What If…? é uma das séries anunciadas pela Marvel para o serviço de streaming Disney+ e deve fazer sua estreia no meio de 2021. A animação irá se inspirar nos quadrinhos de mesmo nome da editora e abordar histórias loucas que não serão parte da continuidade oficial do Universo Cinematográfico Marvel (UCM).
Seus episódios devem abordar cada um dos filmes que fizeram parte da chamada Saga do Infinito da franquia e explorar alguns cenários hipotéticos, como algumas imagens divulgadas até o momento já deixaram claro.
Abaixo, vamos abordar tanto as histórias que já foram reveladas quanto algumas possibilidades bem loucas que a Marvel poderia explorar em What If…?
As histórias que devem ser abordadas
Se você acompanha as notícias do UCM, não é novidade nenhuma pra você que uma das histórias que serão abordadas na série animada envolve Peggy Carter recebendo o Soro do Super Soldado no lugar de Steve Rogers. Assim, ela se tornará uma versão alternativa do Capitão América e a agente será uma espécie de Capitã Britânia, por conta do seu escudo e uniforme.
Ela também deve ter o apoio de Steve Rogers, em sua forma franzina, já que ele não recebeu o Soro do Super Soldado. Além disso, as artes revelaram Howard Stark, pai de Tony Stark, com sua versão da armadura do Homem de Ferro. Como ele foi visto voando em meio à aeronaves da Segunda Guerra Mundial, já podemos supor que ele será um aliado de Peggy Carter.
E falando no Capitão América, uma arte o mostrou em sua versão zumbi, enfrentando Bucky Barnes. Pelo visto, a Marvel não quis se esquecer dessas versões alternativas dos seus heróis na série. Só nos resta saber como que Steve Rogers se tornou um morto-vivo.
Outra arte retratou algo bem louco: T’Challa, o Pantera Negra, como o Senhor das Estrelas. Pelo visto, o monarca de Wakanda se tornará líder dos Guardiões da Galáxia em um dos episódios de What If…?. Podemos supor que ele foi abduzido por Yondu no lugar de Peter Quill quando criança.
Algumas possibilidades de história
Agora, vamos realmente entrar no espírito e brincar com algumas possibilidades loucas e interessantes para What If…?.
Loki erguendo o Mjolnir no lugar do Thor
Todos estamos cansados de saber que Thor, por muito tempo, foi o único digno de erguer o Mjolnir, até descobrirmos que o Capitão América também era capaz de fazer isso em Vingadores: Ultimato.
No entanto, já imaginou como seria muito doido se Loki, o irmão do Thor que já deu muita dor de cabeça para ele e os demais heróis, conseguisse erguer o famoso martelo em seu lugar? Como já existe esse precedente nos quadrinhos, What If…? também poderia brincar com essa possibilidade, que seria bem louca e inusitada. Loki, com certeza, faria grandes estragos com o Mjolnir.
O Capitão América não ficou 70 anos congelado
O Capitão América passou 70 anos de sua vida congelado até ser “acordado” para se juntar aos Vingadores, já nos tempos atuais. No entanto, o que teria acontecido se Steve não tivesse passado por isso?
Sim, ele não poderia ter se juntado aos Vingadores no futuro, mas como os Estados Unidos tinham o soldado perfeito em mãos, a Segunda Guerra Mundial poderia ter terminado mais cedo. Além disso, Steve Rogers também poderia ter impedido que a Hydra tomasse conta da S.H.I.E.L.D. muito mais cedo. Essa é outra ideia interessante para What If…?
A morte de Nick Fury
Para esse item, vamos deixar de lado a possibilidade de Nick Fury ter sido o Skrull Talos, algo que uma das cenas pós-créditos de Homem-Aranha: Longe de Casa deixou em aberto.
Sabemos que em Capitão América: O Soldado Invernal, Fury sofreu uma tentativa de assassinato e precisou fingir sua morte para não chamar a atenção dos agentes da S.H.I.E.L.D. que eram leais à Hydra. Mas o que teria acontecido se ele realmente tivesse sido morto?
Como foi ele o responsável por formar os Vingadores, a equipe poderia ter ficado fragilizada. Além disso, o Capitão América perderia um grande aliado para derrotar a Hydra de uma vez por todas e sua tarefa teria ficado um pouco mais complicada.
O Hulk se tornou incontrolável
No decorrer do UCM, vimos que Bruce Banner e Hulk tiveram seus desentendimentos. Pouco antes dessa questão ficar mais clara para o público, vimos que era preciso usar a Viúva Negra para acalmar o Gigante Esmeralda e fazê-lo voltar a ser o cientista que conhecemos.
Mas o que teria acontecido se o herói realmente se tornasse imparável, algo que quase aconteceu? Quais seriam os vários problemas que ele poderia causar? E os Vingadores seriam capazes de parar o amigo? A única opção seria matá-lo? Eis outra ideia que muita gente gostaria de ver dentro da série.
Os Vingadores não se dividiram
Eis uma possibilidade que muitos fãs sempre imaginaram: o que teria acontecido se os Vingadores não tivessem se dividido?
Todos vimos que Zemo conseguiu rachar a equipe como tanto queria em Capitão América: Guerra Civil. Por conta disso, ela ficou fragilizada e os heróis não conseguiram derrotar Thanos em Vingadores: Guerra Infinita.
Com certeza, a história teria sido muito diferente se todos estivessem juntos para enfrentar o grande vilão da franquia. Será que ele ainda teria sido capaz de coletar todas as Joias do Infinito e estalado os dedos? Ou os Vingadores teriam encontrado uma forma de derrotá-lo, sem que isso custasse a vida de metade dos habitantes de todo o universo?
E se as vítimas do estalo fossem aqueles que, originalmente, sobreviveram?
Eis outra ideia bem diferente e inusitada que poderia ser explorada: e se os heróis que foram mortos pelo estado tivessem sobrevivido e aqueles que sobreviveram tivessem se tornado poeira?
Será que a Feiticeira Escarlate, Pantera Negra, Homem-Aranha, Doutor Estranho e as outras vítimas do estalo conseguiriam bolar um plano para vencer Thanos e ressuscitar os mortos novamente? Sem a presença de Tony Stark, com certeza, seria muito, mas muito difícil.
Essas são apenas algumas ideias de história que poderiam ser abordadas em What If…?. Mas, claro, várias outras já devem ter sido planejadas por seus responsáveis. Em breve, vamos ver quais serão.