A atual epidemia no coronavirus, que teve início na China, deixou o mundo preocupado em alerta. Por conta disso, é comum que as pessoas comecem a se interessar pelo assunto, seja por curiosidade ou até mesmo como forme de se prevenir.
Anteriormente, divulgamos aqui no Ei Nerd uma lista de filmes famosos que retratam epidemias. Agora, iremos fazer o mesmo, mas com videogames conhecidos que também abordam o mesmo assunto. Boa parte dos itens retratam a transformação das vítimas em zumbis, mas dois títulos já são mais realistas.
Confira abaixo os videogames mais famosos que abordam epidemias.
Resident Evil
Podemos dizer que Resident Evil, além de ser um dos videogames mais conhecidos da história, foi o primeiro a retratar as consequências de uma epidemia. Na história, a Umbrella Corporation desenvolveu o T-Virus, arma biológica capaz de transformar suas vítimas em zumbis.
Resident Evil 2 e 3 retrataram as terríveis consequências dessa epidemia do T-Virus em Raccoon City, que viu quase todos os seus habitantes se transformarem em zumbis. Sem outra escolha, o governo americano riscou a cidade do mapa com uma bomba e ainda escondeu a verdade do mundo.
Tom Clancy’s The Division
A franquia The Division merece destaque por um motivo: diferente de boa parte dos exemplos da lista, ele retrata uma epidemia que não resultou na criação de zumbis ou coisas do tipo.
No game, o jogador faz parte de um grupo de operações especiais que precisa lidar com o caos causado por uma epidemia do vírus da varíola que fez Manhattan entrar em quarentena. Ao mesmo tempo em que você precisa descobrir as causas do problema, é preciso lidar com a atividade criminosa que surgiu no local.
The Last of Us
Um dos videogames mais aclamados dos últimos anos também aborda esse assunto. The Last of Us também se diferencia dos demais por uma razão: sua epidemia foi causada não por um vírus, mas sim por um fungo do tipo cordyceps.
A história de The Last of Us foi bastante elogiada por retratar a relação entre Joel e Ellie, que de certa forma, viraram pai e filha no decorrer do game. No universo do jogo, além de lidar com os monstros que surgiram por conta da infecção, também é preciso enfrentar os próprios humanos, já que muitos deles se tornaram hostis graças à situação.
Days Gone
O título mais recente da lista é Days Gone, exclusivo do PlayStation 4 que foi lançado em 2019. Sua história também retrata uma epidemia causada por um vírus que transformou muitas pessoas em Freakers, zumbis ferozes que se tornaram uma ameaça constante para os sobreviventes.
Days Gone era muito aguardado pelos fãs e crítica, mas não correspondeu às expectativas e é considerado por muitos uma decepção.
Plague Inc.
O jogo mais realista, criativo e divertido da lista. Afinal, em Plague Inc., você tem a total liberdade de iniciar uma epidemia – ou melhor, pandemia – da maneira que quiser.
Entre os patógenos, você pode escolher vírus, bactérias, fungos, príons, nano-vírus e até mesmo armas biológicas. Depois de fazer sua escolha, basta apenas ver os efeitos na população mundial a partir do paciente zero. Mas é preciso ser rápido, já que cientistas podem criar curas nesse intervalo de tempo.
Inclusive, a epidemia do coronavirus fez a procura por Plague Inc. aumentar consideravelmente.
Bloodborne
Agora, vamos incluir um item fantasioso na lista. Em Bloodborne, o jogador controla um caçador que vai até uma cidade gótica conhecida por seus avanços em medicina.
No entanto, ao chegar ao local, o jogador descobre que uma praga fez boa parte dos habitantes dessa cidade se transformarem em monstros. Sem outra escolha, é preciso enfrentá-los para conseguir fugir desse pesadelo. Bloodborne foi bastante elogiado pelos fãs e críticas.
DayZ
DayZ foi criado originalmente como um mod do game ARMA 2, mas se tornou tão famoso e popular que ganhou uma sequência própria pouco tempo mais tarde.
Neste game, o jogador precisa se manter vivo e saudável em meio a uma epidemia zumbi que afetou um país fictício da antiga União Soviética. Além de combater as criaturas, é preciso coletar roupas, água, comida e outros itens básicos de sobrevivência.
Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar vídeo no canal!) Clique aqui!