da HQ Strange Tales, protagonizada pelo Doutor Estranho. Inclusive, o primeiro personagem da Terra-616 que interagiu pela primeira vez com essa entidade foi o próprio Stephen Strange.
O Tribunal Vivo já teve uma interação muito grande com Adam Warlock na época em que o personagem tomou posse da Manopla do Infinito, ao lhe dizer que ele não poderia carregar tamanho poder em suas mãos
O tribunal não deixou que Warlock utilize a manopla. No entanto, também não seguiu as ordens de Eternidade (entidade cósmica que rege a realidade e é a personificação do tempo), que lhe pediu para tomar conta das Gemas do Infinito (nas HQs, elas têm esse nome).
E falando em Adam Warlock, a versão do personagem que vem da Terra-19141 ganhou o título e as mesmas responsabilidades do Tribunal Vivo, substituindo o original, que havia sido morto pelos Beyonders na lua.
Em uma ocasião, o Tribunal Vivo precisou se aliar ao Espectro, sua contraparte do Multiverso dos quadrinhos da DC, para salvarem suas realidades dos Irmãos, as representações físicas de cada um desses universos.
A entidade também possui um pequeno grupo de oficiais, conhecidos pelo nome de Magistrati, para tomar contar de assuntos cósmicos de menor relevância em seu lugar.
Poderes
Por ser tratar de uma entidade cósmica que rege todo o Multiverso dos quadrinhos da Marvel, o Tribunal Vivo é um ser extremamente poderoso. Acredita-se que sua força é bem parecida com a da Manopla do Infinito completa com as Gemas/Joias do Infinito.
Apesar disso, também podemos supor que o Tribunal Vivo não é tão poderoso assim, já que como dito acima, ele chegou a ser morto pelos Beyonders em uma ocasião.
Ele também utiliza o chamado Cajado de Poder Polar como principal equipamento.
Ei Nerd, não deixe de conferir:
Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar vídeo no canal!) Clique aqui!