vingadores ultimato

Uma análise do final de Vingadores: Ultimato e o futuro da Marvel

Vingadores: Ultimato fez sua estreia nos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (25) e já foi muito bem avaliado pelos fãs e crítica por ser um filme empolgante, emocionante e divertido, além concluir um saga construída a partir de mais de 20 filmes lançados pela Marvel. Ainda assim, o filme deixa algumas pontas soltas que indicam que novas aventuras devem aparecer em breve.

Com isso mente, confira tanto uma análise do final de Vingadores: Ultimato quanto o que o filme deixa em aberto para o futuro do Universo Cinematográfico da Marvel (UCM).

ATENÇÃO: spoilers de Vingadores: Ultimato abaixo. Apenas leia caso tenha ido assistir ao filme.

Um final que encerra ciclos e marca despedidas

vingadores ultimato

As especulações se confirmaram: Vingadores: Ultimato realmente conta com viagens no tempo. No caso, a equipe decidiu ir ao passado para coletar as Joias do Infinito antes de Thanos. Com o sucesso da missão (apesar do sacrifício feito pela Viúva Negra para conseguir a Joia da Alma), elas foram colocadas na Manopla do Infinito criada por Tony Stark e Bruce Banner usou o poder delas para reverter o estalo e trazer todas as vítimas de volta à vida.

No entanto, as forças de Thanos, no passado, foram até o futuro e destruíram o QG dos Vingadores. Em uma batalha épica e de grandes proporções, os Vingadores tentaram levar as Joias de volta ao passado, mas foram impedidos por Thanos, que chegou a colocar a manopla em sua mão. No entanto, Tony Stark conseguiu pegar as joias antes e estalou seus dedos, o que resultou na morte do vilão e de suas forças.

Infelizmente, o estalo também resultou na morte do Homem de Ferro. Em uma das cenas mais bonitas do filme, todos os heróis estavam presentes no funeral de Stark para se despedir dele.

E por fim, ainda vimos que o Capitão América, no momento em que foi devolver as Joias do Infinito para o passado, resolveu ficar por lá para viver todos os anos que perdeu de sua vida por ter ficado tanto tempo congelado. E ainda repassou seu escudo para o Falcão, que deve assumir o manto do Capitão América daqui pra frente.

Veja também:  Saiba como foi a participação de Stan Lee em Vingadores: Ultimato

Primeiramente, vamos nos lembrar que o final de Vingadores: Ultimato encerra o ciclo de quatro personagens dentro da franquia: o Homem de Ferro e a Viúva Negra acabaram morrendo para garantir que todos fossem salvos. Ao menos, Natasha Romanoff ainda deve aparecer em seu filme solo, que com certeza, deve se passar na época em que ainda era uma assassina.

Já Steve Rogers decidiu viver os anos que perdeu e agora, é um senhor que não tem mais condições de lutar, o que explica o motivo de ele ter repassado o escudo para o Falcão. Por fim, o Gavião Arqueiro conseguiu se reunir com sua família e deve se aposentar desta vida de herói como tanto queria desde Era de Ultron.

Vingadores: Ultimato também decretou o fim de Thanos dentro da franquia, o grande vilão que orquestrou um plano audacioso que, por um momento, deu certo. Mas agora, também se torna parte do passado do UCM.

Além disso, existem outras questões da franquia que acabaram resolvidas em Vingadores: Ultimato. Tony Stark e Steve Rogers se reencontraram pela primeira vez desde a Guerra Civil dos Vingadores, deixaram suas diferenças de lado e voltaram a trabalhar juntos.

Já os asgardianos, que estavam sem um lar desde a destruição de Asgard em Thor: Ragnarok, conseguiram encontrar uma nova casa na Terra, que ganhou o nome de Nova Asgard. E agora, eles têm a Valquíria como rainha, após Thor repassar a “coroa” para ela.

Esses são dois exemplos que mostram a conclusão de outros ciclos dentro da franquia que ainda precisavam ser concluídos ou precisavam de respostas.

No entanto, por mais que muitas coisas tenha sido concluídas no final de Vingadores: Ultimato, o UCM ainda tem uma vida longa pela frente.

E o futuro?

Sim, quatro personagens da escalação original dos Vingadores encerraram seus ciclos dentro da franquia. Mas ainda existe uma infinidade de outros heróis que ainda estão presentes no UCM e que ainda devem garantir novas aventuras para o futuro.

Primeiramente, dos seis Vingadores originais, dois ainda podem aparecer em novos filmes. Primeiro, vamos citar o Thor. O Deus do Trovão nomeou a Valquíria nova rainha de Asgard e se juntou aos Guardiões da Galáxia. Afinal, o que ele pretende fazer ao lado de seus novos amigos? Isso significa que ele participará de Guardiões da Galáxia Vol.3? Ele ajudará os guardiões a encontrar Gamora, que está desaparecida? Em breve, teremos respostas, mas pode apostar que essa não foi a última vez que vimos o herói.

Já outro integrante original da equipe que ainda está “disponível” é o Hulk. Agora que ele e Bruce Banner se tornaram uma única pessoa, será muito interessante ver como que isso pode se desenrolar nos próximos passos da franquia. Sim, um filme solo é mais complicado por questões burocráticas, mas como a história dos dois se desenrolou nos demais filmes do UCM, isso também não seria um problema.

E nem precisamos falar de outros personagens com enorme potencial, como o Homem-Aranha, Pantera Negra, Doutor Estranho e a Capitã Marvel, que devem estrelar novas aventuras solo na chamada Fase 4 da franquia. Enquanto isso, outros como a Feiticeira Escarlate, Falcão/Capitão América e Bucky Barnes terão sua chance de brilhar no Disney +, o serviço de streaming da empresa que estreia em 2019, com as minisséries que foram anunciadas.

Veja também:  Crítica: emocionante e empolgante, Vingadores: Ultimato é um filme espetacular

Além disso, muitas questões também precisam ser resolvidas. Todos vimos que os mortos pelo estalo perderam cinco anos de suas vidas. Afinal, como que o mundo reagiu a isso, sejam os ressuscitados ou os sobreviventes? Além disso, como podemos explicar o fato de Ned, amigo do Homem-Aranha, ainda estar com a mesma aparência após cinco anos? Sim, ele pode ter sido uma das vítimas do estalo, mas como não temos uma confirmação oficial disso, é uma dúvida que fica na cabeça dos fãs e que pode ser respondida em Homem-Aranha: Longe de Casa.

Por fim, existe outra questão muito importante que também precisará ser respondida no futuro: afinal, quem será o novo líder dos Vingadores, agora que o Homem de Ferro está morto e que o Capitão América está aposentado?

Podemos supor que os heróis que restaram, com certeza, se tornarão os Vingadores, mas é preciso escolher alguém para liderá-los. Podemos dizer que os personagens mais adequados para essa tarefa são a Capitã Marvel, Falcão, Doutor Estranho ou o Pantera Negra.

É outra questão que também precisará ser respondida. Mas de qualquer forma, parece um indício de que sim, podemos ter novos filmes com o nome Vingadores dentro da franquia, seja como “Vingadores 5” ou até mesmo como “Novos Vingadores”, até para reforçar essas mudanças drásticas dentro da equipe.

Sim, tudo o que foi dito acima se trata de especulação. O melhor mesmo é ainda aguardar a Marvel divulgar seus planos para a Fase 4 da franquia, o que deve ocorrer ainda este ano. De qualquer forma, o Universo Cinematográfico da Marvel ainda viverá, e por um bom tempo.

Ei Nerd, não deixe de conferir:


Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar video no canal!) Clique aqui!

Log in

With social network:

Or with username:

You’ll be automatically logged in 5 seconds.

Esqueceu a senha?

Não tem uma conta? Registre-se

Esqueceu sua senha?

Digite seus dados de conta e nós enviaremos a você um link para recuperar sua senha.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Fechar
de

Processing files…

Guardiões da Galáxia Vol. 3 deve terminar a história de Rocket na Marvel
Imagens do último episódio de Game of Thrones são divulgadas; veja
encolhi as crianças
Clássico Querida, Encolhi As Crianças ganhará reboot/continuação
vingadores ultimato
10 teorias de Vingadores: Ultimato que os fãs acertaram
Marvel anuncia que vai cancelar e relançar todas as HQs de X-Men
O Homem de Ferro já usou a Manopla do Infinito nas HQs
Nova: história, poderes e habilidades do herói da Marvel
Multiverso: conheça os universos paralelos da Marvel
Boruto: Naruto Next Generations pode ter retorno de antigo ninja morto
Detetive Pikachu conta com referências a Ash Ketchum
Os easter eggs e referências de Pokémon em Detetive Pikachu
Yu Yu Hakusho ganha adaptação para teatro no Japão
Com James Wan, novo filme de Mortal Kombat começará a ser gravado
cavaleiros do zodíaco
Novo game de Cavaleiros do Zodíaco, Saint Seiya: Galaxy Spirits chega aos celulares
Mundo Pokémon: o que é, sua história e como funciona
Mortal Kombat 11 traz easter egg inusitado de Toy Story; entenda
vingadores ultimato
10 teorias de Vingadores: Ultimato que os fãs acertaram
Game of Thrones: 7 perguntas para o episódio final da série
Vingadores: Ultimato prova quem estava certo na Guerra Civil
Game of Thrones: quem ainda está vivo para o episódio final
WhatsApp sofre ataque hacker e pede que 1,5 bi de usuários atualizem
Supostas imagens do novo iPhone vazam na web e as pessoas estão horrorizadas
Problemas com HBO Go motivam inúmeras reclamações nas redes
Vingadores: Ultimato vence Game of Thrones em menções no Twitter no Brasil