Vingadores: os reais custos de Thanos para ter as Joias do Infinito

Atenção: spoilers de Vingadores: Guerra Infinita abaixo.

Vingadores: Guerra Infinita já tinha seu enredo bem claro desde que foi anunciado: retrataria a jornada em Thanos em coletar as Joias do Infinito. Mas também mostrou diversos sacrifícios, conforme prometido pelos produtores e roteiristas. Loki e Heimdall morreram nos primeiros minutos do filme, Gamora foi sacrificada por Thanos e Visão também foi dessa para melhor. Isso sem contar o que aconteceu após o vilão estalar seus dedos.

Sim, os Vingadores sofreram grandes perdas. Mas no fundo, Thanos, apesar de ter se saído vencedor dessa vez, teve de fazer enormes sacrifícios que vão muito além da morte de Gamora para coletar as joias. Entenda mais sobre a teoria formulada pelo site Screen Rant abaixo.

Qual foi o verdadeiro custo das Joias do Infinito?

O roteirista Stephen McFeely revelou no set de filmagens de Vingadores: Guerra Infinita que existe um custo para adquirir cada Joia do Infinito. E de fato, essa foi uma sensação que foi vista no filme: sem algum senso de pagamento, nada de joia. E levando em conta que se trata de um filme dos Vingadores, essa ideia se aplica aos nossos heróis.

Xandar foi destruída para a Joia do Poder, Loki foi morto para a Joia do Espaço, O Colecionador para a Joia da Realidade, Gamora para a Joia da Alma e Visão para a Joia da Mente. A única aberta a certas interpretações é a Joia do Tempo, que discutiremos mais pra frente. O que queremos dizer aqui é que os personagens não estavam devidamente preparados para isso e tiveram de pegar um alto preço.

Veja também:  Elenco original de Vingadores faz tatuagem com símbolo do grupo

Lendo dessa forma, parece que o único impacto negativo para Thanos foi o sacrifício que fez com Gamora, sua filha adotiva que tanto amava, enquanto que os demais foram feitos em seu benefício. Mas será mesmo?

No seu diálogo de abertura em Guerra Infinita, Thanos é apresentado como um ser com pura convicção, movido pela devoção de alcançar um objetivo no qual está disposto a fazer de tudo para alcançá-lo. E é o que ele faz: quando visita Gamora no Mundo das Almas, ela lhe pergunta o que a vitória lhe custou, e ele apenas responde “tudo”. Assim, o filme deixa claro que ele fez grandes sacrifícios em sua jornada, com sua eventual paz marcando a cena final do longa. Sim, os Vingadores pagam alguns preços por sua derrota, mas Thanos também parece sentir os efeitos de suas ações.

Os sacrifícios de Thanos por cada Joia do Infinito

Cada Joia do Infinito representa uma diferente forma de poder cósmico. E Thanos teve de abrir mão de certas coisas para conseguí-las.

A Joia do Poder foi levada de Xandar por Thanos uma semana antes dos eventos de Vingadores; Guerra Infinita. Esse era parte de seu objetivo em Guardiões da Galáxia, após prometer a Ronan, o Acusador que destruiria o planeta uma vez que estivesse em posse da joia. Mas no final das contas, precisou dizimar um local que tinha apenas apenas a intenção de utilizar como moeda de troca para alcançar esse objetivo.

A Joia do Espaço foi conquistada com a morte de Loki, o que pode ter algumas consequências. Loki foi o emissário de Thanos no primeiro filme dos Vingadores, o que pode mostrar que ele também não sabe escolher muito bem seus aliados (vide o próprio Ronan, que o traiu após pegar a Joia do Poder). E é uma prova de que ele realmente esteve só em sua jornada, mesmo com a ajuda da Ordem Negra, que também partiu dessa para melhor.

Não sabemos exatamente o custo da Joia da Realidade, pois não vimos o momento em que Thanos a pegou, mas existem algumas opções. Ele provavelmente matou o Colecionador, um ato que fez outro ser antigo dos filmes da Marvel desaparecer. Mas a sequência também o fez descobrir os verdadeiros sentimentos que Gamora tinha por ele.

A Joia da Alma já fala por ela mesma: uma alma por outra alma. Foi o grande sacrifício que Thanos teve fazer durante o filme. Ele admitiu o amor que sente por Gamora e a sacrificou para conseguir aquela que é considerada a mais poderosa das joias.

Veja também:  Seria a Feiticeira Escarlate a mais forte dos Vingadores?

A Joia do Tempo tem um significado mais difícil de ser analisado e está mais aberta a interpretações. Thanos abriu mão de matar Tony Stark e de ter uma vitória pessoal, dois possíveis sacrifícios, mas ainda existe outra coisa que pode ser citada. O Doutor Estranho lhe deu a joia ao invés de pegá-la. E no fundo, isso pode significar sua derrota (falaremos mais sobre isso no final).

Por fim, a Joia da Mente fez Thanos abrir mão da coisa mais importante de sua vida: seu grande propósito. Sua existência foi voltada para o seu desejo de matar metade do universo. Ele conseguiu isso e viverá em paz, mas agora, sem ter um grande propósito a seguir. Sim, ele se saiu vitorioso, mas foi o passo final de sua jornada, o que o deixará sem um grande objetivo pela frente.

Tudo aqui é aberto a interpretação, afinal de contas, se trata apenas de uma teoria. Mas no fundo, uma coisa fica clara: em cada vez que pegou uma Joia do Infinito, Thanos se tornou mais poderoso, mas abriu mão de algo pessoal. Se você gosta da saga Harry Potter, é algo semelhante com o que aconteceu com Voldemort e suas Horcruxes: ele separou sua alma em partes para conseguir a imortalidade, enquanto que Thanos abriu mão de certas coisas para conseguir seu desejado balanço para o universo. E podemos esperar que o vilão sofra uma derrota semelhante com a de Voldemort.

Vingadores: Guerra Infinita retrata os custos de uma vitória

Vingadores: Guerra Infinita é o segundo filme da Disney em menos de um ano a retratar falhas. O primeiro foi Star Wars: Os Últimos Jedi, que mostrou ao público que é preciso lidar e aprender com erros do passado. Mas no caso de Guerra Infinita, o principal ponto são os custos de tentar alcançar o sucesso. Os Vingadores discutiram aquilo que acreditavam ser necessário para a vitória, mas no final das contas, falharam, justamente por não estarem dispostos a fazer sacrifícios iguais aos que Thanos fez.

Visão tinha a Joia da Mente, mas o Capitão América não queria que ele morresse, e quando a Feiticeira Escarlate teve de matar seu amado, Thanos estava quase botando as mãos na joia. O Doutor Estranho deixa claro que abrirá mão das vidas de Tony Stark e Peter Parker para proteger a Joia do Tempo, mas acabou a cedendo para salvar a vida do bilionário (apesar de ter feito isso com outro propósito, que já discutiremos). O Senhor das Estrelas demorou a apertar o gatilho para matar Gamora e ainda se deixou tomar conta da raiva, estragando o próprio plano que formulou. E Thor era o único que tinha uma arma capaz de matar Thanos, mas não fez isso apenas por conta da soberba que teve no momento.

No filme, os heróis percebem o que deve ser feito tarde demais, sempre deixando Thanos um passo a frente deles. Eles não parecem prontos para encarar os custos da vitória. E o vilão vence por que ele já sabe o que precisa fazer. Tanto que abriu mão de muitas coisas para garantir a realização de seu desejo.

E como que os sacrifícios de Thanos podem causar sua derrota?

Se considerarmos que essa foi apenas a primeira parte da história, muita coisa coisa ainda vai acontecer. Se trata de um filme de super-heróis, então, os Vingadores conseguirão encontrar uma forma de vencer. Guerra Infinita mostrou um cenário no qual a vitória possui um grande custo, mas Vingadores 4 deve mudar isso e mostrar as consequências dos sacrifícios de Thanos.

Nos quadrinhos, um fator chave da personalidade do vilão é sua tendência em pavimentar um caminho para a própria derrota. Thanos não se sente digno de seus poderes e, de forma subconsciente, acaba falhando. Nas HQs, isso ocorre por conta do amor não correspondido da Senhora Morte. Mas para os filmes, a ideia é bem diferente: Thanos fez um esforço enorme e conseguiu vencer, e perdeu não apenas o seu propósito, mas também o desejo que o levou a isso. E quando tiver de enfrentar os Vingadores de novo, ele pode estar em um estado de pouquíssima ambição e motivação.

Veja também:  Anitta fala mal de Vingadores: Guerra Infinita, dá spoiler e a web não gostou nada disso

Por fim, o que pode deixar tudo com um ar de ironia é o plano do Doutor Estranho. Ele abriu mão da Joia do Tempo e deixou tudo nas mãos dos Vingadores, mas não fez isso por perceber que todos sairiam derrotados. Com certeza, tentou fazer a única chance de vitória dos Vingadores se concretizar. Strange notou que a maneira de parar Thanos era justamente fazer um enorme sacrifício – abrir mão de sua vida e de metade do universo. Certamente, era a única forma de garantir a vitória de nossos heróis.

Assim como em Star Wars: Os Últimos Jedi, Vingadores: Guerra Infinita viu nossos heróis saírem derrotados por conta de suas falhas e não notarem que precisavam realizar alguns sacrifícios, mas ainda existe uma ponta de esperança. A vitória ainda pode ser alcançada.

Fonte: Screen Rant

Deixe seu voto

10 points
Up Down

Votos totais: 12

Up: 11

Porcentagem de upvotos: 91.666667%

Down: 1

Downvotes percentage: 8.333333%


Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar video no canal!) Clique aqui!

Seja bem vindo ao Ei Nerd.

ou

Esqueceu a senha?

Não tem uma conta? Cadastre-se

Forgot your password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Fechar
de

Processando arquivos...

10 atores que podem permanecer nos filmes da Marvel após Vingadores 4
10 atores que podem deixar os filmes da Marvel após Vingadores 4
Como Vingadores 4 pode resolver as visões abordadas em Era de Ultron
Bowser, Nemesis e mais : os 15 chefões mais influentes dos videogames
Comercial de A Freira é banido do YouTube após reclamações de sustos
Reunião da Disney define que diretor James Gunn não será recontratado
10 atores que podem permanecer nos filmes da Marvel após Vingadores 4
Slender Man: público sai correndo após pegadinha no cinema dar errado
Turma da Mônica terá histórias com Batman, Superman e heróis da DC Comics
Sim, o Deadpool também é um grande fã de Dragon Ball
a morte do superman
Animação A Morte do Superman é lançada diretamente nas plataformas digitais
No Preview
Ziraldo e Mauricio de Sousa lançam crossover de Mônica e Menino Maluquinho
Nova transformação de Vegeta é exclusiva do anime de Dragon Ball Super
Dragon Ball Super: Broly vai estabelecer mudanças no passado do anime
Entenda como Boruto superou seu pai na técnica do Rasengan
Divulgação de Dragon Ball Super: Broly tem estátua animada de Freeza
Game Spider-Man para PlayStation 4 ganha novo trailer; assista
Com Tom Holland, produção de filme de Uncharted pode começar em breve
Bowser, Nemesis e mais : os 15 chefões mais influentes dos videogames
Red Dead Redemption 2 ganha primeiro vídeo de gameplay; assista