Vingadores, relacionamentos e mais: a história da Vespa nos quadrinhos

Homem-Formiga e a Vespa faz sua estreia nos cinemas nesta quinta-feira (5), e como já sabemos há tempos, Hope van Dyne se vestirá pela primeira vez como a Vespa e se tornará parceira de Scott Lang na sequência. Mas você sabia que nos quadrinhos, ela já foi líder dos Vingadores? E que ela se casou e se divorciou de Hank Pym?

Quer conhecer mais alguns detalhes da heroína? Confira sua história nos quadrinhos abaixo.

A origem da Vespa nos quadrinhos

A Vespa foi criada por Stan Lee, Jack Kirby  e Ernie Hart, e fez sua estreia nos quadrinhos na edição #44 de Tales to Astonish, em 1963. A primeira versão da heroína foi encarnada por Janet van Dyne (que aparecerá em Homem-Formiga e a Vespa, onde será interpretada por Michelle Pfeiffer), filha do cientista Vernon van Dyne, que acabou sendo morto por um monstro criado por seus experimentos.

Decidia a vingar a morte de seu pai, ela procurou a ajuda de Hank Pym, colega de trabalho de Vernon. E da mesma forma que o Homem-Formiga, passou por um procedimento que a permitia diminuir de tamanho , além de ter desenvolvido asas.

Veja também:  Homem-Formiga e a Vespa chega com personagens femininas fundamentais

Após ela e o Homem-Formiga conseguirem derrotar esse monstro e vingar seu pai, ela acabou se tornando parceira do herói e chegou a se apaixonar por ele, além de terem estrelado diversas edições de Tales to Astonish.

A capa do quadrinho de estreia da Vespa

“Criadora” dos Vingadores

Apenas um ano depois de sua estreia, Janet van Dyne apareceu na primeira edição de Os Vingadores. Por consequência, ela é considerada uma das fundadoras da famosa equipe da Marvel.

O mais curioso nesta história é que foi Janet a responsável, meio que sem querer, por escolher o nome de Vingadores para a equipe. Thor foi o primeiro a gostar da sugestão, que foi aceita pelos demais personagens.

Outro ponto curioso de sua história na equipe é que ela já chegou a ser eleita a líder dos Vingadores e permaneceu no cargo por muito tempo. Ela é a segunda personagem que mais ocupou o posto, atrás apenas do Capitão América. A Vespa também foi a responsável por aumentar o número de heroínas no time, ao recrutar a Mulher-Hulk e a Capitã Marvel (que era encarnada por Monica Rambeau).

Relacionamento complicado

Como dito anteriormente, Janet acabou se apaixonando por Hank Pym e os dois engataram um relacionamento. Mas ele passou por alguns momentos turbulentos após o cientista mostrar sinais de que passava por alguns problemas psiquiátricos. Por conta disso, ele adotou a identidade do Jaqueta Amarela e fez os Vingadores acreditarem que ele tinha derrotado o Golias e matado Han Pym.

Ainda assim, o relacionamento entre os dois deu um passo adiante após se casarem em duas edições dos quadrinhos dos Vingadores, mesmo com Janet sabendo que Hank havia se tornado o Jaqueta Amarela.

Na década de 80, o casamento terminou da pior forma possível, após Hank abusar fisicamente de Janet, que pediu o divórcio e fez os dois deixarem os Vingadores. A Vespa ainda conseguiu retornar para a equipe algum tempo depois, ocasião em que foi eleita líder pela primeira vez.

Já Hank Pym viu sua reputação ficar manchada e jamais se recuperou por completo desse incidente de sua vida particular.

Quase morte na Invasão Secreta

Outro ponto muito importante da história da Vespa nos quadrinhos aconteceu em 2008, durante os eventos de Invasão Secreta. Um Skrull que se disfarçou como Hank Pym acabou transformando Janet em uma espécie de bomba. Sem muita escolha, Thor é forçado a usar o Mjolnir para desintegrar a heroína.

Posteriormente, os heróis descobriram que Janet não morreu: ela estava presa dentro do Microverso (o Reino Quântico dos filmes). Ela conseguiu enviar um pedido de ajuda e Hank (o verdadeiro), Capitão América, Thor e o Homem de Ferro vão ao seu resgate. Eles a ajudam a derrotar o Lorde Gouzar e retornaram para o mundo real.

Poderes e habilidades

Janet van Dyne possui os mesmos poderes do Homem-Formiga, Gigante e o Golias. Desta forma, ela consegue diminuir ou aumentar seu tamanho graças às Partículas Pym. E independente de estar minúscula ou gigante, sua força chega a níveis sobre-humanos em cada um desses estados.

Quando se encontra no estado minúsculo, a Vespa, como já sabemos, possui um par de asas que lhe permitem voar a grandes velocidades. Ela também é capaz de disparar ferrões de suas mãos (justificando seu nome). E raramente, utiliza um par de antenas para se comunicar com insetos, da mesma forma que o Homem-Formiga.

E quem já assumiu o manto da Vespa?

Como aconteceu em outros quadrinhos, Janet van Dyne não foi a única personagem a assumir o manto da Vespa.

Primeiramente, é importante ressaltar que Hope van Dyne, que interpretará a heroína em Homem-Formiga e a Vespa, foi criada apenas para os filmes e não existe nos quadrinhos.

Veja também:  Quem é Golias, possível novo herói de Homem-Formiga e a Vespa

Nas HQs, a outra pessoa a assumir o manto da Vespa foi Nadia van Dyne, que apesar do sobrenome, é filha de Hank Pym com outra mulher, que foi raptada e supostamente morta por agentes secretos. Nadia foi criada no mesmo programa que transformou a Viúva Negra em assassina, mas como herdou a inteligência do pai, foi capaz de recriar as Partículas Pym e fugiu do local.

Ela também conseguiu criar um traje da Vespa para si mesma, e além de assumir o manto da heroína, também escolheu utilizar o sobrenome de Janet, que a ajudou depois de sua fuga.

No momento, é ela quem estrela a HQ do Homem-Formiga e a Vespa, ao lado de Scott Lang.

Fora dos quadrinhos

Por ser uma das fundadoras dos Vingadores nos quadrinhos, a Vespa já apareceu em diversas séries animadas da equipe. Na mais recente delas, Os Vingadores: Os Super-Heróis mais Poderosos da Terra, ela foi uma integrante recorrente e importante do time nas duas temporadas do show.

Ela também apareceu em filmes animados, como Ultimate Avengers e sua sequência, bem como em alguns games, como Marvel: Avengers Alliance e Disney Infinity 2.0.

Fontes: Star 2 e IGN

Ei Nerd, não deixe de conferir:

Deixe seu voto

9 points
Up Down

Votos totais: 15

Up: 12

Porcentagem de upvotos: 80.000000%

Down: 3

Downvotes percentage: 20.000000%


Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar video no canal!) Clique aqui!

Seja bem vindo ao Ei Nerd.

ou

Esqueceu a senha?

Não tem uma conta? Cadastre-se

Forgot your password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Fechar
de

Processando arquivos...

Menino do circo, Batman e mais: os destaques do 1º trailer da série Titãs
Edward Norton x Marvel: por que o ator não continuou no papel do Hulk
Homem-Aranha: Longe de Casa pode introduzir o Camaleão; entenda
Dragon Ball Heroes: o ki maligno de Cumber e a aparição de Cooler
Menino do circo, Batman e mais: os destaques do 1º trailer da série Titãs
Jason Momoa quase interpretou um vilão em Vingadores: Guerra Infinita
Novo trailer da 11ª temporada de Doctor Who é divulgado; assista
Vem, X-Men no MCU! Comcast desiste de comprar Fox e Disney é única interessada
Turma da Mônica vai ganhar crossover com o Menino Maluquinho
Por que J. Jonah Jameson odeia tanto o Homem-Aranha?
Livro revela a anatomia dos heróis e vilões da DC Comics
Marvel, DC e quadrinistas lamentam a morte de Steve Ditko
Artes conceituais de Dragon Ball Super: Broly mostram visual do vilão
Dragon Ball Heroes ganhará 3° episódio, mas só em setembro; veja sinopse
Dragon Ball Heroes: o ki maligno de Cumber e a aparição de Cooler
Novo episódio de Dragon Ball Heroes mostra poder do Saiyajin maligno Cumber
Neymar vira personagem que só cai no GTA V; veja vídeo
Dragon Ball FighterZ terá Goku e Vegeta clássicos como lutadores extras
League of Legends lança ícones de youtubers famosos e jogadores se revoltam
Quem é Shedinja, o misterioso Pokémon que é quase invencível