O Universo Expandido de Star Wars É Uma Bosta!

Depois de assistir Star Wars: O Despertar da Força e, posteriormente, ao trailer de Rogue One, eu decidi que queria saber mais sobre esse “Universo Expandido”, o qual a Internet tanto idolatra. Sem surpresas, eu já não sabia do que eu estava falando, uma vez que o Rogue One nem sequer é parte da “UE”, como os nerds o chamam. Isso porque o UE é realmente uma bagunça convoluta de livros e quadrinhos que surgiram no início dos anos 90, quando a cronologia do Star Wars encalhou n’O Retorno do Jedi e qualquer coisa com um sabre de luz era vendido feito crack. E até hoje alguns ainda consideram o Universo Expandido como Idade de Ouro de Star Wars. Quando me dei conta, estava com uma cópia do “Dark Empire” em minhas mãos e lentamente aprendi que o Universo Expandido é praticamente um monte de lixo que realmente não envelheceu bem. Dito isto, ele ainda tem um monte de elementos interessantes que ainda podem ser aproveitados nos novos filmes. Então aqui está uma conversa que tive com meu amigo nerd que me emprestou todos esses livros e quadrinhos… E até mesmo ele ficou surpreso com o quão terrível isso tudo sempre foi.

O Adormecer da Força

star wars dark empire 2

O que que tem demais nesse Dark Empire? Porque eu literalmente cai no sono lendo.

Como mencionei na introdução, no início dos anos 90, Star Wars não parecia absolutamente nada com o que é agora. Os “prequels” ainda estavam quase uma década de distância, os jogos clássicos de PC estavam começando a ser lançados e os brinquedos já não vendiam tanto. Praticamente, o melhor que você poderia esperar era um “Star Wars Weekend” na NBC quando eles mostravam a Trilogia Original na sexta-feira, sábado e domingo à noite. E se você fosse realmente sortudo, tinha um videocassete e pode gravá-los, o que eu fiz. Assim, quando algo como o “Dark Empire” saiu, foi um puta momento pros fãs. Especialmente quando você tinha uma história que prometia Luke Skywalker se voltando pro Lado Negro, enquanto lutava contra um clone do Imperador pelo destino da Princesa Léia – agora, uma jedi.

Sim, mas Dark Empire foi muito, muito ruim.

Pois é, ele não envelheceu bem. Lembro-me de ter cerca de 12 anos em 1992 e viver num deserto de conteúdo de Star Wars. E, honestamente, quando eu estava pronto pra lê-lo novamente pela primeira vez em 20 anos, eu pensei: “Aqui vamos nós. É assim que se faz Star Wars, baby”, e realmente acabei agradecendo a existência d’O Despertar da Força no final.

Lousa em Branco

star wars despertar da força rey finn

Então, por que nenhum dos eventos de Dark Empire foi mencionado n’O Despertar da Força?

Se você esperava ler o Universo Expandido pra se preparar pros novos filmes, você desperdiçou seu tempo. Durante a produção d’O Despertar da Força, a Lucasfilm essencialmente limpou a lousa e removeu livros e HQs como Dark Empire da continuidade oficial. Isso não foi um insulto aos fãs, eu sempre serei o primeiro a dizer que o Universo Expandido sempre foi uma bagunça incompreensível. E foi a escolha inteligente, porque algumas dessas histórias realmente não envelheceram bem e isso liberou os cineastas pra fazerem o que diabos quisessem sem tentar se encaixar nas mais de duas décadas de continuidade incoerente.

Então, por que tem fã que ama tanto o Universo Expandido, se ele nem mesmo conta mais?

Simples: pura nostalgia. Dito isto, há o lado divertido – se você quiser chamar assim – de ver quais os elementos que os cineastas estão aproveitando nos novos filmes. Francamente, eles fazem isso mais pra vender este material dos anos 90 do que pra agradar uma minoria de fã que foi fiel à Saga esse tempo todo – caso contrário, tudo que já foi publicado e encalhou nos sebos apenas iria pro lixo. Em cima disso, é quase impossível evitar tramas semelhantes, como a história do filho de Han e Léia – e, dependendo de como o enredo caminhar pra Rey, possivelmente até mesmo dos filhos de Luke. Porque você tem que fazer alguma coisa com esses personagens. Por isso O Despertar da Força quase inteiramente desfez todos os acontecimentos da Trilogia Original e considerou que foi tudo inútil.

Assunto de Família

star wars despertar da força sabre de luz

Mas o Universo Expandido não dá spoilers sobre os novos filmes de Star Wars? Porque, graças ao Dark Empire, parece que Rey é parente de Kylo Ren.

A resposta é… Mais ou menos. É meio difícil não suspeitar que Kylo Ren e Rey sejam parentes, pois Léia teve gêmeos no Universo Expandido. Especialmente quando seu filho Jacen também foi pro Lado Negro no UE e teve de ser derrotado por sua irmã Jaina. Então, novamente, Luke também teve um filho no Universo Expandido, mas esse era um garoto chamado Ben, que é o verdadeiro nome de Kylo Ren. Isso mostra como descaradamente J.J. Abrams e Disney estão piscando pros fãs hardcore e sussurrando “veja o quanto nós estamos misturando aleatoriamente as coisas, mas ainda copiando tudo? Legal, né?” Então, tudo realmente é uma colcha de retalhos. Como uma anedota pessoal, quando Han Solo se prepara pra enfrentar Kylo n’O Despertar da Força, eu provavelmente teria me mijado se ele tivesse gritado “Jacen!” em vez de “Ben!” Mas eu honestamente acho que foi melhor isso não ter acontecido e que esses filmes estejam indo pra algo diferente.

A Força não é forte neste

star wars dark empire 3

Então, basicamente vasculhar o antigo Universo Expandido é quase inteiramente inútil agora e, provavelmente, vai estragar todo o material novo de Star Wars?

Bastante. Porque depois de ler o Dark Empire – que eu claramente detestei -, não posso recomendar nenhuma dessas histórias antigas e desajeitadas, exceto, talvez, depois que a nova trilogia Star Wars terminar. E somente se você realmente quiser saber como Star Wars costumava ser antes da Disney dar $ 4 bilhões ao George Lucas e deixá-lo tirar um descanso pra que ela pudesse desfazer todo o dano que ele causou com as “prequels” e a má administração desse labirinto enorme de conteúdo. Então, novamente, há um livro onde Han e Léia se casam em um planeta cheio de “monstros Rancor”, então quem sou eu pra privar alguém da alegria de viver isso? Estou brincando! Não leia esse livro, é sério!

Deixe seu voto

0 points
Up Down

Votos totais: 0

Up: 0

Porcentagem de upvotos: 0.000000%

Down: 0

Downvotes percentage: 0.000000%


Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar video no canal!) Clique aqui!

Seja bem vindo ao Ei Nerd.

ou

Login

Esqueceu a senha?

Não tem uma conta? Cadastre-se

Fechar
de

Processando arquivos...

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
gameofthrones2
5 potenciais problemas da sétima temporada de Game of Thrones
shadowofthecolossus2
6 jogos de videogame deste século que se tornaram clássicos cult
capitãmarvelintro2
6 coisas que já sabemos sobre o filme da Capitã Marvel
guardiões2intro2
10 coisas que ainda não sabemos sobre Guardiões da Galáxia Vol. 2
gameofthrones2
5 potenciais problemas da sétima temporada de Game of Thrones
will smith genio aladdin
Will Smith deve interpretar Gênio em novo filme live-action de Aladdin
ggrf 2017
Game & Geek Rio Festival vai promover palestras Épicas!!!
Obi
Ewan McGregor quer participar de um spin-off de Star Wars focado em Obi-Wan Kenobi
America
Marvel revela que o Capitão América foi sempre um vilão
ggrf 2017
Game & Geek Rio Festival vai promover palestras Épicas!!!
thorragnarokintro1.2
3 momentos cruciais de Valquíria no trailer de Thor: Ragnarok
deadpool vampira 00
Deadpool e Vampira se beijam e formam casal em história em quadrinhos
Code Vein
Bandai Namco revela seu novo RPG de vampiros Code Vein
Anime
DMM Pictures revela Anime-Gataris, um novo anime que chega no inverno
Ghoul
Confira o novo teaser do live-action de Tokyo Ghoul
broly super saiyajin feminina
Dragon Ball Super: reveladas novas informações sobre versão feminina de Broly
Code Vein
Bandai Namco revela seu novo RPG de vampiros Code Vein
gamer lol esports
Jogos Asiáticos de 2022 terão competições de eSports
shadowofthecolossus2
6 jogos de videogame deste século que se tornaram clássicos cult
SNES
Rumor afirma que Nintendo deve lançar uma versão Classic do SNES este ano